Página Inicial / Animação Litúrgica / Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

Solenidade da Assunção de Nossa Senhora

SOLENIDADE DA ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
MARIA, A BENDITA ENTRE AS MULHERES, FOI ELEVADA AO CÉU.
Dia das Vocações Religiosas
21 de agosto de 2016 
VIGÉSIMO PRIMEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA, SOLENIDADE.
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
MÊS VOCACIONAL – VOCAÇÃO À VIDA RELIGIOSA
Cor Litúrgica: Branco
A.: Meus irmãos, celebrando a Solenidade da Assunção de Nossa Senhora, reconhecemos as maravilhas que o Senhor operou na vida de sua humilde serva. De um modo especial, nesta Liturgia, recordamos nossos irmãos e irmãs de vida consagrada e rezamos por eles, a fim de que eles possam viver com fidelidade os valores evangélicos. Fiquemos de pé e iniciemos a celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Maria concebida sem culpa original, trouxeste a luz da vida na noite de Natal. Tu foste imaculada na tua conceição, ó mãe predestinada da nova criação./ R.: MARIA DA ASSUNÇÃO, ESCUTA A NOSSA VOZ E PEDE PROTEÇÃO PRA CADA UM DE NÓS (BIS)./ 2. Maria, mãe, rainha, protege com teu véu o povo que caminha na direção do céu. Tu foste a maravilha das obras do senhor: esposa, mãe e filha do mesmo Deus de amor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça e a paz de Deus, nosso Pai, e de Jesus Cristo, nosso Senhor, estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus eterno e todo-poderoso, que elevastes à glória do céu em corpo e alma a imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, dai-nos viver atentos às coisas do alto, a fim de participarmos da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, com Maria, nós aprendemos a ouvir e a meditar a Palavra de Deus. Atentos, escutemos o que o Senhor tem a nos falar.
6. 1ª LEITURA (Ap 11, 19a; 12,1-6a.10ab) – Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
19aAbriu-se o Templo de Deus que está no céu e apareceu no Templo a arca da Aliança. 12,1Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. 3Então apareceu outro sinal no céu: um grande Dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças e dez chifres e, sobre as cabeças, sete coroas. 4Com a cauda, varria a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O Dragão parou diante da Mulher que estava para dar à luz, pronto para devorar o seu Filho, logo que nascesse. 5E ela deu à luz um filho homem, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o Filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. 6aA mulher fugiu para o deserto, onde Deus lhe tinha preparado um lugar. 10abOuvi então uma foz forte do céu, proclamando: “Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do nosso Deus, e o poder do seu Cristo”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 44/45)
R.: À VOSSA DIREITA SE ENCONTRA A RAINHA, COM VESTE ESPLENDENTE DE OURO DE OFIR./ 1. As filhas de reis vêm ao vosso encontro, e à vossa direita se encontra a rainha com veste esplendente de ouro de Ofir./ 2. Escutai, minha filha, olhai, ouvi isto: “Esquecei vosso povo e a casa paterna!” Que o Rei se encante com vossa beleza! Prestai-lhe homenagem: é vosso Senhor!/ 3. Entre cantos de festa e com grande alegria, ingressam, então, no palácio real.
8. 2ª LEITURA (1 Cor 15, 20-27a) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 20Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 27aCom efeito, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Maria é elevada ao céu. Alegrem-se os coros dos anjos.
10. EVANGELHO – (Lc 1, 39-56) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naqueles dias, 39Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, a uma cidade da Judeia. 40Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. 41Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. 42Com um grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre!” 43Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? 44Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre. 45Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido, o que o Senhor lhe prometeu”. 46Então Maria disse: “A minha alma engrandece o Senhor, 47e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador, 48porque olhou para a humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, 49porque o Todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, 50e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que o respeitam. 51Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração. 52Derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. 53Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. 54Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, 55conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. 56Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, neste dia em que toda a Igreja se alegra com a Assunção da Virgem Maria, chegue até Deus a nossa oração. Digamos juntos: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e por todo o clero, para que, sob a proteção de Maria, continuem professando que a vivência da devoção mariana é um sinal privilegiado da pertença ao Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos dirigentes de todos os povos, para que, pelos caminhos da justiça, da liberdade e da paz, promovam o desenvolvimento integral de todos os cidadãos e ajudem na construção de um mundo mais fraterno, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pelas Congregações e Institutos religiosos do mundo inteiro, para que Deus lhes dê sólidas e santas vocações, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Pelas famílias de nossa Arquidiocese, neste dia em que encerramos a Semana Nacional da Família, para que aprendam a imitar as virtudes de Maria e saibam levar o Cristo ao próximo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas):
P: Ouvi, Deus de bondade, as nossas súplicas e fazei-nos entrar na glória eterna, onde já se encontra a Mãe do Vosso Filho, elevada ao Céu em corpo e alma. Por Jesus Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Os grãos que formam a espiga se unem pra serem pão; os homens que são Igreja, se unem pela oblação. / R.: DIANTE DO ALTAR, SENHOR, ENTENDO MINHA VOCAÇÃO: DEVO SACRIFICAR A VIDA POR MEU IRMÃO. / 2. O grão caído na terra só vive se vai morrer; é dando que se recebe, morrendo se vai viver. / 3. O vinho e o pão ofertamos, são nossa resposta de amor. Pedimos humildemente: “aceita-nos, ó Senhor.”
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Suba até vós, ó Deus, o nosso sacrifício, e, pela intercessão da Virgem Maria, elevada ao céu, acendei em nossos corações o desejo de chegar até vós. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – Prefácio A Glória de Maria – (MR p. 639)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: COM AMOR ETERNO EU TE AMEI, DEI A MINHA VIDA POR AMOR. AGORA, VAI, TAMBÉM AMA O TEU IRMÃO./ 1. Já não somos servos, mas os teus amigos, à tua mesa nos sentamos pra comermos deste pão./ 2. Que nossa amizade se estenda a todos, pois o Cristo nos ensina que o amor é dom total./ 3. Terá recompensa até um copo d’água. O amor que é verdadeiro se traduz em gesto e vida./ 4. Cristo, partilhando sua graça e vida, quer que, unidos, a vivamos sempre entre os irmãos./ 5. Se permanecermos no amor de Cristo, viveremos sua mensagem de esperança e alegria./ 6. O pão da alegria nos alimentou, que ele seja nossa força e nos sustente a caminhada.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que nos alimentastes com o sacramento da salvação, concedei-nos, pela intercessão da virgem Maria elevada ao céu, chegar à glória da ressurreição. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO VOCACIONAL
TODOS: Senhor da messe e pastor do rebanho, faz ressoar em nossos ouvidos teu forte e suave convite: “Vem e segue-me”. Derrama sobre nós o teu Espírito, ele nos dê sabedoria para ver o caminho e generosidade para seguir tua voz. Senhor, que a messe não se perca por falta de operários. Desperta nossas comunidades para a missão. Ensina nossa vida a ser serviço. Fortalece os que querem dedicar-se ao Reino, na Vida Consagrada e Religiosa. Senhor, que a messe não se perca por falta de pastores. Sustenta a fidelidade de nossos bispos, padres, consagrados e leigos. Dá perseverança aos nossos seminaristas e vocacionados. Desperta o coração de nossos jovens para o ministério pastoral em tua igreja. Senhor da vida e pastor do rebanho, chama-nos para o serviço do teu povo. Maria, Mãe da igreja, modelo dos seguidores do evangelho, ajuda-nos a responder sim. Amém. (Bento XVI)
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 527)
P.: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.
TODOS: AMÉM
P.: Seja-vos dado sentir sempre e por toda parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
TODOS: AMÉM
P.: E vós, que vos reunistes hoje para celebrar sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
TODOS: AMÉM
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM

Preparando a Partilha da Palavra
Maria percorreu um caminho de fé às vezes cansativo, não entendeu tudo rapidamente, pediu explicações ao anjo, maravilhou-se muitas vezes do que se dizia de seu Filho e em várias circunstâncias não entendeu as escolhas que Jesus fazia. O projeto de Deus para ela e para seu Filho permaneceu misterioso até que chegou a luz da Páscoa. Nos primeiros anos de vida da Igreja, encontramos Maria inserida na comunidade em Jerusalém. Maria é, portanto, uma irmã que vive as alegrias e as dores, as angústias e as esperanças de todos os irmãos da comunidade. Esta irmã é, porém, muito especial, pois foi escolhida por Deus para gerar o Salvador.  E, mesmo estando grávida, se coloca a caminho para visitar sua prima Isabel, a quem Deus havia concedido o dom da maternidade mesmo sendo ela de idade avançada. Com o encontro de Jesus e de João Batista, ainda no ventre de suas mães, termina o tempo das promessas e se inicia o tempo da realização. Por isso, Isabel saúda a prima dizendo: “Bem-aventurada aquela que acreditou, porque será cumprido o que o Senhor lhe prometeu”. A primeira leitura é uma reflexão endereçada às comunidades cristãs, sofredoras e desanimadas, para que descubram melhor o significado da fé no Ressuscitado em meio aos sofrimentos da vida. Estar vestida de sol lembra a glória com que Deus, o Criador, está vestido. As doze estrelas representam as doze tribos de Israel. Então, a Mulher, adornada de todo o seu esplendor – o sol, a lua, as doze estrelas – simboliza tanto o povo de Deus, o antigo Israel, como também a Igreja, corpo de Cristo. Um e outro são vítimas das perseguições do Dragão, símbolo de dominação. Na segunda leitura, Paulo mostra que os cristãos de Corinto não teriam tido tantos problemas e conflitos se tivessem entendido e aceitado a ressurreição. Se em Adão todos morreram, em Cristo todos viverão. O pecado trouxe a morte a todos. A ressurreição de Cristo traz vida a todos. Maria assunta ao céu é a criatura que atingiu a plenitude da salvação. Ela é bem-aventurada porque acreditou e sua fé foi expressa por meio de ações concretas, como, por exemplo, pelo serviço a Isabel. Nossa participação na missão do Filho e em sua experiência pascal se dá no cotidiano da vida, na atenção que podemos dedicar a alguém, a algum projeto. Toda a vida de Maria foi um constante assumir a vontade do Senhor. Ela, a Serva do Senhor, é feliz, pois soube escutar e guardar a Palavra de Deus.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Nossa Senhora Rainha, mem. Is 9,1-6; Sl 112 (113),1-2.3-4.5-6.7-8 (R/. 2); Lc 1,26-38
Ter.: Sta Rosa de Lima Vg., padroeira da América Latina, festa.2Cor 10,17 – 11,2; Sl 148,1-2. 11-13a. 13c-14 (R/. cf. 12a. 15a); Mt 13,44-46
Qua.: São Bartolomeu ap, festa. Ap 21,9b-14; Sl 144(145),10-11. 12-13ab.17-18 (R/. cf. 12a); Jo 1,45-51
Qui.: S. Luís Rei da França, M Fac. S. José Calasanz Presb, M Fac.1Cor 1,1-9; Sl 144(145),2-3. 4-5. 6-7 (R/. cf. 1b); Mt 24,42-51.
Sex.: 1Cor 1,17-25; Sl 32(33),1-2. 4-5. 10ab e 11 (R/. 5b); Mt 25,1-13
Sáb.: Sta Mônica, mem. 1Cor 1,26-31 ; Sl 32(33),12-13. 18-19. 20-21 (R/. cf. 12b) ; Mt 25,14-30
Primeira Semana do Saltério
Vigésimo primeiro Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …