Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 4º Domingo da Páscoa

Liturgia 4º Domingo da Páscoa

LITURGIA – 4º DOMINGO DE PÁSCOA. 17/Abril/2016
“Esses são os que vieram da grande tribulação!”
1.Acolhida.
Jesus é o Bom Pastor que todos os domingos nos alimenta com sua Palavra e sua Eucaristia. A vida neste mundo, normalmente, é tempo de grande tribulação que precisamos enfrentar para chegar à “Festa do Cordeiro”.
Todos os domingos, Jesus nos convida à sua mesa para a “Festa da Palavra e da Eucaristia”. O caminho é longo e difícil; precisamos de alimento sólido para agüentar até o fim do dia.
Os Apóstolos, Paulo e Barnabé, encontram resistências junto aos judeus, mas os pagãos os acolheram com júbilo, pois, a salvação era destinada também para eles!

Palavra de Deus.
At 13,14.43-52 – Paulo e Barnabé – Missionários de Jesus – anunciaram a Palavra de Deus, mas nem todos a aceitaram. Os judeus, invejosos, conseguiram expulsá-los, mas os pagãos se alegraram com o anúncio da salvação: “Todos os que eram destinados à vida eterna abraçaram a fé!”.

Ap 7,9.14-17 – No Apocalipse encontramos descrita uma solene liturgia, participada por uma multidão de povos de todas as nações, trajando vestes brancas purificadas pelo Sangue do Cordeiro. Nosso destino é a vida eterna, na Festa do Cordeiro, onde não haverá mais fome ou sede e nem qualquer outra espécie de sofrimento.

Jo 10,27-30 – Jesus é o Bom Pastor, aquele que dá a própria vida em favor de suas ovelhas! Nós não entendemos muito a respeito de amor. Nós mais exploramos que amamos nossos amigos! Jesus ama entregando a própria vida em favor das ovelhas que o Pai lhe deu!

3.Reflexão.
O Bom Pastor conduz pelos caminhos da vida os discípulos que acreditam em sua Palavra e se alimentam com sua Eucaristia. Ele os conduz até a vida eterna, atravessando os sofrimentos da grande tribulação! João descreve uma solene liturgia celestial, acolhendo uma incontável multidão, proveniente de todas as nações. Multidão de perseguidos, mas agora, vencedores e adoradores do Cordeiro ressuscitado.

A Igreja de Jesus continua sendo perseguida ainda hoje e em muitos lugares: Os cristãos são crucificados, recordando o seu Fundador! A violência os destrói fisicamente, mas o Senhor Jesus os acolhe na eternidade feliz! Este é o segredo dos cristãos, mártires (testemunhas) modernos de Jesus Cristo. Ele continua conduzindo seus verdadeiros discípulos, através da “tribulação” até a vida e glória eterna!

Não precisamos pensar na tribulação dos cristãos no meio do mundo muçulmano! Os verdadeiros cristãos são perseguidos no próprio “mundo cristão”! Cristãos que sofrem por serem honestos e verdadeiros em sua profissão ou em sua própria família! Jesus rezou ao Pai em favor de seus discípulos: “Não te peço o Pai que os tires do mundo, mas que os preserves do mal”. O cristão vive nomeio de um mundo maligno, mas o Bom Pastor o preserva do mal e o conduz à salvação.

Põe tua confiança no Senhor, porque Ele cuida de ti. E Jesus garante: “Eu dou-lhes a vida eterna e elas (ovelhas) jamais se perderão. E ninguém vai arrancá-las de minha mão”. Jesus tem seus caminhos secretos para salvar seus discípulos fieis.

“Ressuscitou o Bom Pastor, que deu a vida por suas ovelhas”!

Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3794

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …