Página Inicial / Animação Litúrgica / 19º Domingo do tempo Comum

19º Domingo do tempo Comum

VIGIAI, ORAI E FICAI DE PRONTIDÃO!   – Dia das Vocações Sacerdotais
07 de agosto de 2016 
19ºDOMINGO DO TEMPO COMUM  – ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
MÊS VOCACIONAL  – Cor Litúrgica: Verde
A.: Irmãos, neste primeiro domingo do mês vocacional, somos convidados à vigilância e à prontidão de coração. Rezamos hoje, de modo especial, pelos ministros ordenados (diáconos, padres e bispos) para que ajudem o rebanho do Senhor a alcançar a herança eterna. Iniciemos a Santa Missa.

RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA
1.Reunidos em torno dos nossos pastores, NÓS IREMOS A TI.
Armados com a força que vem do Senhor, NÓS IREMOS A TI.
Professando todos uma só fé, NÓS IREMOS A TI.
Sob o impulso do Espírito Santo, NÓS IREMOS A TI.
Refrâo:Igreja Santa, templo do Senhor. Glória a Ti, Igreja Santa, ó cidade dos cristãos.
Que Teus filhos, hoje e sempre, vivam todos como irmãos!
2.Seguindo os passos de Pedro e Paulo, NÓS IREMOS A TI.
Seguindo os primeiros cristãos, NÓS IREMOS A TI.
Pisando esta terra vermelha de sangue, NÓS IREMOS A TI.
Pisando esta terra que guarda seus corpos, NÓS IREMOS A TI
 
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, que sois a plenitude da verdade e da graça, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que vos tornastes pobre para nos enriquecer, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que viestes para fazer de nós o vosso povo santo, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus eterno e todo-poderoso, a quem ousamos chamar de Pai, dai-nos cada vez mais um coração de filhos, para alcançarmos um dia a herança que prometestes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: irmãos, a Palavra de Deus nos traz o tesouro da salvação. Atentos, ouçamos.
6. 1ª LEITURA (Sb 18, 6-9) – Leitura do Livro da Sabedoria.
6A noite da libertação fora predita a nossos pais, para que, sabendo a que juramento tinham dado crédito, se conservassem intrépidos. 7Ela foi esperada por teu povo, como salvação para os justos e como perdição para os inimigos. 8Com efeito, aquilo com que puniste nossos adversários, serviu também para glorificar-nos, chamando-nos a ti. 9Os piedosos filhos dos bons ofereceram sacrifícios secretamente e, de comum acordo, fizeram este pacto divino: que os santos participariam solidariamente dos mesmos bens e dos mesmos perigos. Isso, enquanto entoavam antecipadamente os cânticos de seus pais. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – 32/33) R.: FELIZ O POVO QUE O SENHOR ESCOLHEU POR SUA HERANÇA! (bis) / 1. Ó justos, alegrai-vos no Senhor! / Aos retos fica bem glorificá-lo. / Feliz o povo cujo Deus é o Senhor / e a nação que escolheu por sua herança! / 2. Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem / e que confiam, esperando em seu amor, / para da morte libertar as suas vidas / e alimentá-los quando é tempo de penúria. / 3. No Senhor nós esperamos confiantes, / porque ele é nosso auxílio e proteção! / Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, / da mesma forma que em vós nós esperamos.
8. 2ª LEITURA (Hb 11, 1-2.8-19) – Leitura da Carta aos Hebreus. (Versão Longa)
Irmãos: 1A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se veem. 2Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia. 9Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os coerdeiros da mesma promessa. 10Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. 11Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa. 12É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar”. 13Todos estes morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. 14Os que falam assim demonstram que estão buscando uma pátria, 15e se se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá. 16Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus. Pois preparou mesmo uma cidade para eles. 17Foi pela fé que Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único, 18do qual havia sido dito: “É em Isaac que uma descendência levará o teu nome”. 19Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho – o que é também um símbolo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis, não!
10. EVANGELHO – (Lc 12, 32-48) – (Leitura longa) P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 32“Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 35Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37Felizes os empregados que o senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar-se à mesa e, passando, os servirá. 38E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar! 39Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa para dar comida a todos na hora certa? 43Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, elevemos as nossas preces ao Pai, que conhece as nossas necessidades e nos concede, pelo exercício da vigilância, aquilo que pedimos. Digamos juntos: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, com sabedoria e humildade, continue desempenhando o seu ministério petrino na firmeza da fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelo nosso Arcebispo, Dom Sergio da Rocha, que no próximo dia 11 comemora o décimo quinto aniversário de sua ordenação episcopal, para que, pelo exercício da caridade, continue levando o Evangelho a todos os lugares do Distrito Federal, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE! 
3) Pelos governantes do nosso país, para que não esqueçam a dimensão do serviço para com o povo e estejam atentos aos clamores dos excluídos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Pelos jovens que sentem o chamado à vocação ao ministério ordenado, para que sejam encorajados em seu processo de discernimento e respondam com generosidade ao convite de Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
5) Por todos nós aqui reunidos, para que o Cristo nos fortaleça na fé e nos faça crescer no aprendizado da misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Senhor, Vós que sois Pai, atendei as nossas súplicas e dai-nos a graça da fidelidade e da perseverança na prática do bem. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: NO TEU ALTAR, SENHOR, COLOCO A MINHA VIDA EM ORAÇÃO./ 1. A alegria de te amar e ser amado quero em tuas mãos depositar./ 2. O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor./ 3. Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, ó Senhor.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, acolhei com misericórdia os dons que concedestes à vossa Igreja e que ela agora vos oferece. Transformai-os por vosso poder em sacramento de salvação. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V – MR (p. 495)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: COM AMOR ETERNO EU TE AMEI, DEI A MINHA VIDA POR AMOR. AGORA, VAI, TAMBÉM AMA O TEU IRMÃO./ 1. Já não somos servos, mas os teus amigos, à tua mesa nos sentamos pra comermos deste pão./ 2. Que nossa amizade se estenda a todos, pois o Cristo nos ensina que o amor é dom total./ 3. Terá recompensa até um copo d’água. O amor que é verdadeiro se traduz em gesto e vida./ 4. Cristo, partilhando sua graça e vida, quer que, unidos, a vivamos sempre entre os irmãos./ 5. Se permanecermos no amor de Cristo, viveremos sua mensagem de esperança e alegria./ 6. O pão da alegria nos alimentou, que ele seja nossa força e nos sustente a caminhada.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, o vosso sacramento que acabamos de receber nos traga a salvação e nos confirme na vossa verdade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO VOCACIONAL
TODOS: Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na Vida Consagrada e Religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da vida e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da igreja, modelo dos seguidores do evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém. (Bento XVI)
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
A cada momento pode chegar o fim de nossa vida. Então deve ser como a noite da libertação, que encontrou os israelitas preparados para saírem (1ª leit.), e não como uma noite de morte e condenação, como o empregado preguiçoso que é tomado de surpresa pela volta inesperada de seu patrão (Evangelho). Devemos preparar-nos para o definitivo de nossa vida, o que permanece, mesmo depois da morte. Mensagem difícil para o nosso tempo onde tudo tem que acontecer de imediato. Muitos nem querem pensar no que vem depois. Contudo, a perspectiva do fim é inevitável. Para alguns, o sentido da vida é a construção de um mundo novo, do qual nós não vamos participar, mas sim os nossos filhos. Querem se empenhar gratuitamente pela “geração futura”. Será isso suficiente? Jesus nos faz uma proposta diferente do mundo: um tesouro no céu, junto a Deus. Aí a traça não chega, mostrando como é provisória a vida e a história, Jesus nos ensina a usá-las bem, para produzir o que ultrapassa a vida e a história: o amor que nos torna semelhantes a Deus. Este é o tesouro do céu, mas ele precisa ser “arrecadado” aqui na terra. A visão cristã acompanha até certa altura os que se empenham pela construção de um mundo novo, solidário e igualitário, diferente da atual sociedade baseada no lucro individual. Mas não quer ficar simplesmente neste nível material, por mais fundamental que este seja. A visão cristã acredita que a solidariedade exercida aqui na história é confirmada para além da história. Ultrapassa nosso alcance humano. É confirmada por quem nos chamou à vida e nos faz existir: Deus.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: S. Domingos Presb, mem. Ez 1,2-5.24-28c; Sl 148; Mt 17,22-27
Ter.: Sta. Teresa Benedita da Cruz VgMt, MFac.; Ez 2,8-3,4; Sl 118(119); Mt 18,1-5.10.12-14
Qua.: S. Lourenço* Diácono Mt, festa. 2 Cor 9,6-10; Sl 111(112); Jo 12,24-26
Qui.: Sta. Clara Vg, mem. Ez 12,1-12; Sl 77(78); Mt 18,21 – 19,1
Sex.: Sta. Joana Francisca de Chantal, Rlg. MFac.; Ez 16,1-15.60.63 ou à escolha Ez 16,59-63; Cânt.: Is 12,2-3. 4bcd. 5-6 (R/. 1c); Mt 19,3-12
Sáb.: Ss. Ponciano Pp e Hipólito Presb. Mts. MFac.; Ez 18,1-10.13b.30-32; Sl 50(51); Mt 19,13-15
Terceira Semana do Saltério
Décimo Nono Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …