Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 18ª Domingo Comum

Liturgia 18ª Domingo Comum

LITURGIA – 18º. DOMINGO COMUM.
“Tomai cuidado contra todo tipo de ganância!”

1.ACOLHIDA.
Irmãos e irmãs, sentemo-nos aos pés de Jesus para sermos ensinados. Como bons discípulos, queremos conhecer os caminhos de paz e de salvação por Ele ensinados. Hoje, Ele nos adverte contra o pecado da ganância, um verdadeiro pecado de idolatria!
A vida é breve e o muito dinheiro – especialmente – mal adquirido, não satisfaz e, não salva da morte eterna!  Que faremos de nossa alma com o dinheiro mal adquirido? Com certeza, aumentamos o “fogo eterno”!

2.PALAVRA DE DEUS.
Ecl 1,2;2,21-23 – Colocar sua confiança na ganância por bens materiais é pura vaidade e desilusão: os bens materiais, por numerosos que sejam, são dão satisfação e nem salvam nossa vida! A Bíblia nos afirma que o rico ganancioso é como gado gordo destinado ao açougue! (Sl 49).

Cl 3,1-5.9-11 – A vida humana passa rápida como uma sombra de verão, mas a vida eterna tem um preço diferente: Não é adquirida por bens materiais, mas pela prática do bem e da justiça! Paulo nos adverte: “Esforçai-vos por alcanças as coisas do alto, onde está Cristo sentado à direita de Deus!” Com certeza, todos nós queremos ser glorificados como Jesus, ser como Ele ressuscitado. Esta esperança é que paga a pena viver!

Lc 12,13-21 – Não façamos de Jesus Cristo um distribuidor de bens materiais! Ele veio para salvar-nos do pecado e abrir-nos as portas da vida eterna! Os bens materiais não salvam e após a morte, para quem vão ficar? E a morte vem rápida, rapidinha e de surpresa!

3.REFLEXÃO

O provérbio afirma: ”O tempo é dinheiro!”, mas vida passa rápida como uma nuvem de verão! Que adianta angustiar-se pelos bens materiais e desconhecer os caminhos da justiça e da honestidade se a morte nos surpreende pelo caminho e os bens materiais vão para outras mãos e são inúteis para a salvação eterna? É pura vaidade e desilusão! Jesus disse: “Louco! Ainda nesta noite pedirão de volta a tua vida! E para quem ficará o que tu acumulaste!” É bom ter o necessário e ser rico de Deus! O dinheiro é necessário, disso ninguém duvida, mas fazer ele um ídolo, um falso deus, é, com certeza, uma loucura. Não existe “paraíso fiscal” que salve seu dinheiro para sempre! Ele não vai com você para a eternidade!

São Paulo nos recorda que Jesus ressuscitou e nós já participamos de sua vida divina; por isso, devemos preocupar-nos com as coisas do alto, mantendo-nos fiéis a seus ensinamentos para migrar desta vida temporal para a glória eterna. A bem da verdade, não sabemos o que Jesus nos preparou “no andar superior”, mas sabemos que nossa cabecinha humana não consegue se quer imaginar a promessa de Deus! (1Co 1,7-10).

As contas nos “paraísos fiscais” nem deixam dormir em paz! A “lava jato” pode descobrir! E o pior de tudo é que esta riqueza mal adquirida não salva e, apenas, aumenta a “fogueira” lá no andar de baixo!  Não é conveniente falar do “inferno”? Mas, se Jesus falou tantas vezes do fogo que não se apaga, do verme que rói continuamente… Por que não devemos recordar para todos nós, que “brincar com o amor divino” não é coisa séria! Sejamos prudentes e sábios aproveitando bem os ensinamentos de Jesus, nosso Salvador. “Tomai cuidado contra todo tipo de ganância, porque mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida de um homem não consiste na abundância de bens!

Frei Carlos Zagonel.
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3958

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …