Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia Santissima Trindade

Liturgia Santissima Trindade

LITURGIA – SANTÍSSIMA TRINDADE – 22.05.2016
Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo!
1.Acolhida.
Hoje, celebramos o Mistério da Santíssima Trindade: Um só e único Deus em três pessoas distintas, Pai, Filho e Espírito Santo. Celebrar não significa Entender o Mistério de Deus, mas significa dobrar os joelhos e adorá-lo! Quem quer entender é orgulhoso; mas, quem adora, contempla em silêncio e exulta de alegria perante a grandeza infinita de nosso Deus!
Inclinemos nossa cabeça em atitude de adoração e exultemos de alegria perante a beleza de nosso Deus!

 

2.Palavra de Deus.
Pr 8,22-31 – Deus revela aos poucos o seu mistério. No texto que vamos ouvir, Ele revela sua Sabedoria – seu Filho – que está a seu lado colaborando na criação do universo, e manifestando sua alegria de estar junto aos filhos dos homens.

Rm 5,1-5 – A Sabedoria de Deus se fez carne e habitou entre nós dando-nos a certeza do perdão dos pecados e da paz com nosso Deus. Toda esta maravilha foi derramada em nosso coração pelo Espírito Santo que nos foi dado por Jesus Cristo.

Jo 16,12-15 – A Santíssima Trindade não é composta de três pessoas que vivem isoladas; pelo contrário, elas agem em perfeita unidade para que o homem “entenda” o Mistério de Deus e seja salvo por Ele. Deus quer a salvação e a glória do homem. Quase poderíamos dizer que a glória de Deus é a salvação do homem!

3.Reflexão.
A vida cristã inicia com a Santíssima Trindade no Batismo. Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – e na Unção dos Enfermos, novamente, somos recomendados à Santíssima Trindade para partir em paz: “Parte, ó alma cristã, deste mundo, em nome do Pai que te criou, do Filho que te remiu e do Espírito Santo que te santificou”. A Santíssima Trindade não é uma doutrina para ser entendida, mas um mistério infinito de Deus que age em nós para nos conduzir à plenitude da salvação, como filhos adotivos, participantes de sua natureza divina. Ele nos quer “deuses”!

Deus escolheu o coração humano como sua moradia: “Se alguém me ama, guardará a minha Palavra, e meu Pai o amará. Eu e meu Pai viremos a Ele e faremos nele a nossa morada!” (Jo 14,23). A promessa de Deus é difícil de ser entendida: Como pode um Deus infinito caber num finito e frágil coração humano?  “O Espírito Santo, que o Pai vai enviar em meu nome, Ele ensinará a vocês todas as coisas e lembrará a vocês tudo o que Eu lhes tenho dito” (Jo 14,26).

Não queiramos entender os Mistérios de Deus; procuremos contemplá-los com humildade e nosso coração vibrará de alegria ao saber que o Deus infinito cabe em nosso pobre coração humano. Contemplemos em silêncio para ouvir e entender as Palavras que Jesus nos fala no íntimo de nosso próprio coração!

Quando recebemos a Eucaristia, comungamos a Santíssima Trindade! Somos envolvidos por sua atividade criadora, salvadora e glorificadora. O Pai nos cria continuamente à sua imagem, o Filho nos redime por sua Paixão e Ressurreição, e o Espírito Santo nos santifica com sua graça amorosa que brota no íntimo de nosso Deus.

“Porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações
o Espírito de seu Filho que clama Abba!”

Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3856

Você pode Gostar de:

Preparando o Natal

O advento é tempo de piedosa espera da visita salvadora de Jesus Cristo ao mundo. …