Página Inicial / Animação Litúrgica / 9º Domingo do Tempo Comum

9º Domingo do Tempo Comum

QUEM EM JESUS CRÊ E CONFIA, NELE ENCONTRA ETERNA VIDA!
 
29 de maio de 2016.
ANO DA MISERICÓRDIA -ANO C – SÃO LUCAS
NONO DOMINGO DO TEMPO COMUM
Cor Litúrgica: Verde A.:Irmãos, por ser amor e misericórdia, Cristo nos chama a participar de Seu reino. Nesta celebração, deixemos que os Seus ensinamentos transformem os nossos corações. Iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Não sei se descobriste a encantadora luz, no olhar da mãe feliz que embala um novo ser. Nos braços leva alguém em forma de outro eu. Vivendo agora em dois se sente renascer./ R.:A MÃE SERÁ CAPAZ DE SE ESQUECER OU DEIXAR DE AMAR ALGUM DOS FILHOS QUE GEROU? E SE EXISTIR ACASO TAL MULHER, DEUS SE LEMBRARÁ DE NÓS EM SEU AMOR./ 2. O amor de mãe recorda o amor de nosso Deus, tomou seu povo ao colo e quis nos atrair. Até na ingratidão inflama seu amor. Um Deus apaixonado busca a mim e a ti.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, o Senhor Jesus que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. Senhor, que fostes enviado para evangelizar os pobres, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Cristo, que fostes enviado para curar os corações atribulados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Senhor, que fostes enviado para anunciar o ano de graça do Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, cuja providência jamais falha, nós vos suplicamos humildemente: afastai de nós o que é nocivo, e concedei-nos tudo o que for útil. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Meus irmãos, a fé nos une na escuta da Palavra de Deus. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (1Rs 8, 41-43) – Leitura do Primeiro Livro dos Reis. Naqueles dias, Salomão rezou no Templo, dizendo 41“Senhor, pode acontecer que até um estrangeiro que não pertence a teu povo, Israel, 42escute falar de teu grande nome, de tua mão poderosa e do poder do teu braço. Se, por esse motivo, ele vier de uma terra distante, para rezar neste templo, 43Senhor, escuta então do céu onde moras e atende a todos os pedidos desse estrangeiro, para que todos os povos da terra conheçam o teu nome e o respeitem, como faz o teu povo Israel, e para que saibam que o teu nome é invocado neste templo que eu construí”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS. 7. SALMO RESPONSORIAL – (SALMO 116/117) R.:IDE, VÓS, POR ESTE MUNDO AFORA E PROCLAMAI O EVANGELHO A TODOS!/ 1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, povos todos, festejai-o! / 2. Pois comprovado é seu amor para conosco, para sempre ele é fiel!
8. 2ª LEITURA (Gl1, 1-2.6-10) – Leitura da Carta de São Paulo aos Gálatas. 1Eu, Paulo, apóstolo – não por iniciativa humana, nem por intermédio de nenhum homem, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai que o ressuscitou dos mortos – 2e todos os irmãos que estão comigo, às Igrejas da Galácia. 6Admiro-me de terdes abandonado tão depressa aquele que vos chamou, na graça de Cristo, e de terdes passado para um outro evangelho. 7Não que haja outro evangelho, mas algumas pessoas vos estão perturbando e querendo mudar o evangelho de Cristo. 8Pois bem, mesmo que nós ou um anjo vindo do céu vos pregasse um evangelho diferente daquele que vos pregamos, seja excomungado. 9Como já dissemos e agora repito: Se alguém vos pregar um evangelho diferente daquele que recebestes, seja excomungado. 10Será que eu estou buscando a aprovação dos homens ou a aprovação de Deus? Ou estou procurando agradar aos homens? Se eu ainda estivesse preocupado em agradar aos homens, não seria servo de Cristo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. / Deus o mundo tanto amou, que seu Filho entregou! Quem no Filho crê e confia, nele encontra eterna vida!
10. EVANGELHO (Lc7, 1-10) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. 2Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. 3O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. 4Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, 5porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. 6Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. 7Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente ao teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. 8Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado: ‘Faze isto!’, ele o faz’”. 9Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. 10Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, elevemos a Deus Pai todo-poderoso nossa oração, para que a súplica feita com fé nos alcance o que pedimos. Digamos juntos: Ouvi, Senhor, a oração da Vossa Igreja! TODOS: OUVI, SENHOR, A ORAÇÃO DA VOSSA IGREJA!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, com simplicidade e sabedoria, continue despertando em nossos corações o desejo de crescermos continuamente no testemunho da misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A ORAÇÃO DA VOSSA IGREJA!
2) Pelos governantes de todas as nações, para que desenvolvam, com justiça, o bem comum e promovam os direitos dos cidadãos mais necessitados, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A ORAÇÃO DA VOSSA IGREJA!
3) Por todos aqueles que sofrem por causa das guerras e conflitos, para que sejam protagonistas de um futuro de paz e de justiça, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A ORAÇÃO DA VOSSA IGREJA!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos professar a beleza da fé por meio de gestos concretos de caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A ORAÇÃO DA VOSSA IGREJA! (Preces Espontâneas) P.: Senhor, nosso Deus, estendei a Vossa mão à humanidade fatigada e oprimida e concedei aos fiéis da Santa Igreja uma fé viva e audaz ao serviço do Reino que vosso Filho veio inaugurar entre nós. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Muito alegre eu te pedi o que era meu, parti, num sonho tão normal. Dissipei meus bens e o coração também, no fim meu mundo era irreal!/ R.:CONFIEI NO TEU AMOR E VOLTEI, SIM AQUI É MEU LUGAR, EU GASTEI TEUS BENS, Ó PAI, E TE DOU ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS./ 2. Mil amigos conheci, disseram adeus, caiu a solidão em mim. Um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim!/ 3. Nem deixaste-me falar da ingratidão, morreu no abraço o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés. Voltei à vida, sou feliz!
15.P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Confiados, ó Deus, no vosso amor de Pai, acorremos ao altar com nossas oferendas; dai-nos, por vossa graça, ser purificados pela Eucaristia que celebramos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA PARA DIVERSAS CIRCUNSTÂNCIAS VI D – Jesus que passa fazendo o bem – MR (p. 860)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:PROCURO ABRIGO NOS CORAÇÕES, DE PORTA EM PORTA DESEJO ENTRAR. SE ALGUÉM ME ACOLHE COM GRATIDÃO, FAREMOS JUNTOS A REFEIÇÃO./ 1. Eu nasci pra caminhar assim, dia e noite; vou até o fim. O meu rosto o forte sol queimou, meu cabelo o orvalho já molhou: eu cumpro a ordem do meu coração./ 2. Vou batendo até alguém abrir. Não descanso. O amor me faz seguir, é feliz quem ouve a minha voz, e abre a porta, entro bem veloz: eu cumpro a ordem do meu coração./ 3. Junto à mesa vou sentar depois e faremos refeição, nós dois. Sentirá seu coração arder e esta chama tenho de acender; eu cumpro a ordem do meu coração./ 4. Aqui dentro, o amor nos entretém; e, lá fora, o dia eterno vem. Finalmente nós seremos um e teremos tudo em comum! Eu cumpro a ordem do meu coração.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, governai pelo vosso Espírito aos que nutris com o Corpo e o Sangue do vosso Filho. Dai-nos proclamar nossa fé não somente em palavras, mas também na verdade de nossas ações, para que mereçamos entrar no reino dos céus. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.

Preparando a Partilha da Palavra
Este 9º Domingo do Tempo Comum pode ser chamado de domingo do evangelho do centurião, que suplica: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa; dize uma palavra e meu servo será curado”. As três leituras têm a intercessão como ensinamento central. Na 1ª é Salomão quem pede por todo estrangeiro que venha rezar no templo que ele construíra. Na 2ª, é Paulo quem se apresenta como mediador do evangelho de Cristo. No evangelho, é o centurião quem intercede por seu servo. Percebemos um pormenor interessante: quem intercede é o superior em favor de seus súditos: Salomão pelos que não pertencem ao povo de Israel; Paulo, pelos gálatas; o centurião, por seu servo. A confiança do pedido baseia-se numa fé profunda em Deus. Neste domingo, a comunidade eclesial é chamada a fazer sua experiência pascal em Cristo na linha da intercessão. Ela constitui uma comunidade intercessora. A intercessão está presente em sua liturgia, sobretudo nas preces dos fiéis e na oração eucarística. Para bem exercer esta sua vocação de intercessora, é preciso que os cristãos vivam conscientes de que não são os únicos agraciados por Deus. A exemplo de Salomão, hão de abrir o seu coração para os pecadores, os pobres, os necessitados. Não só aos cristãos católicos, mas a todos os cristãos e todos os homens e mulheres de boa vontade. Eles, a seu modo, também se dirigem a Deus, voltam-se para Cristo como o centurião. Os pais são chamados a rezarem pelos filhos, os pastores pelo rebanho a eles confiado, os professores por seus alunos, os patrões por seus empregados, os governantes pelos governados. Esta oração abrirá nossos corações para a reconciliação, para a justiça e a fraternidade, pois importa que a ação acompanhe o sentido da oração. Importa viver e aplicar, nos nossos relacionamentos, o evangelho na sua pureza, conforme a exigência de Paulo. O domingo de hoje leva a Igreja a viver, sobretudo, sua dimensão ecumênica e de diálogo religioso. Para que nossa oração de intercessão seja autêntica importa que ela seja precedida da convicção de que todos os homens e mulheres de boa vontade podem encontrar os favores de Deus, com o compromisso de valorizar o próximo, sobretudo o mais necessitado. Então, a Palavra eficaz de Cristo continua a fazer milagres.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL LEITURAS DA SEMANA Seg.:2Pd 1.2-7; Sl 90(91),1-2.14-15ab.15c-16 (R/. 2b) ; Mc12,1-12 Ter.:Visitação de Nossa Senhora, festa – Sf 3, 14-18 ou Rm 12, 9-16b; Cânt.: Is 12, 2-3. 4bcd. 5-6 (R/. 6b) ; Lc 1, 39-56 Qua: S. Justino Mt, Mem.2Tm 1,1-3.6-12; Sl 122(123),1-2a. 2bcd (R/.1a) ; Mc 12,18-27 Qui:Ss Marcelino e Pedro Mts, MFac. 2Tm 2,8-15; Sl 24(25),4-5ab. 8-9. 10.14 (R/. 4a) ; Mc 12,28b-34 Sex. Sagrado Coração de Jesus, Sol.Ez 34,11-16; Sl22(23),1-3a. 3b-4. 5. 6 (R/. 1) ; Rm 5,5b-11; Lc 15,3-7 Sáb. Imaculado Coração de Maria, Mem.Is 61,9-11; Cânt.: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R/. cf. 1a) ; Lc 2,41-51 Dia 30: na Arquid. de Brasília (antecipada “in perpetuum do dia 31) – Visitação de Nossa Senhora, festa. Dia 31: Dedicação da Catedral.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …