Página Inicial / Animação Litúrgica / 20º Domingo do Tempo Comum

20º Domingo do Tempo Comum

SOMOS CHAMADOS A TER FIRMEZA NA FÉ A EXEMPLO DE JESUS E DOS PROFETAS
Dia dos Pais – Dia das Vocações Matrimoniais – Início da Semana Nacional da Família
 14 de agosto de 2016   – 20ºDOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C  – Cor Litúrgica: Verde
MÊS VOCACIONAL – VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA
A.: irmãos amados, somos convidados a assumir com coragem e coerência a radicalidade do Evangelho. Rezemos, hoje, por todas as famílias, para que com os olhos fixos em Jesus possam viver no mundo segundo a vontade de Deus.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Vamos caminhando lado a lado; somos teus amigos, ó Senhor! Tua amizade é nossa alegria, por isso Te louvamos com amor./ 2. Cristo é modelo de amizade, pois nos deu a vida por amor. Dele recebemos força e alegria, para nos doarmos como irmãos./ 3. Seja o nosso encontro com o Pai um sinal da nossa união, para que, vivendo nós em sua graça, levemos paz e amor aos corações./ 4. Nossa luz e força é o Senhor, Ele que alegra a nossa vida. Sendo nosso Pai quer ser irmão, por amor se fez nossa comida.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: Irmãos e irmãs, no dia em que celebramos a vitória de Cristo sobre o pecado e a morte, também nós somos convidados a morrer para o pecado e ressurgir para uma vida nova. Reconheçamo-nos necessitados da misericórdia do Pai. P.: Senhor, que viestes procurar quem estava perdido, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes dar a vida em resgate de muitos, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que congregais na unidade os vossos filhos e filhas dispersos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por Nosso Senhor Jesus Cristo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, a Palavra de Deus nos alimenta e nos ajuda a caminhar com fé frente às tentações que aparecem ao longo da vida. Com confiança, ouçamos.
6. 1ª LEITURA (Jr 38, 4-6.8-10) –Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
Naqueles dias, 4disseram os príncipes ao rei: “pedimos que seja morto este homem; ele anda com habilidade lançando o desânimo entre os combatentes que restaram na cidade e sobre todo o povo, dizendo semelhantes palavras; este homem, portanto, não se propõe o bem-estar do povo, mas sim a desgraça”. 5Disse o rei Sedecias: “Ele está em vossas mãos; o rei nada vos poderá negar”. 6Agarraram então Jeremias e lançaram-no na cisterna de Melquias, filho do rei, que havia no pátio da guarda, fazendo-o descer por meio de cordas. Na cisterna não havia água, só lama; e assim ia-se Jeremias afundando na lama. 8Ebed-Melec saiu da casa do rei e veio ter com ele, e falou-lhe: 9“Ó rei, meu senhor, muito mal procederam esses homens em tudo o que fizeram contra o profeta Jeremias, lançando-o na cisterna para aí morrer de fome; não há mais pão na cidade”. 10O rei deu, então, esta ordem ao etíope Ebed-Melec: “leva contigo trinta homens e tira da cisterna o profeta Jeremias, antes que morra.” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – 39(40) R.: SOCORREI-ME, Ó SENHOR, VINDE LOGO EM MEU AUXÍLIO! 1. Esperando no Senhor, esperei no Senhor, e inclinando-se, ouviu meu clamor./ 2. Retirou-me da cova da morte e de um charco de lodo e de lama. Colocou os meus pés sobre a rocha, devolveu a firmeza a meus passos./ 3. Canto novo ele pôs em meus lábios, um poema em louvor ao Senhor. Muitos vejam, respeitem, adorem e esperem em Deus, confiantes./ 4. Eu sou pobre, infeliz, desvalido, porém, guarda o Senhor minha vida, e por mim se desdobra em carinho. Vós me sois salvação e auxílio; vinde logo, Senhor, não tardeis!
8. 2ª LEITURA (Hb 12, 1-4) – Leitura da Carta aos Hebreus.
Irmãos: 1Rodeados como estamos por tamanha multidão de testemunhas, deixemos de lado o que nos pesa e o pecado que nos envolve. Empenhemo-nos com perseverança no combate que nos é proposto, 2com os olhos fixos em Jesus, que em nós começa e completa a obra de fé. Em vista da alegria que lhe foi proposta, suportou a cruz, não se importando com a infâmia, e assentou-se à direita do trono de Deus. 3Pensai naquele que enfrentou uma tal oposição por parte dos pecadores, para que não vos deixeis abater pelo desânimo. 4Vós ainda não resistis até ao sangue na vossa luta contra o pecado. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Minhas ovelhas escutam a minha voz, minha voz estão elas a escutar; eu conheço, então, minhas ovelhas, que me seguem, comigo a caminhar.
10. EVANGELHO – (LC 12, 49-53) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:49 Eu vim para lançar fogo sobre a terra, e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo, e como estou ansioso até que isto se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois, daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas 53e duas contra três; ficarão divididos: o pai contra o filho e o filho contra o pai; a mãe contra a filha e a filha contra a mãe; a sogra contra a nora e a nora contra a sogra. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: iluminados pela Palavra de Deus, elevemos a nossa oração ao Pai do Céu, dizendo: Ouvi-nos, Senhor!
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que continue acompanhando, com atenção e solicitude, os seus filhos mais frágeis, dando-lhes de novo confiança e esperança, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
2) Pelos governantes e autoridades públicas, para que sejam grandes promotores e defensores da vida e respeitem a instituição familiar na sua natureza e dignidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
3) Pelos pais de nossa comunidade, para que, à luz da Palavra de Deus, eduquem seus filhos no caminho da caridade e da misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
4) Pelas famílias que passam por dificuldades, para que nunca desanimem e possam encontrar na comunidade gestos de solidariedade e partilha, rezemos ao Senhor.

TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
5) Por todos nós aqui reunidos, para que, em nossas famílias, possamos viver a experiência do perdão, do diálogo e da oração, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS, SENHOR!
(Preces Espontâneas)
P.: Abri, Senhor, os nossos ouvidos à mensagem da Palavra que escutamos, para corrermos, com perseverança, para a vitória de que a Cruz é o sinal. Por Cristo Senhor nosso.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: NO TEU ALTAR, SENHOR, COLOCO A MINHA VIDA EM ORAÇÃO./ 1. A alegria de te amar e ser amado quero em tuas mãos depositar./ 2. O desejo de ser bom e generoso faz-me viver com mais amor./ 3. Os amigos que me deste e que são teus, tudo entrego a ti, ó Senhor.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, estas nossas oferendas, pelas quais entramos em comunhão convosco, oferecendo-vos o que nos destes, e recebendo-vos em nós. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV – MR (p. 488).
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: COM AMOR ETERNO EU TE AMEI, DEI A MINHA VIDA POR AMOR. AGORA, VAI, TAMBÉM AMA O TEU IRMÃO./ 1. Já não somos servos, mas os teus amigos, à tua mesa nos sentamos pra comermos deste pão./ 2. Que nossa amizade se estenda a todos, pois o Cristo nos ensina que o amor é dom total./ 3. Terá recompensa até um copo d’água. O amor que é verdadeiro se traduz em gesto e vida./ 4. Cristo, partilhando sua graça e vida, quer que, unidos, a vivamos sempre entre os irmãos./ 5. Se permanecermos no amor de Cristo, viveremos sua mensagem de esperança e alegria./ 6. O pão da alegria nos alimentou, que ele seja nossa força e nos sustente a caminhada.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Unidos a Cristo por este sacramento, nós vos imploramos, ó Deus, que, assemelhando-nos a ele aqui na terra, participemos no céu da sua glória. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO VOCACIONAL
TODOS: Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na Vida Consagrada e Religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da vida e pastor do ebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da igreja, modelo dos seguidores do evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém. (Bento XVI)
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
Hoje, somos levados a refletir em nossa fé; será que muitas vezes não deixamos de ser fiéis a Deus por medo de passar por situações desafiadoras? A 1ª leitura é do profeta Jeremias, que assumindo falar em nome de Deus, não é nem um pouco omisso, pois sujeitou-se a ir parar no fundo de uma cisterna do palácio real para morrer de fome e de sede e ser considerado ainda um traidor da pátria. O Evangelho é de Lucas e está mostrando palavras nada moderadas que saem da boca de Jesus. Com essas palavras Jesus quis mostrar aos discípulos aonde iria chegar sua missão sobre a terra. Por causa de tanta hipocrisia no mundo, seu julgamento leva o próprio “Filho do Homem” a posturas de enfrentamento; não só Ele, mas também seus discípulos, chegando a causar divisões a partir da própria família por causa do Reino de Deus. A 2ª leitura é tirada da Carta de São Paulo aos Hebreus, ela vem coroar nossas reflexões de hoje falando-nos do exemplo de Cristo, autor e realizador da fé que suportou a cruz, desprezando a vergonha…” e nos alerta para permanecermos firmes em todas as provações, para superarmos com generosidade as dificuldades, como os atletas numa competição.
Como nossas famílias estão dialogando e acolhendo a Palavra de Deus para que não haja divisões familiares?

CANTOS OPCIONAIS
1. Que nenhuma família comece em qualquer de repente, / que nenhuma família termine por falta de amor. / Que o casal seja um para o outro de corpo e de mente, / e que nada no mundo separe um casal sonhador. / Que nenhuma família se abrigue debaixo da ponte, / que ninguém interfira no lar e na vida dos dois. / Que ninguém os obrigue a viver sem nenhum horizonte, / que eles vivam do ontem, do hoje e em função de um depois. / R.: QUE A FAMÍLIA COMECE E TERMINE SABENDO ONDE VAI, / E QUE O HOMEM CARREGUE NOS OMBROS A GRAÇA DE UM PAI. / QUE A MULHER SEJA UM CÉU DE TERNURA, ACONCHEGO E CALOR, / E QUE OS FILHOS CONHEÇAM A FORÇA QUE BROTA DO AMOR. / ABENÇOA, SENHOR, AS FAMÍLIAS! AMÉM! / ABENÇOA, SENHOR, A MINHA TAMBÉM. (BIS) / 2. Que marido e mulher tenham força de amar sem medida, / que ninguém vá dormir sem pedir ou sem dar seu perdão. / Que as crianças aprendam no colo o sentido da vida, / que a família celebre a partilha do abraço e do pão. / Que marido e mulher não se traiam, / nem traiam seus filhos, / que o ciúme não mate a certeza do amor entre os dois. / Que no seu firmamento a estrela que tem maior brilho, / seja a firme esperança de um céu aqui mesmo e depois.
LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Ez 24,15-24; Cânt.: Dt 32,18-19. 20. 21 (R/. cf. 18a); Mt 19,16-22
Ter.: Sto Estêvão da Hungria, MFac. Ez 28,1-10; Cânt.:Dt 32,26-27ab.27cd-28.30.35cd-36ab (R/. 39c); Mt 19,23-30
Qua: Ez 34,1-11; Sl 22(23),1-3a.3b-4.5.6 (R/. 1); Mt 20,1-16a
Qui: Ez 36,23-28; Sl 50(51),12-13.14-15.18-19 (R/. Ez 36,25); Mt 22,1-14
Sex.: S. João Eudes Presb, MFac. Ez 37,1-14; Sl 106(107),2-3. 4-5. 6-7. 8-9 (R/. 1); Mt 22,34-40
Sáb.: São Bernardo AbDr, mem. Ez 43,1-7a; Sl 84(85),9ab-10. 11-12. 13-14 (R/. cf. 10b); Mt 23,1-12
Quarta Semana do Saltério
Vigésima Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …