Página Inicial / Notícias / 4º Dia da Assembleia Geral da CNBB

4º Dia da Assembleia Geral da CNBB

4º Dia da Assembleia Geral da CNBB em Aparecida (São Paulo). A Assembleia tem por finalidade a vivência colegial dos bispos do Brasil, sendo sinal de comunhão, unidade e vida fraterna, assembleia também,analisa e discute temas importantes para o Brasil.

O quarto dia de atividades da 54ª Assembleia Geral da CNBB,deu-se inicio com a Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida (SP) e encerrou com a caminhada até a Porta Santa do Santuário de Aparecida;.
Confira algumas fotos da Assembleia  clique aqui

Santa Missa na parte da Manhã:

As leituras do dia, Atos dos Apóstolos e o Evangelho de São João capítulo 6, versículo 16, inspiraram a reflexão durante a homilia proclamada por dom Mauro Aparecido (Regional Sul 2). O evangelista retrata a passagem de Jesus que anda sobre as águas, ao encontrar com os discípulos que iam para Cafarnaum.
“Andar sobre as águas significa que Jesus vence qualquer escuridão e dificuldade. Ele mostra aos discípulos que não é possível caminhar sem a presença do Pai em nossas vidas. Os discípulos sabiam do perigo, porém venceram o medo”, afirmou dom Mauro.
Na reflexão, o bispo disse que “sem Jesus a barca não vai para frente. Por mais capacitados que sejam, sem Jesus, nada podemos fazer. Quando convidam Jesus para subir, a barca chega ao destino”.
Diante das dificuldades que passam as famílias e a sociedade brasileira, dom Mauro lembrou a necessidade de caminhar ao lado de Jesus. “Quem caminha com Ele não fica à margem, não fica no meio do caminho. Apesar da tempestade do dia a dia, vamos chegar ao nosso destino, pois Jesus está com ele”.

Vencer as provações
A passagem de Atos dos Apóstolos, capítulo 6, apresenta episódio em que fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. A partir deste exemplo bíblico, dom Mauro lembrou as situações de dificuldades vividas pelas igrejas e comunidades católicas do Brasil.
“Os problemas que surgem em nossas comunidades devem ser resolvidos com sabedoria. Todos nós somos chamados a resolver os problemas do dia a dia. Não podemos deixar para trás e sim agir com coração, sem medo”, falou. Para o  arcebispo, quando a Igreja caminha com Jesus, não há motivo para temer: “Irmãos e irmãs, não vamos ficar sangrando o tempo todo. Não podemos viver de ilusões, mas com o pé na realidade”.
Ainda na homilia, dom Mauro agradeceu a presidência da CNBB pela oportunidade dos  bispos do regional Sul 2 celebrarem na 54ª Assembleia Geral da CNBB. Este ano diversas dioceses do Paraná comemoram jubileu, entre elas, a diocese de Jacarezinho que completa 90 anos de criação.
Ao final, o arcebispo rezou com a comunidade presente no Santuário Nacional: “Dai-nos a sabedoria dos doze que escutam e sabem envolver as comunidades nas soluções dos problemas. Dá-nos a criatividade suficiente para enfrentar as dificuldades. Que jamais esqueçamos que Tu estás entre nós!

Alguns temas que estão sendo discutidos  na Assembleia da CNBB:
A Missão da Igreja na Amazônia;Liturgia na Vida da Igreja,Nova Exortação Apostólica pós-sinodal “Amoris Leatitia” (Alegria do Amor) do Papa Francisco,Projeto Pensando o Brasil – Repúdio a Corrupção no Brasil;Romaria Nacional da Juventude (9 e 10 de abril no Santuário Nacional Rota 300 – Preocupação com o ateísmo no mundo juvenil); “Sem Jesus a barca não vai para frente”, reflete dom Mauro em missa com bispos do Sul 2

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …