Página Inicial / Animação Litúrgica / 18º Domingo do Tempo Comum

18º Domingo do Tempo Comum

BUSCAI OS BENS QUE NÃO SE ACABAM: OS VALORES DO REINO.
31 de julho de 2016
DÉCIMO OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Verde
A.:Irmãos e irmãs, é rico diante de Deus todo aquele que mantém o seu coração e sua vida abertos a Cristo, colocando a serviço do próximo o pouco ou o muito que possui. Fiquemos de pé e iniciemos a Santa Missa.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Não sei se descobriste a encantadora luz, no olhar da mãe feliz que embala um novo ser. Nos braços leva alguém em forma de outro eu. Vivendo agora em dois se sente renascer./ R.:A MÃE SERÁ CAPAZ DE SE ESQUECER OU DEIXAR DE AMAR ALGUM DOS FILHOS QUE GEROU? E SE EXISTIR ACASO TAL MULHER, DEUS SE LEMBRARÁ DE NÓS EM SEU AMOR./ 2. O amor de mãe recorda o amor de nosso Deus, tomou seu povo ao colo e quis nos atrair. Até na ingratidão inflama seu amor. Um Deus apaixonado busca a mim e a ti.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR- Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Manifestai, ó Deus, vossa inesgotável bondade para com os filhos e filhas que vos imploram e se gloriam de vos ter como criador e guia, restaurando para eles a vossa criação, e conservando-a renovada. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Meus irmãos, a Palavra de Deus ilumina a nossa mente, fortifica a nossa vontade para buscarmos as coisas que não passam. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
1ª LEITURA (Ecl 1, 2; 2,21-23). – Leitura do Livro do Eclesiastes.
2“Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade”.2,21Por exemplo: um homem que trabalhou com inteligência, competência e sucesso, vê-se obrigado a deixar tudo em herança a outro que em nada colaborou. Também isso é vaidade e grande desgraça. 22De fato, que resta ao homem de todos os trabalhos e preocupações que o desgastam debaixo do sol? 23Toda a sua vida é sofrimento, sua ocupação, um tormento. Nem mesmo de noite repousa o seu coração. Também isso é vaidade. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 89/90) – R.:VÓS FOSTES, Ó SENHOR, UM REFÚGIO PARA NÓS!/ 1. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou./ 2. Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: de manhã, ela floresce vicejante, mas à tarde, é cortada e logo seca./ 3. Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!/ 4. Saciai-nos de manhã, com vosso amor e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
8. 2ª LEITURA (Cl 3, 1-5.9-11) – Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos: 1Se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; 2aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. 3Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. 4Quando Cristo, vossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. 5Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. 9Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir 10e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento. 11Aí não se faz distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/Felizes os humildes de espírito, porque deles é o Reino dos céus!
10. EVANGELHO – (Lc 12, 13-21) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 13alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: “Mestre, dize ao meu irmão que reparta a herança comigo”. 14Jesus respondeu: “Homem, quem me encarregou de julgar ou de dividir vossos bens?” 15E disse-lhes: “Atenção! Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens”. 16E contou-lhes uma parábola: “A terra de um homem rico deu uma grande colheita. 17Ele pensava consigo mesmo: ‘O que vou fazer? Não tenho onde guardar minha colheita’. 18Então resolveu: ‘Já sei o que fazer! Vou derrubar meus celeiros e construir maiores; neles vou guardar todo o meu trigo, junto com os meus bens. 19Então poderei dizer a mim mesmo: Meu caro, tu tens uma boa reserva para muitos anos. Descansa, come, bebe, aproveita!’ 20Mas Deus lhe disse: ‘Louco! Ainda nesta noite, pedirão de volta a tua vida. E para quem ficará o que tu acumulaste? 21Assim acontece com quem ajunta tesouros para si mesmo, mas não é rico diante de Deus”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ- Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS –P.:Irmãos caríssimos, demos glória ao Deus Uno e Trino, Pai, Filho e Espírito Santo, e peçamos humildemente: Ouvi, Senhor, a súplica do Vosso povo!
TODOS: OUVI, SENHOR, A SÚPLICA DO VOSSO POVO!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que o Espírito Santo o ilumine e fortaleça na condução da Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A SÚPLICA DO VOSSO POVO!
2) Pelos governantes de nosso país, para que se coloquem sempre mais a serviço da justiça e dos mais pobres, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A SÚPLICA DO VOSSO POVO!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que Deus nos dê a necessária sabedoria para buscarmos, com afinco, os tesouros do Céu, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A SÚPLICA DO VOSSO POVO!
4) Pela nossa comunidade, para que viva com maior intensidade os gestos de solidariedade e partilha, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A SÚPLICA DO VOSSO POVO!
(Preces Espontâneas):
P.: Senhor, ouvi as nossas preces e concedei-nos agradecer sempre os Vossos benefícios. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.:NO TEU ALTAR SENHOR, COLOCO A MINHA VIDA EM ORAÇÃO./ 1. A alegria de te amar e ser amado quero em tuas mãos depositar./ 2. O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor./ 3. Os amigos que me deste e que são teus tudo entrego a ti, ó Senhor.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Dignai-vos, ó Deus, santificar estas oferendas e, aceitando este sacrifício espiritual, fazei de nós uma oferenda eterna para vós. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. 17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (pág. 483)- Prefácio dos Domingos do Tempo Comum III: A salvação dos homens, pelo homem – MR (p. 430).
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO –R.:PROCURO ABRIGO NOS CORAÇÕES, DE PORTA EM PORTA DESEJO ENTRAR. SE ALGUÉM ME ACOLHE COM GRATIDÃO, FAREMOS JUNTOS A REFEIÇÃO./ 1. Eu nasci pra caminhar assim, dia e noite; vou até o fim. O meu rosto o forte sol queimou, meu cabelo o orvalho já molhou: eu cumpro a ordem do meu coração./ 2. Vou batendo até alguém abrir. Não descanso. O amor me faz seguir, é feliz quem ouve a minha voz, e abre a porta, entro bem veloz: eu cumpro a ordem do meu coração./ 3. Junto à mesa vou sentar depois e faremos refeição, nós dois. Sentirá seu coração arder e esta chama tenho de acender; eu cumpro a ordem do meu coração./ 4. Aqui dentro, o amor nos entretém; e, lá fora, o dia eterno vem. Finalmente nós seremos um e teremos tudo em comum! Eu cumpro a ordem do meu coração.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Acompanhai, ó Deus, com proteção constante os que renovastes com o pão do céu e, como não cessais de alimentá-los, tornai-os dignos da salvação eterna. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO VOCACIONAL
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL
CANTOS OPCIONAIS
ENTRADA – R.: SENHOR, SE TU ME CHAMAS, EU QUERO TE OUVIR. SE QUERES QUE EU TE SIGA, RESPONDO: EIS-ME AQUI./ 1. Profetas te ouviram e seguiram tua voz, andaram mundo afora e pregaram sem temor. Seus passos tu firmaste sustentando seu vigor. Profeta tu me chamas: vê, Senhor, aqui estou./ 2. Nos passos do teu Filho toda igreja também vai, seguindo teu chamado de ser santa qual Jesus. Apóstolos e mártires se deram sem medir. Apóstolo me chamas: vê, Senhor, estou aqui./ 3. Os séculos passaram, não passou, porém, tua voz que chama ainda hoje, que convida a te seguir. Há homens e mulheres que te amam mais que a si, e dizem com firmeza: vê, Senhor, estou aqui.

Preparando a Partilha da Palavra
Neste domingo a Palavra de Deus nos convoca a revermos nossas opções e a não pautar a vida pelas falsas seguranças. É preciso rever nossa maneira de pensar e de agir, e colocar toda a nossa confiança no Senhor que é refúgio e proteção. Valeu o alerta do Senhor para nós hoje! Os bens materiais seduzem com muita facilidade o coração das pessoas. A verdadeira riqueza, segundo Jesus, é ser generoso com os demais, como o Pai é com todos. Pôr confiança nas riquezas é falta de bom-senso, falta de sabedoria. Quem põe o coração no dinheiro tem pouca consideração para com a vida humana, mergulha-a no mais absoluto fracasso, pois quem se fecha em si mesmo e em seus bens, em seu mundo, perde o melhor da vida. A saber, não levamos nada daqui. As riquezas materiais não têm valor duradouro. E bem sabemos que o produto que compramos hoje, amanhã já saiu da moda, e depois de amanhã nem haverá mais peças de reposição para consertá-lo! Nossa nova TV estará fora de moda antes mesmo que tivermos completado as prestações. Para se obter esses produtos criam nas pessoas a necessidade de possuí-las, mediante a publicidade nas ruas, na TV, na internet , no jornal… E as pessoas quando não conseguem comprar, ficam irrequietas; quando conseguem, logo ficam enjoadas, porque aparecem novas seduções no mercado. Evitemos então, todo tipo de ganância. A ‘sabedoria do lucro’ é injusta e assassina. Leva as pessoas a desconsiderar os fracos, e a manter as desigualdades, ela é pecaminosa. Não amontoar riquezas porque na hora do juízo serão as testemunhas da nossa avareza, a injustiça e a exploração, mas sim, riquezas que constituam a alegria de Deus! Ou seja, ser rico não para si, mas para Deus. Que a nossa participação nesta celebração nos ajude a seguir ao nosso Mestre Jesus, a ter os mesmos sentimentos que Ele teve. Ele se desapegou de tudo, tornando-se apenas solidário com os seres humanos; pois esta é a Sua e a nossa grandeza, este é o verdadeiro tesouro que dá sentido à vida.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.:Sto. Afonso Maria de LigórioBDr, mem. Jr 28,1-17; Sl 118(119); Mt 14,13-21
Ter.:Sto. Eusébio de VercelliB,MFac.S. Pedro Julião EymardPresb,MFac. Jr 30,1-2.12-15.18-22; Sl 101(102); Mt 14,22-36
Qua.:Jr 31,1-7 ; Cânt.: Jr 31,10. 11-12ab. 13 (R/. cf. 10d) ; Mt 15,21-28
Qui.:S. João Maria VianneyPresb, mem. Jr 31,31-34 ; Sl 50(51); Mt 16,13-23
Sex.:Dedicação da Basílica de Sta. Maria Maior, MFac. Ne 2,1.3; 3,1-3.6.7 ; Cânt.: Dt 32,35cd-36ab. 39abcd. 41abcd (R/. 39c) ; Mt 16,24-28
Sáb: Transfiguração do Senhor, Festa.Dn 7,9-10.13-14 ou 2Pd 1,16-19 ; Sl 96 (97); Lc 9,28b-36
Segunda Semana do Saltério
Décimo Oitavo Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …