Liturgia de Pentecostes

LITURGIA – PENTECOSTES – 15.05.2016
“Recebei o Espírito Santo!”
1.Acolhida.
Hoje celebramos a inauguração oficial da Igreja de Jesus mediante a recepção do Espírito Santo prometido. Jesus está em nosso meio, e nos diz: “Recebei o Espírito Santo!”.
O Espírito Santo é necessário para a Igreja recordar e entender os ensinamentos de Jesus!  Vamos acolher o dom do Espírito Santo que vem encher nosso coração de sabedoria, de entendimento, de coragem e de alegria. Ele é o “advogado” que ficará sempre conosco!

2.Palavra de Deus.
At 2,1-11 – O evangelista Lucas descreve a vinda solene e oficial do Espírito Santo na Igreja, inaugurando sua missão de conquistar o mundo para Jesus Cristo. É o início de nosso trabalho apostólico, conduzidos pelo Espírito Santo. Ele nos recorda e nos revela os ensinamentos de Cristo e mediante a riqueza dos carismas que nos habilitam para o serviço apostólico e missionário.
1Co 12, 3-7.12-13 – Sem a luz e a presença do Espírito Santo,“Deus estaria longe,Cristo ficaria no passado, o Evangelho seria letra morta e a Igreja uma simples associação!” O Espírito Santo é tudo na vida da Igreja e em nossa vida pessoal!
Jo 20,19-23 – Jesus deseja a paz aos apóstolos e concede-lhe o dom do Espírito Santo para o perdão dos pecados e transfere-lhes parte de sua missão, recebida do Pai: “Como o Pai me enviou, também Eu vos envio!”

3.Reflexão.
João Batista, referindo-se a Jesus, dizia ao povo: “No meio de vós está quem vós não conheceis!”. Hoje, diríamos o mesmo a respeito do Espírito Santo: “Eu rogarei ao Pai, e Ele vos dará outro Paráclito, para que fique eternamente convosco. É o Espírito da Verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê e nem o conhece, mas vos o conhecereis, porque permanecerá convosco e estará em vós!” No dia de Pentecostes o Pai cumpriu a promessa de Jesus, derramando o espírito Santo sobre os discípulos! De fato, o Espírito Santo está no meio de nós e, muitas vezes, não nos damos conta de sua presença, nós o desconhecemos!

O Espírito Santo é o dom de Cristo, necessário à sua Igreja! Sem Ele a Igreja não recorda e nem entende os ensinamentos de Jesus! É um pedido essencial que devemos dirigir ao Pai todos os dias! O Espírito Santo é o Mestre interior, que fala no íntimo e no silêncio de nosso coração. Ele nos consola, reza em nós e por nós e ilumina os caminhos que devemos seguir cotidianamente no anúncio do Evangelho. Na vida prática da Igreja há muita confusão, individualismo e egoísmo, certamente, pela ausência do Espírito Santo!

Procuramos viver o “Ano Santo da Misericórdia”, propício para o perdão dos pecados. Na sua primeira aparição aos Apóstolos como ressuscitado, Jesus desejou-lhes a paz e deu-lhes a Espírito Santo para o perdão dos pecados. O pecado é quem nos afasta de Deus, rouba-nos a vida divina, perdemos a dignidade de filhos adotivos do Pai. Com o pecado estamos mortos. É o Espírito Santo quem nos ressuscita, assim como ressuscitou a Jesus.

Rezemos ao Pai, por meio de Jesus, para conhecermos o Espírito Santo e sua ação na Igreja e em cada um de nós. Ele não pode continuar um ilustre desconhecido. Não é bom desconhecer sua presença em nosso meio e em nossa vida cotidiana!

“Vinde, Espírito Santo, e acendei em nós o fogo de vosso amor!”

Frei Carlos Zagonel
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3845

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …