Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade de Pentecostes

Solenidade de Pentecostes

SOLENIDADE DE PENTECOSTES
O ESPÍRITO SANTO CONDUZ OS FIÉIS A VIVER A MISERICÓRDIA DO PAI
Dia das Comunidades Eclesiais de Base
15 de maio de 2016 
SOLENIDADE DE PENTECOSTES – MISSA DO DIA
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Vermelho
A.: Nesta Solenidade de Pentecostes, nós somos chamados a professar a nossa fé no divino Paráclito que nos ensina toda a verdade, fortalecendo-nos com a riqueza da Palavra de Cristo. De pé, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: ESTAREMOS AQUI REUNIDOS, COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM. POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS, É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM./ 1. Ninguém para esse vento passando; ninguém vê e ele sopra onde quer. Força igual tem o Espírito quando faz a Igreja de Cristo crescer./ 2. Feita de homens, a Igreja é divina, pois o Espírito Santo a conduz, como um fogo que aquece e ilumina, que é pureza, que é vida, que é luz./ 3. Sua imagem são línguas ardentes, pois amor é comunicação: e é preciso que todas as gentes saibam quanto felizes serão./ 4. Quando o Espírito espalma suas graças, faz dos povos um só coração: cresce a Igreja onde todas as raças um só Deus, um só Pai louvarão.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. 2
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, o Espírito Santo nos comunica a linguagem universal do amor e da comunhão. Ouçamos, com fé, as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 2, 1-11) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS!
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 103/104) R.: ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR, / E DA TERRA TODA A FACE RENOVAI./ 1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras! Encheu-se a terra com as vossas criaturas!/ 2. Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó de onde vieram. Enviais o vosso Espírito e renascem e da terra toda a face renovais./ 3. Que a glória do Senhor perdure sempre, e alegre-se o Senhor em suas obras! Hoje seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é a minha grande alegria!
2ª LEITURA (Rm 8, 8-17) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: 8Os que vivem segundo a carne não podem agradar a Deus. 9Vós não viveis segundo a carne, mas segundo o espírito, se realmente o espírito de Deus mora em vós. Se alguém não tem o Espírito de Cristo, não pertence a Cristo. 10Se, porém, Cristo está em vós, embora vosso corpo esteja ferido de morte por causa do pecado, vosso espírito está cheio de vida, graças à justiça. 11E se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dentre os mortos mora em vós, então aquele que ressuscitou Jesus Cristo dentre os mortos vivificará também vossos corpos mortais por meio do seu Espírito que mora em vós. 12Portanto, irmãos, temos uma dívida, mas não para com a carne, para vivermos segundo a carne. 13Pois se viverdes segundo a carne, morrereis, mas se, pelo espírito, matardes o procedimento carnal, então vivereis. 14Todos aqueles que se deixam conduzir pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 15De fato, vós não recebestes um espírito de escravos, para recairdes no medo, mas recebestes um espírito de filhos adotivos, no qual todos nós clamamos: Abá – ó Pai! 16O próprio espírito se une ao nosso espírito para nos atestar que somos filhos de Deus. 17E, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de Deus e co-herdeiros de Cristo; se realmente sofremos com ele, é para sermos também glorificados com ele. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. SEQUÊNCIA – 1. Espírito de Deus,/ enviai dos céus /um raio de luz! 2-Vinde, Pai dos pobres, / dai aos corações / vossos sete dons./ 3- Consolo que acalma, / hóspede da alma, / doce alívio, vinde! / 4. No labor descanso, / na aflição remanso, / no calor aragem. / 5. Enchei, luz bendita, / chama que crepita, / o íntimo de nós! / 6. Sem a luz que acode, / nada o homem pode, / nenhum bem há nele. / 7. Ao sujo lavai, / ao seco regai, / curai o doente. / 8. Dobrai o que é duro, / guiai no escuro, / o frio aquecei. / 9. Dai à vossa Igreja, / que espera e deseja, / vossos sete dons. / 10. Dai em prêmio ao forte / uma santa morte, / alegria eterna. / Amém.
10. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! (BIS) / 1. Vinde, Espírito Divino, e enchei com vossos dons os corações dos fiéis; e acendei neles o amor como um fogo abrasador!
11. EVANGELHO – (Jo 14, 15-16,23b-26) – P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 15”Se me amais, guardareis os meus mandamentos, 16e eu rogarei ao Pai, e ele vos dará um outro Defensor, para que permaneça sempre convosco. 23bSe alguém me ama, guardará a minha palavra, e o meu Pai o amará, e nós viremos e faremos nele a nossa morada. 24Quem não me ama, não guarda a minha palavra. E a palavra que escutais não é minha, mas do Pai que me enviou. 25Isso é o que vos disse enquanto estava convosco, 26mas o Defensor, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ele vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos tenho dito”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
12. HOMILIA
13. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
14. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Caríssimos irmãos, neste dia em que o Espírito desce sobre a Igreja, abramos o nosso coração à sua vinda, para que Ele nos ensine a viver com Jesus ressuscitado. Unidos na mesma fé, peçamos: Enviai Vosso Espírito Santo!
TODOS: ENVIAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que o Espírito Santo a conserve e fortaleça na fé, e assim se propague cada vez mais por toda a terra o amor de Cristo, nosso Redentor, rezemos ao Senhor.
TODOS: ENVIAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
2) Pelos governantes de todas as nações, para que o Espírito Santo lhes conceda sabedoria e discernimento para servirem ao povo com justiça, rezemos ao Senhor.
TODOS: ENVIAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
3) Por todos os jovens crismandos, para que o Espírito Santo resida no coração de todos, levando-os ao testemunho do mistério pascal de Cristo, por meio da luta contra o pecado e pela promoção da santidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: ENVIAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que Cristo envie Seu Espírito sobre nós, fortaleça nossa fé, aumente nossa esperança e frutifique nossa caridade, cumulando-nos sempre com Seus dons, rezemos ao Senhor.
TODOS: ENVIAI VOSSO ESPÍRITO SANTO!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus eterno e onipotente, ouvi a oração do vosso povo, para que se realizem também em nós as maravilhas de Pentecostes. Por Cristo Nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS – 1. Ó Pai, que pelo Espírito dás vida e santidade a toda a criatura, recebe – que te agrade – a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão: esforço que fizemos e dom de tua mão!/ REFR.: TRANSFORMA A NOSSA OFERTA NO DOM DO FILHO TEU, E OS PASSOS DO TEU POVO, EM LUZ QUE SE ACENDEU./ 2. Ó Pai, que pelo Espírito em rios de água viva transformas nossa sede, recebe, sem esquiva, a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão, sinais do compromisso: plantar um mundo irmão!/ 3. Ó Pai, que pelo Espírito nos fazes renascer e tudo nos ensinas, recebe com prazer a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão: firmeza dos que aprendem a força do perdão!
16. P.: Orai, irmãos e irmãs…
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Concedei-nos, ó Deus, que o Espírito Santo nos faça compreender melhor o mistério deste sacrifício e nos manifeste toda a verdade, segundo a promessa do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – MR (p. 469) – Prefácio: O Mistério de Pentecostes – MR (p. 319)
20. RITO DA COMUNHÃO
21. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Senhor vem dar-nos sabedoria / Que faz ter tudo como Deus quis / E assim faremos da Eucaristia / O grande meio de ser feliz. / R. DÁ-NOS, SENHOR, ESSES DONS, ESSA LUZ / E NÓS VEREMOS QUE PÃO É JESUS! / 2. Dá-nos, Senhor, o entendimento / Que tudo ajuda a compreender / Para nós vermos como é alimento / O pão e o vinho que Deus quer ser. / 3. Senhor, vem dar-nos divina ciência / Que, como o eterno, faz ver sem véus / Tu vês por fora, Deus vê a essência / Pensas que é pão, mas é nosso Deus. / 4. Dá-nos, Senhor, o Teu conselho / Que nos faz sábios para guiar/ Homem, mulher, jovem e velho / Nós guiaremos ao Santo Altar. / 5. Senhor, vem dar-nos a fortaleza, / A santa força do coração. / Só quem vencer vai sentar-se à mesa. / Para quem luta, Deus quer o pão. / 6. Dá-nos, Senhor, filial piedade, / A doce forma de amar enfim, / Para que amemos quem, na verdade / Aqui amou-nos até o fim. / 7. Dá-nos, enfim, temor sublime / De não amá-los como convém. / O Cristo-Hóstia, que nos redime/ O Pai celeste, que nos quer bem.
22. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do céu, conservai a graça que lhe destes, para que cresçam os dons do Espírito Santo e o alimento espiritual que recebemos aumente em nós a eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
23. BREVES AVISOS
24. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 524)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! P.: Deus, o Pai das luzes, que (hoje) iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, vos conceda a alegria da sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito. TODOS: AMÉM. P.: Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos purifique os vossos corações de todo mal e vos transfigure em sua luz. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que na proclamação de uma só fé reuniu todas as línguas vos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe, aleluia, aleluia! TODOS: GRAÇAS A DEUS, ALELUIA, ALELUIA!
CANTOS OPCIONAIS SALMO RESPONSORIAL – R.: QUANDO TU, SENHOR, TEU ESPÍRITO ENVIAS, / TODO MUNDO RENASCE, É GRANDE ALEGRIA! (BIS) / 1. Ó minh’alma, bendize ao Senhor: / “Ó Deus grande em poder e amor, / o esplendor de tua glória reluz / e o céu é teu manto de luz”. / 2. Firme e sólida a terra fundaste, / com o azul do oceano a enfeitaste! / E rebentam tuas fontes nos vales / Correm as águas e cantam as aves. / 3. Lá do alto tu regas os campos, / cresce a relva e os viventes se fartam. / De tuas obras a terra encheste, / todas belas e sábias fizeste. / 4. Que se sumam da terra os perversos / e minh’alma te entoe os seus versos! / Glória ao Pai, pelo Filho, no Amor, / Ao Deus vivo eterno louvor!
SEQUÊNCIA: A NÓS DESCEI, DIVINA LUZ! (BIS) EM NOSSAS ALMAS ACENDEI O AMOR, O AMOR DE JESUS! (BIS) /1. Vinde, santo Espírito, e do céu mandai luminoso raio, luminoso raio! / Vinde, pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações, luz dos corações! / Grande defensor, em nós habitai, e nos confortai, e nos confortai! / Na fadiga pouso, no ardor brandura, e na dor ternura, e na dor ternura! / 2. Ó luz venturosa, divinais clarões, encham os corações, encham os corações! / Sem um tal poder, em qualquer vivente nada há de inocente, nada há de inocente! / Lavai o impuro e regai o seco, sarai o enfermo, sarai o enfermo! / Dobrai a dureza, aquecei o frio, livrai do desvio, livrai do desvio! / 3. Aos fiéis, que oram com vibrantes sons, dai os sete dons, dai os sete dons! / Dai virtude e prêmio e no fim dos dias eterna alegria, eterna alegria! / Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) / Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis).

Preparando a Partilha da Palavra
No Pentecostes, o mistério pascal é celebrado como um todo (morte, ressurreição, ascensão, envio do Espírito). Com esta solenidade concluímos o Tempo Pascal e somos convidados a acolher o dom total do Espírito na comunidade. É o Espírito que dá a vida, transforma e une a comunidade, nos faz pessoas novas para o serviço da Igreja. Nas relações comunitárias, Ele nos ajuda a superar as indiferenças e nos torna misericordiosos. Que o milagre de Pentecostes, que transformou o medo em testemunho ardoroso das comunidades cristãs comprometidas, aconteça em nossa sociedade. Que a presença do Ressuscitado em nosso meio nos torne artífices da paz e de relações reconciliadas e reconciliadoras. Fortificada pelo Ressuscitado, a Igreja realize a missão que d’Ele recebeu: “Como o Pai me enviou, assim também eu envio a vocês”, sobretudo, na busca do diálogo, do consenso e do maior cuidado com nossa “Casa Comum”; na busca do autêntico ecumenismo, que vise compreender e viver a unidade na diversidade. Quem garante a ternura e o vigor da missão da Igreja é o Espírito Santo. Que seja retomado o Pentecostes do Vaticano II, concílio que nos abriu para a Igreja, Povo de Deus, nos abriu para o ecumenismo! Que a festa de Pentecostes nos anime a retomarmos com novo ardor o caminho da evangelização. Evangelizar é muito mais do que mera proclamação do anúncio. É antes um processo de passagem de situações menos humanas para mais humanas, por meio do testemunho, do anúncio, da catequese, da formação teológica, da celebração na liturgia, daquilo que se espera do serviço, em especial aos mais pobres, em espírito de comunhão com os irmãos na fé. Isto é, pela ação do Espírito Santo, as comunidades cristãs em terras brasileiras, dão vida ao objetivo geral: “EVANGELIZAR, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, para que todos tenham vida, rumo ao Reino definitivo”.
(Fonte: Roteiros Homiléticos – Tempo Pascal – 2016)

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Tg 3,13-18; Sl 18(19B),8.9.10.15 (R/. 9a) ; Mc 9,14-29
Ter.: Tg 4,1-10; Sl 54(55),7-8.9-10a.10b-11a.23 (R/. 23a) ; Mc 9,30-37
Qua.: S. João I PpMt, MFac. Tg 4,13-17; Sl 48 (49), 2-3.6-7.8-10.11 (R/. Mt 5,3) ; Mc 9,38-40
Qui.: Tg 5,1-6; Sl 48(49), 14-15ab.15cd-16.17-18.19-20 (R/. Mt 5,3) ; Mc 9,41-50
Sex.: S. Bernardino de Sena Presb, MFac. Tg 5,9-12; Sl 102(103),1-2.3-4.8-9.11-12 (R/. 8a) ; Mc 10,1-12
Sáb.: São Cristovão Magallanes Presb e CompsMts, MFac. Tg 5,13-20; Sl 140(141),1-2.3.8 (R/. 2a) ; Mc 10,13-16
Ofício Solene Próprio
Reinício do Tempo Comum
3ª Semana do Saltério

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …