Página Inicial / Animação Litúrgica / 17º Domingo do tempo Comum

17º Domingo do tempo Comum

PAI NOSSO: A ORAÇÃO QUE NOS UNE NA FÉ COMO IRMÃOS EM CRISTO
 
 24 de julho de 2016
DÉCIMO SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Verde
A.:Meus irmãos, por meio do exercício da oração, Deus nos fortalece no aprendizado da santidade e nos faz perceber os sinais da misericórdia divina. Como irmãos em Cristo, iniciemos a nossa Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Não sei se descobriste a encantadora luz, no olhar da mãe feliz que embala um novo ser. Nos braços leva alguém em forma de outro eu. Vivendo agora em dois se sente renascer./ R.:A MÃE SERÁ CAPAZ DE SE ESQUECER OU DEIXAR DE AMAR ALGUM DOS FILHOS QUE GEROU? E SE EXISTIR ACASO TAL MULHER, DEUS SE LEMBRARÁ DE NÓS EM SEU AMOR./ 2. O amor de mãe recorda o amor de nosso Deus, tomou seu povo ao colo e quis nos atrair. Até na ingratidão inflama seu amor. Um Deus apaixonado busca a mim e a ti.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco!TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3.ATO PENITENCIAL -P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós.TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, sois o amparo dos que em vós esperam e, sem vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por vós, usemos de tal modo os bens que passam que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Irmãos, a Palavra de Deus é fonte perene que enriquece e renova a nossa oração. Ouçamos, com reverência, as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Gn 18, 20-32). – Leitura do Livro do Gênesis.
Naqueles dias, 20O Senhor disse a Abraão: “O clamor contra Sodoma e Gomorra cresceu, e agravou-se muito o seu pecado. 21Vou descer para verificar se as suas obras correspondem ou não ao clamor que chegou até mim”. 22Partindo dali, os homens dirigiram-se a Sodoma, enquanto Abraão ficou na presença do Senhor. 23Então, aproximando-se, disse Abraão: “Vais realmente exterminar o justo com o ímpio? 24Se houvesse cinquenta justos na cidade, acaso irias exterminá-los? Não pouparias o lugar por causa dos cinquenta justos que ali vivem? 25Longe de ti agir assim, fazendo morrer o justo com o ímpio, como se o justo fosse igual ao ímpio. Longe de ti! O juiz de toda a terra não faria justiça?” 26O Senhor respondeu: “Se eu encontrasse em Sodoma cinquenta justos, pouparia por causa deles a cidade inteira”. 27Abraão prosseguiu dizendo: “Estou sendo atrevido em falar a meu Senhor, eu que sou pó e cinza. 28Se dos cinquenta justos faltassem cinco, destruirias por causa dos cinco a cidade inteira?” O Senhor respondeu: “Não destruiria, se achasse ali quarenta e cinco justos”. 29Insistiu ainda Abraão e disse: “E se houvesse quarenta?” Ele respondeu: “Por causa dos quarenta, não o faria”. 30Abraão tornou a insistir: “Não se irrite o meu Senhor, se ainda falo. E se houvesse apenas trinta justos?” Ele respondeu: “Também não o faria, se encontrasse trinta”. 31Tornou Abraão a insistir: “Já que me atrevi a falar a meu Senhor, e se houver vinte justos?” Ele respondeu: “Não a iria destruir por causa dos vinte”. 32Abraão disse: “Que o meu Senhor não se irrite, se eu falar só mais uma vez: e se houvesse apenas dez?” Ele respondeu: “Por causa dos dez, não a destruiria”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 137/138)R.: NAQUELE DIA EM QUE GRITEI, VÓS ME ESCUTASTES, Ó SENHOR!/ 1. Ó Senhor, de coração eu vos dou graças, porque ouvistes as palavras dos meus lábios! Perante os vossos anjos vou cantar-vos e ante o vosso templo vou prostrar-me/ 2. Eu agradeço vosso amor, vossa verdade, porque fizestes muito mais que prometestes; naquele dia em que gritei, vós me escutastes e aumentastes o vigor da minha alma./ 3. Altíssimo é o Senhor, mas olha os pobres e de longe reconhece os orgulhosos. Se no meio da desgraça eu caminhar, vós me fazeis tornar à vida novamente; quando os meus perseguidores me atacarem e com ira investirem contra mim, estendereis o vosso braço em meu auxílio e havereis de me salvar com vossa destra./ 4. Completai em mim a obra começada; ó Senhor, vossa bondade é para sempre! Eu vos peço: não deixeis inacabada esta obra que fizeram vossas mãos!
8. 2ª LEITURA (Cl 2, 12-14) – Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos: 12Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. 13Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. 14Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz. Palavra do Senhor.TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Recebestes o Espírito de adoção; é por ele que clamamos: Abá, Pai!
10. EVANGELHO – (Lc 11, 1-13) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 1Jesus estava rezando num certo lugar. Quando terminou, um de seus discípulos pediu-lhe: “Senhor, ensina-nos a rezar, como também João ensinou a seus discípulos”. 2Jesus respondeu: “Quando rezardes, dizei: ‘Pai, santificado seja o teu nome. Venha o teu Reino. 3Dá-nos a cada dia o pão de que precisamos,4e perdoa-nos os nossos pecados, pois nós também perdoamos a todos os nossos devedores; e não nos deixes cair em tentação’”. 5E Jesus acrescentou: “Se um de vós tiver um amigo e for procurá-lo à meia-noite e lhe disser: ‘Amigo, empresta-me três pães, 6porque um amigo meu chegou de viagem e nada tenho para lhe oferecer’, 7e se o outro responder lá de dentro: ‘Não me incomodes! Já tranquei a porta, e meus filhos e eu já estamos deitados; não me posso levantar para te dar os pães’; 8eu vos declaro: mesmo que o outro não se levante para dá-los porque é seu amigo, vai levantar-se ao menos por causa da impertinência dele e lhe dará quanto for necessário. 9Portanto, eu vos digo: pedi e recebereis; procurai e encontrareis; batei e vos será aberto. 10Pois quem pede, recebe; quem procura, encontra; e, para quem bate, se abrirá. 11Será que algum de vós que é pai, se o filho pedir um peixe, lhe dará uma cobra? 12Ou ainda, se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13Ora, se vós que sois maus, sabeis dar coisas boas aos vossos filhos, quanto mais o Pai do Céu dará o Espírito Santo aos que o pedirem!” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ- Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS- P.: Irmãos e irmãs, apresentemos a Deus os nossos pedidos e súplicas na certeza de que, em Sua misericórdia, Ele irá nos atender. Digamos confiantes: Ouvi, Senhor, a nossa prece!
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE.
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, em meio às adversidades e perseguições, dê testemunho da misericórdia de Cristo e seja sempre sinal de esperança para todos os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE.
2) Pelos governantes das nações, para que, trabalhando pela felicidade terrena dos homens, promovam sempre a justiça, a paz e o bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
3) Pelos doentes e por todas as pessoas que passam por momentos de dificuldades, para que, pelo exercício da oração, aprendam a crescer na amizade com Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE.
4) Pela Jornada Mundial da Juventude, Cracóvia 2016, que será realizada de 26 a 31 deste mês, para que seja um forte momento de vivência de oração e de aprendizado de comunhão fraterna, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
5) Por todos nós aqui reunidos, para que o Senhor nos ajude a rezar mais e melhor, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA PRECE.
(Preces Espontâneas)
P.: Acolhei, ó Pai, os nossos pedidos e aqueles que guardamos em nosso coração. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS –1. Muito alegre eu te pedi o que era meu parti, num sonho tão normal. Dissipei meus bens e o coração também, no fim meu mundo era irreal!/ R.:CONFIEI NO TEU AMOR E VOLTEI, SIM, AQUI É MEU LUGAR, EU GASTEI TEUS BENS, Ó PAI, E TE DOU ESTE PRANTO EM MINHAS MÃOS./ 2. Mil amigos conheci, disseram adeus, caiu a solidão em mim. Um patrão cruel levou-me a refletir: meu pai não trata um servo assim!/ 3. Nem deixaste-me falar da ingratidão, morreu no abraço o mal que eu fiz. Festa, roupa nova, anel, sandália aos pés. Voltei à vida, sou feliz!
15.P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Pai, os dons que recebemos da vossa bondade e trazemos a este altar. Fazei que estes sagrados mistérios, pela força da vossa graça, nos santifiquem na vida presente e nos conduzam à eterna alegria. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II– MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum II – MR (p.429)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:PROCURO ABRIGO NOS CORAÇÕES, DE PORTA EM PORTA DESEJO ENTRAR. SE ALGUÉM ME ACOLHE COM GRATIDÃO, FAREMOS JUNTOS A REFEIÇÃO./ 1. Eu nasci pra caminhar assim, dia e noite; vou até o fim. O meu rosto o forte sol queimou, meu cabelo o orvalho já molhou: eu cumpro a ordem do meu coração./ 2. Vou batendo até alguém abrir. Não descanso. O amor me faz seguir, é feliz quem ouve a minha voz, e abre a porta, entro bem veloz: eu cumpro a ordem do meu coração./ 3. Junto à mesa vou sentar depois e faremos refeição, nós dois. Sentirá seu coração arder e esta chama tenho de acender; eu cumpro a ordem do meu coração./ 4. Aqui dentro, o amor nos entretém; e, lá fora, o dia eterno vem. Finalmente nós seremos um e teremos tudo em comum! Eu cumpro a ordem do meu coração.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Recebemos, ó Deus, este sacramento, memorial permanente da paixão do vosso Filho; fazei que o dom da vossa inefável caridade possa servir à nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Hoje, a liturgia nos presenteia com o diálogo familiar de Abraão com Deus. Na 1ª leitura, ele suplica a Deus com insistência pelos justos de Sodoma e Gomorra e o próprio Senhor diz que ouviu o clamor do povo e que, pelos justos, terá compaixão dos pecadores. No Evangelho, a pedido dos discípulos, Cristo nos deixa o caminho da oração que nos conduz ao Pai. Ele nos diz que devemos pedir para receber. E assim nos ensina a oração do Pai Nosso, que começa bendizendo o nome de Deus, como uma profissão de fé, declarando que seu nome é Santo. Ele está acima de tudo o que existe no céu e na terra e sua vontade deve ser realizada onde quer que seja. Pedimos o pão de cada dia, mas antes pedimos ao Pai que o seu Reino esteja junto de nós. Precisamos libertar-nos de nossas faltas, por isso devemos pedir o perdão do Pai. Jesus nos diz que Ele nos perdoará, mas que será na mesma medida em que nós soubermos perdoar. Não adianta somente receber o perdão, mas é preciso saber ofertá-lo também. Por fim, pedimos que o Pai nos livre de todos os males. A 2ª leitura nos diz quem é o cristão. É aquele que pelo Batismo se tornou membro do Corpo de Cristo. Vivendo em Cristo, o cristão reza como o Mestre. Hoje devemos nos perguntar seriamente: temos tempo para rezar? Como estamos rezando? O que estamos rezando? A quem estamos rezando? Quando é que nos lembramos de rezar? Ao rezar nossa vida, dizendo a Deus nossos problemas, dificuldades e alegrias, vamos nos abrindo ao projeto do Pai. Se pedirmos ao Senhor a luz de seu Santo Espírito e abrirmos o nosso coração a Ele, poderemos viver cada vez mais próximos de sua Palavra, crescendo no plano que o Senhor tem para nós, aproximando-nos de sua misericórdia, contando com sua fortaleza e sua graça no nosso dia a dia. Precisamos saber esperar confiantes, perseverantes até o fim.

Leituras da Semana
Seg.:S. Tiago (Maior) Apóstolo, festa. 2Cor 4,7-15 ; Sl 125(126),1-2ab.2cd-3.4-5.6 (R/. 5) ; Mt 20,20-28
Ter.:S. Joaquim e S Ana, Pais de Maria Santíssima, mem.Eclo 44,1.10-15; Sl 131(132),11. 13-14. 17-18 (R/.Lc 1, 32a); Mt 13,16-17
Qua.:Jr 15,10.16-21 ; Sl 58(59),2-3. 4-5a. 10-11. 17.18 (R/. 17d) ; Mt 13,44-46
Qui.:Jr 18,1-6 ; Sl 145(146),1-2. 3-4. 5-6 (R/. 5a) ; Mt 13,47-53
Sex.:Sta Marta, mem.1Jo 4,7-16 ; Sl 33(34),2-3. 4-5. 6-7. 8-9. 10-11 (R/. 9a) ; Jo 11,19-27 ou Lc 10,38-42
Sáb.:S. Pedro Crisólogo, M Fac.Jr 26,11-16.24 ; Sl 68(69),15-16. 30-31. 33-34 (R/. cf. 14) ; Mt 14,1-12
Primeira Semana do Saltério
Décima Sétima Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …