Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 20º Domingo Comum

Liturgia 20º Domingo Comum

LITURGIA – 20º DOMINGO COMUM
“A celebração dominical significa ter certeza da posse dos bens prometidos por Deus!".

1.Acolhida.
A celebração dominical é muito importante para todos nós. È um termômetro para avaliar a autenticidade de nossa fé: Participamos na celebração dominical por costume, por medo do pecado ou porque desejamos encontrar-nos com o Salvador e celebrar com Ele a Eucaristia?
Na resposta inicial, nós dizemos: “Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!” Não cumprimos um dever, nem evitamos um pecado, vamos para um encontro de amor! A celebração da Eucaristia é uma escolha de amor e uma decisão de abandonar os caminhos do pecado e viver a graça indizível de ser filho adotivo de Deus por Jesus Cristo. Não queremos viver uma vida sem sentido, mas queremos viver uma experiência de amor divino!

2. Palavra de Deus.
Jr 38,4-6.8-10 – O profeta Jeremias prega a aliança com os inimigos como meio de salvar a vida; do contrário, seriam mortos. Esta era a vontade de Deus; não era seu desejo! Por obedecer à vontade de Deus, Jeremias é preso e jogado num poço para morrer de fome!

Hb 12,1-4 – Na vida difícil dos cristãos perseguidos, Paulo propõe fixar os olhos em Jesus e segui-lo! Não seguir os caminhos do pecado, mas escolher o caminho da Cruz pensando na glorificação definitiva que nos é prometida. Jesus, também, escolheu o caminho da fidelidade ao Pai; nós, também, queremos seguir o exemplo de Jesus Cristo, nosso Salvador.

Lc 12,49-53 – O fogo de que Jesus fala no Evangelho, é o fogo do amor divino; Ele quer incendiar o mundo com o amor de Deus! Para isso, Ele deseja receber o “batismo de Sangue” que é o preço de nossa salvação! Ele aceita morrer para nos salvar! Queremos prova maior do amor de Jesus por nós?

3. Reflexão.
A vida é um combate decisivo e inevitável: você precisa decidir de que lado está e o que realmente espera da presente vida humana. Você decide por um “sucesso econômico, temporal e passageiro” (Esta vida passa e passa rapidinho!) ou acredita na Palavra de Jesus e espera uma vida eterna, semelhante à vida de Deus? Diz o Apóstolo João: “Seremos semelhantes a Ele… seremos gloriosos e cheios de luz como Jesus ressuscitado!” A vida é uma escolha, é crer, agarrar ou largar de vez!

Fixar o olhar em Jesus e colocá-lo no centro de nosso coração significa agarrar a cruz de todos os dias e seguir os passos de Jesus! Ele abraçou a cruz para nos salvar e nós que preço pagamos para ser seus discípulos?  Diz São Paulo: “Vós ainda não resististes até o sangue na vossa luta contra o pecado!”.

O cristão de hoje precisa ter um coração incendiado pelo fogo do amor divino, o fogo que Jesus trouxe à terra! O mundo precisa de homens e de mulheres de fogo, que desejem o batismo que Jesus desejou para nos salvar! Mas, tenhamos certeza que, no meio de nós, há cristãos e cristãs que derramam seu sangue, gota a gota (sofrimento a cruz de cada dia) para a salvação do mundo e do Brasil.

A opção por Jesus Cristo, fixar nosso olhar em Jesus Cristo… Não é espalhafatoso, mas humilde e conhecido somente de Deus, que não deixa perder nem uma lagrima derramado por Ele. Temos muitos irmãos, espalhados pelo mundo afora, que morrem todos os dias por Jesus Cristo!  Sigamos seu caminho de fidelidade e perseverança.

Frei Carlos Zagonel.
Fonte:http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3982

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …