Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade de Corpus Christi

Solenidade de Corpus Christi

SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
JESUS O PÃO DA VIDA QUE O PAI MISERICORDIOSO NOS DÁ
 26 de maio de 2016.
SOLENIDADE DO SANTÍSSIMO CORPO E SANGUE DE CRISTO
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C – SÃO LUCAS
Cor Litúrgica: Branco
A.: Meus irmãos, a Eucaristia é um mistério de fé que nos impulsiona à vivência da santidade e da misericórdia. Diante de tão sublime mistério, elevemos nossos corações ao Senhor. Fiquemos de pé e iniciemos a celebração da Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1- CANTO DE ENTRADA – 1) O povo de Deus no deserto andava,/ mas à sua frente alguém caminhava./ O povo de Deus era rico de nada,/ só tinha esperança e o pó da estrada./ REFR.: TAMBÉM SOU TEU POVO, SENHOR/ E ESTOU NESTA ESTRADA,/ SOMENTE A TUA GRAÇA ME BASTA E MAIS NADA. 2) O povo de Deus também vacilava,/ às vezes custava a crer no amor./ O povo de Deus chorando rezava,/ pedia perdão e recomeçava. 3) O povo de Deus também teve fome,/ e Tu lhe mandaste o pão lá do céu./ O povo de Deus cantando deu graças,/ provou teu amor, amor que não passa. 4) O povo de Deus ao longe avistou/ a terra querida que o amor preparou./ O povo de Deus corria e cantava,/ e nos seus louvores teu poder proclamava.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO!
3. ATO PENITENCIAL -P.: Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4- HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5- ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Senhor Jesus Cristo, neste admirável sacramento, nos deixastes o memorial da vossa Paixão. Dai-nos venerar com tão grande amor o mistério do vosso corpo e do vosso sangue, que possamos colher continuamente os frutos da vossa redenção. Vós, que sois Deus com o Pai, na unidade do Espírito Santo.TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Irmãos, para que o fiel cristão possa nutrir-se, Cristo nos oferece Sua Palavra também como alimento. Ouçamos com atenção o que Deus tem a nos dizer.
6- 1ª LEITURA -(Gn 14, 18-20)– Leitura do Livro do Gênesis .
Naqueles dias, 18Melquisedec, rei de Salém, trouxe pão e vinho e, como sacerdote do Deus Altíssimo, abençoou Abrão, dizendo: 19“Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, criador do céu e da terra! 20Bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou teus inimigos em tuas mãos!”. E Abrão entregou-lhe o dízimo de tudo. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7- SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 109/110)– R.: TU ÉS SACERDOTE ETERNAMENTE, SEGUNDO A ORDEM DO REI MELQUISEDEC!/ 1. Palavra do Senhor ao meu Senhor: “Assenta-te ao lado meu direito até que eu ponha os inimigos teus como escabelo por debaixo de teus pés!”/ 2. O Senhor estenderá desde Sião vosso cetro de poder, pois ele diz: “Domina com vigor teus inimigos;/ 3. Tu és príncipe desde o dia em que nasceste; na glória e esplendor de santidade, como o orvalho, antes da aurora, eu te gerei!”Jurou o Senhor e manterá sua palavra: “Tu és sacerdote eternamente, segundo a ordem do rei Melquisedec!”
8. 2ª LEITURA (1 Cor 11,23-26) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 23O que eu recebi do Senhor foi isso que eu vos transmiti: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão 24e, depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. 25Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. 26Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. Eu sou o pão vivo descido do céu; quem deste pão come, sempre há de viver!
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc9, 11b-17) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 11bJesus acolheu as multidões, falava-lhe sobre o Reino de Deus e curava todos os que precisavam. 12A tarde vinha chegando. Os doze apóstolos aproximaram-se de Jesus e disseram: “Despede a multidão, para que possa ir aos povoados e campos vizinhos procurar hospedagem e comida, pois estamos num lugar deserto”. 13Mas Jesus disse: “Dai-lhes vós mesmos de comer”. Eles responderam: “Só temos cinco pães e dois peixes. A não ser que fôssemos comprar comida para toda essa gente”. 14Estavam ali mais ou menos cinco mil homens. Mas Jesus disse aos discípulos: “Mandai o povo sentar-se em grupos de cinquenta”. 15Os discípulos assim fizeram, e todos se sentaram. 16Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, elevou os olhos para o céu, abençoou-os, partiu-os e os deu aos discípulos para distribuí-los à multidão. 17Todos comeram e ficaram satisfeitos. E ainda foram recolhidos doze cestos dos pedaços que sobraram. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11- HOMILIA
12- PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13- ORAÇÃO DOS FIÉIS: P.: Caríssimos irmãos, oremos a Cristo Senhor, pão vivo descido do céu e digamos:Cristo, atendei-nos!
TODOS: CRISTO, ATENDEI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, pelos Bispos, presbíteros e diáconos, para que sigam os passos do Sumo Sacerdote Jesus Cristo no exercício de seu ministério ordenado e sintam na Eucaristia a força e a luz de seu serviço, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, ATENDEI-NOS!
2) Pelos governantes de todas as nações, para que sejam mais sensíveis aos direitos dos mais humildes do povo, dos doentes, dos pobres e dos excluídos, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, ATENDEI-NOS!
3) Pelos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística, para que, fortalecidos pela Eucaristia, atendam sempre com caridade os enfermos de nossas comunidades, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, ATENDEI-NOS!
4) Pela nossa comunidade, para que, fortalecida pela Eucaristia, se esforce sempre mais na prática das obras de misericórdia na sua caminhada diária da fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: CRISTO, ATENDEI-NOS!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor Jesus, ensinai-nos a anunciar a Palavra da verdade e dai-nos sempre o pão da Vida. Vós que viveis e reinais com o Pai na Unidade do Espírito Santo. Amém.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14- OFERTAS – 1. Vou Te oferecer a vida e tudo que eu já sei viver. Tempo e trabalho, amor que eu espalho, coisas que me fazem crer. / 2. Vou te oferecer o pranto, aquilo que é meu sofrer. Paz que ainda não sei e tudo que errei, são coisas que me fazem crer. / R.:PÃO E VINHO SÃO SINAIS DO TEU AMOR, NELE EU VOU SABER VIVER. ALEGRIA E DOR EU VOU TE OFERECER. SÃO COISAS QUE ME FAZEM CRER. ALEGRIA E DOR EU VOU TE OFERECER. SÃO COISAS QUE ME FAZEM CRER.
15- P.: Orai, irmãos e irmãs…
16- ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Concedei, ó Deus, à vossa Igreja os dons da unidade e da paz, simbolizados pelo Pão e Vinho que oferecemos na sagrada Eucaristia. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17- ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio da Santíssima Eucaristia II – (MR p. 440)
18- RITO DA COMUNHÃO
19- CANTO DE COMUNHÃO – 1) Na comunhão Jesus se dá no pão, o cordeiro imolado é refeição. Nosso alimento de amor e salvação. Em torno deste altar somos irmãos./ – R.: O PÃO DA VIDA ÉS TU, JESUS, O PÃO DO CÉU,/ O CAMINHO, A VERDADE, VIA DE AMOR,/ DOM DE DEUS, NOSSO REDENTOR. (Bis) / 2) Toma e come, isto é o meu corpo, que do trigo se faz pão, é refeição./ Na Eucaristia, o vinho se torna Sangue, verdadeira bebida, nossa alegria.
20- ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS:(Pausa) Dai-nos, Senhor Jesus, possuir o gozo eterno da vossa divindade, que já começamos a saborear na terra, pela comunhão do vosso Corpo e do vosso Sangue. Vós, que viveis e renais para sempre.TODOS: AMÉM.
21- ORAÇÃO DO XVII CONGRESSO EUCARÍSTICO NACIONAL
Jesus Eucaristia, fonte de vida para todos, coração dos corações! Nós te acolhemos presente entre nós. Ao recebermos teu Corpo e teu Sangue, mostra-nos a força redentora de teu sacrifício. Tu és partilha de vida e salvação para a vida do mundo. Abre nossos corações para compartilhar com todos os nossos bens. Ensina-nos a testemunhar, amar e servir e proteger a vida, aprendendo a lição do Altar. Em ti todas as coisas foram criadas e nossas terras amazônicas são obra do amor do Pai. Reconhecemos estes sinais de amor, presença e providência em nossa história, e desejamos irradiar na comunhão com Deus e com todos a missão que nos confiaste. Senhor Jesus, há quatro séculos a Boa Nova do Evangelho aportou em nossas terras, para aqui plantar raízes. Os teus missionários se alegraram, ao verem as Sementes do Verbo de Deus, que o Espírito Santo havia espalhado, precedendo seus passos, e anunciaram corajosamente a tua Palavra. A partir do Forte do Presépio, sob a proteção de Nossa Senhora da Graça, chamando-a Santa Maria de Belém ou Senhora de Nazaré, a Amazônia recebeu a mensagem da salvação. Renova hoje, Senhor, com a força da Eucaristia, o vigor missionário em nossos povos, e brotem entre nós santas vocações para o serviço do Evangelho. Cristo Senhor, ao reconhecer-te no partir do Pão, faze arder nossos corações, para que do Altar da Eucaristia nasça um novo ardor missionário em nossa Pátria. Ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo sejam dadas, hoje e sempre, toda a honra e toda a glória! Amém.
RITOS FINAIS
*Onde não houver procissão nem bênção com o Santíssimo Sacramento, fazem-se os Ritos finais como de costume.
21- BÊNÇÃO DO SANTÍSSIMO – Tão sublime Sacramento/ adoremos neste altar. / Pois o Antigo Testamento/ deu ao Novo o seu lugar./ Venha a fé, por suplemento,/ os sentidos completar./ Ao Eterno Pai cantemos/ e a Jesus o Salvador./ Ao Espírito exaltemos,/ na Trindade eterno amor./ Ao Deus uno e trino demos/ a alegria do louvor./ Amém!/ P.: Do céu lhe deste o pão. – TODOS: QUE CONTÉM TODO O SABOR. P.: OREMOS, SENHOR JESUS CRISTO, QUE NESTE ADMIRÁVEL SACRAMENTO, NOS DEIXASTES O MEMORIAL DE VOSSA PAIXÃO, DAI-NOS VENERAR COM TÃO GRANDE AMOR OS SAGRADOS MISTÉRIOS DE VOSSO CORPO E SANGUE, QUE SEMPRE EXPERIMENTEMOS EM NÓS SUA EFICÁCIA REDENTORA. VÓS QUE VIVEIS E REINAIS COM O PAI, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO. AMÉM.
22- FÓRMULA DE LOUVORES EM REPARAÇÃO DAS BLASFÊMIAS – Bendito seja Deus. Bendito seja o seu Santo Nome. Bendito seja Jesus Cristo, verdadeiro Deus e verdadeiro Homem. – Bendito seja o nome de Jesus. – Bendito seja o seu Sacratíssimo Coração. – Bendito seja o seu preciosíssimo Sangue. Bendito seja Jesus no Santíssimo Sacramento do Altar. – Bendito seja o Espírito Santo Paráclito. – Bendita seja a grande Mãe de Deus, Maria Santíssima. – Bendita seja sua santa e Imaculada Conceição. – Bendita seja sua gloriosa Assunção. – Bendito seja o nome de Maria, Virgem Mãe. – Bendito seja São José, seu castíssimo Esposo. – Bendito seja Deus nos seus Anjos e nos seus Santos.
23 – ORAÇÃO PELA IGREJA E PELA PÁTRIA – Deus e Senhor nosso,/ protegei a vossa Igreja./ Dai-lhe Santos Pastores e dignos Ministros./ Derramai vossa bênção sobre o nosso Santo Padre, o Papa,/ sobre o nosso Arcebispo e seus Bispos Auxiliares, sobre o nosso Pároco e todo o Clero. Sobre o Chefe da Nação e o do Distrito Federal/ e sobre todas as pessoas constituídas em dignidade,/ para que governem com justiça, para o bem comum./ Dai ao povo brasileiro paz constante e prosperidade completa./ Favorecei com os efeitos contínuos da vossa bondade/ o Brasil,/ esta Arquidiocese,/ a Paróquia em que habitamos,/ as comunidades de religiosos e de religiosas, os movimentos de leigos e nossa pastoral arquidiocesana,/ o Seminário e as vocações sacerdotais,/ nossas famílias e cada um de nós em particular,/ enfim, todas as pessoas por quem devemos orar/ ou que se recomendaram às nossas orações./ Tende misericórdia das almas dos fiéis que padecem no purgatório./ Dai-lhes, Senhor, o descanso e a vida eterna. (Pai Nosso, Ave Maria, Glória ao Pai).
(Em silêncio, dá-se a bênção com o Santíssimo Sacramento.)

Preparando a Partilha da Palavra
Chegamos assim ao auge da mensagem de Lucas: Jesus se revela por gestos e palavras, a Eucaristia e a Escritura. São elas que nos fazem encontrá-Lo ao longo do caminho, ainda que de forma muito discreta. O pão partilhado é o sinal distintivo da presença do Ressuscitado. Olhando desse ponto de vista, toda a vida de Jesus parece agora uma Páscoa: um convívio fraterno e uma passagem libertadora. “Na verdade, a ‘ceia de instituição’ é um elo numa longa cadeia de refeições de Jesus com os seus, que depois estes continuaram mesmo após a Páscoa”. Com efeito, durante sua vida terrena, as refeições de Jesus eram momentos muito importantes: eram oportunidades para confraternizar e ensinar, para falar sobre o Reino de Deus e torná-lo presente, para curar e salvar, para fazer acontecer a conversão e a reconciliação, o arrependimento e o perdão, e para devolver às pessoas a dignidade de filhos e filhas de Deus. A própria multiplicação dos pães e dos peixes, que deixou toda a multidão saciada e satisfeita, estava carregada de forte sentido simbólico, evocando acontecimentos e palavras da história da salvação, quando o povo, perdido no deserto, sem rumo e sem destino, experimentara a presença salvadora de Deus, que se revelou ser um pai bondoso e compassivo, que o socorreu e alimentou com o maná, que o acolheu e adotou como filho querido. Todas aquelas refeições de Jesus eram um anúncio velado e uma antecipação do banquete no Reino de Deus em que, sem exclusões, serão reunidos os convidados do oriente e do ocidente. Elas eram a mão estendida aos pecadores, convidados a entrar na amizade do Senhor e saborear o amor misericordioso do Pai. Em Jesus, Deus continua pastoreando seu povo, como fez por meio de Moisés no deserto, e, conforme a palavra dos profetas, revela seu amor de Pastor fiel e carinhoso que reúne, apascenta e guia Israel como um rebanho. Assim, toda a vida de Jesus se iluminava de luz eucarística, uma existência de perene louvor e agradecimento ao Pai, oferecida à humanidade como gesto de amor incondicional. Um amor que o levaria à entrega final na cruz e deixaria seu marco definitivo na Última Ceia.
Texto-Base – Reflexões Teológicas e Pastorais em preparação ao 17º Congresso Eucarístico Nacional – 15 a 21/08/2016

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …