Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 19º Domingo Comum

Liturgia 19º Domingo Comum

LITURGIA – 19º DOMINGO COMUM – 07.08.2016
“É PRECISO VIGIAR E FICAR DE PRONTIDÃO!”
01.ACOLHIDA.
A celebração dominical é expressão de nossa fé nas promessas de nosso Deus: Cremos na Palavra de Deus e esperamos os bens prometidos – não os vemos com nossos olhos carnais, mas os esperamos porque Deus é fiel. A celebração dominical como dever religioso não tem graça nenhuma! É um peso, uma escravidão!
Celebremos nossa fé, esperando os bens prometidos porque nosso Deus é um Deus fiel!

02.PALAVRA DE DEUS.
Sb 18,6-9 – Vivendo como escravos, no Egito, o Povo de Deus celebrava secretamente, de noite, às escondidas, seu culto religioso. Fortaleciam-se esperando a libertação prometida. A celebração comunitária tornava-os solidários e vigilantes na esperança! Como é nossa celebração dominical? Celebramos nossa esperança?

Hb 11,1-2.8-19 – Abraão acreditou na Palavra de Deus esperando por uma terra que nem mesmo sabia onde ficava. Caminhou na esperança, ou seja: Na certeza que Deus seria fiel na promessa! E nós como caminhamos? A celebração dominical deve ser uma expressão de nossa esperança nos bens prometidos por Nosso Senhor Jesus Cristo!

Lc 12,32-48 – As Parábolas, contadas por Jesus, são uma promessa e, ao mesmo tempo, são um desafio para fazer uma boa escolha. Ele prometeu o Reino e nos desafia a esperá-lo vigilantes, praticando o bem e a justiça até à sua chegada. Jesus vai voltar, com certeza, para recompensar quem acreditou e foi fiel. Todo infiel será excluído da vida eterna! A Palavra de Deus é pra valer = crer, agarrar ou largar para sempre!

03 – Reflexão.
A Fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades de que não se vêem. Abraão acreditou na terra prometida sem saber onde ficava e como seria! Por sua Palavra, Jesus nos prometeu o Reino e a vida eterna e nós nem sabemos bem o que significa isso, mas acreditamos na Palavra e aguardamos com esperança o cumprimento da Promessa de nosso Deus. A celebração dominical é para fortalecer nossa fé e nossa esperança.

Os antigos celebravam sua esperança na libertação, com ritos noturnos e escondidos buscando fortalecer-se nas promessas de Deus. Nós ainda podemos celebrar de maneira pública e em comunidade para aumentar nossa fé e nossa esperança. Portanto, não queiramos, apenas, cumprir um dever! Queremos celebrar nossa fé e nossa esperança e fortalecer nossa comunidade nos caminhos do bem e da justiça!

Quem tem fé e esperança na Palavra de Deus, mantêm-se vigilante aguardando a chegada do Senhor. Ele virá para recompensar os servos fiéis. Ele mesmo nos fará sentar à mesa e nos servirá um delicioso jantar! Ele nos quer felizes para sempre!

Servo fiel é aquele que não se limita evitar o mal, mas aquele que se compromete e realiza a prática do bem.  A omissão e a ociosidade não agradam a Deus! Ele nos quer ativos na prática do bem: “Aquele empregado que, conhecendo a vontade do senhor, nada preparou e nem agiu conforme sua vontade será chicoteado muitas vezes!” O Senhor, com certeza, voltará para nos julgar, pra o prêmio ou para o castigo! Com Deus não se brinca, adverte-nos o próprio Senhor Jesus! (Gl 6,7).

A vida não é brincadeira!  É compromisso sério e inevitável!
Viver bem, paga a pena!

Frei Carlos Zagonel
Fonte:http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3969

Um dogma cuiabano