Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 11º Domingo Comum

Liturgia 11º Domingo Comum

LITURGIA – 11º DOMINGO COMUM – 12.06.2016
“Eu vivo, mas já não sou eu quem vive,Mas é Cristo que vive em mim!”
1.Acolhida.
Está em andamento o “Ano Santo da Misericórdia!” Deixemo-nos iluminar pelo comportamento de Jesus: Ele perdoa gratuitamente nossos pecados, como perdoou os pecados da pecadora que lavou seus pés com suas lágrimas e os ungiu com óleo perfumado.
Ao celebrarmos a Eucaristia, reconheçamos o amor misericordioso de Jesus que nos dá seu Corpo e Sangue como alimento para o caminho e remédio para nossa fraqueza! Não vamos à missa dominical para uma devoção; vamos à farmácia divina adquirir o remédio de vida eterna e o alimento que nos sustenta para a caminha rumo a Deus.

2.Palavra de Deus.
2Sm 12,7-13 – Davi foi um grande rei para o Povo de Israel: justo, piedoso e defensor do Povo, mas o poder amoleceu seu coração!  Tornou-se preguiçoso, infiel, assassino e explorador de seu povo. Repreendido pelo Profeta Natã, arrependeu-se e confessou seu pecado.

Gl 2,16-21 – Jesus revelou o amor gratuito de nosso Deus: Ele perdoa porque ama a criatura humana e não por ela, eventualmente, pratique boas ações. O céu não é comprado com boas ações! O céu é um maravilhoso presente do amor misericordioso de Deus.

Lc 7,36-50-8,1-3 – Lucas, evangelista da misericórdia divina, narra o encontro de Jesus com uma prostituta de luxo, exatamente, na casa de um piedoso fariseu. Disse ao fariseu: “Estás vendo esta mulher? (…) Os muitos pecados que ela cometeu estão perdoados, porque ela manifestou muito amor!”

3.Reflexão.
O rei Davi compôs um comovente salmo exaltando a misericórdia divina (Sl 50), que perdoou seu pecado Deus é misericordioso porque Ele é bom!  Por isso, experimentamos sua misericórdia, seu perdão, nosso coração perde a vergonha e exalta o amor gratuito de nosso Deus: “Seus muitos pecados foram perdoados; por isso, ela mostrou um grande amor”!

Porque foi perdoada, a mulher esbanjou carinho e perfume precioso! Foi agradecida àquele que a perdoou!  Não será por isso que nós, somos tão comedidos em nossos gestos de amor e reconhecimento com o nosso Deus? A misericórdia divina é a manifestação do poder de Deus no perdão divino que recria em nós sua imagem e a semelhança! Somente o poder de Deus pode perdoar o pecado, porque somente Ele pode criar e recriar suas criaturas moldando-as à sua própria imagem e semelhança!

O orgulho tornou cego o piedoso fariseu: ele não percebeu a insensibilidade do próprio coração; pensou, apenas, na sua falsa santidade, projetando na mulher, possivelmente, sua própria corrupção!  O orgulhoso torna-se cego, julga e condena a mulher pecadora, sim, mas feliz por ter sido perdoada! Ela foi “exagerada no amor”, porque experimentou o exagero do amor misericordioso de Jesus!

O rei Davi precisou de uma severa repreensão do profeta Natã para dar-se conta da gravidade de seu pecado. Seu pecado não foi um brinquedo de final de tarde, mas foi um crime hediondo, não por ser comum entre os homens e mulheres de todos os tempos, mas por ser uma ingratidão sem medida para com Deus que lhe concedera tantos favores ao longo de sua vida!

A Palavra de Deus é sempre um espelho revelador de nossas próprias fraquezas!  E, desta vez, que foi que a Palavra de Deus, proclamada neste Evangelho, revelou em nosso coração?

Frei Carlos Zagonel

Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3885

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …