Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Solenidade Assunção de Nossa Senhora

Solenidade Assunção de Nossa Senhora

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA – 21/08/2016

“Um grande sinal apareceu no céu: uma mulher vestida de sol…”.

1.Acolhida.
Na veneração à Virgem Maria, Mãe de Jesus, o Povo brasileiro bem que merece uma medalha de ouro! Ele é empobrecido e sofrido; por isso ele se volta para a Mãe que sabe como interceder por nós! Nas Bodas de Caná, Maria disse a Jesus: “Eles não têm mais vinho!”.
Hoje, com certeza, Ela tem que dizer: Eles não têm saúde, não têm segurança, não têm mais emprego e nem trabalho para ganhar o pão necessário de cada dia. Rezemos, hoje, com Nossa Senhora pedindo ao Pai por meio de seu Filho Jesus, o pão, a paz e a segurança para o seu povo devoto e, principalmente, brasileiro!

2.Palavra de Deus.
Ap 11,19;12,1-10 – Apareceu um grande sinal no céu: “Uma mulher vestida com a luz do sol, tendo a lua a seus pés e 12 estrelas coroando sua cabeça”! A mulher representa a Virgem Maria, Mãe de Jesus ressuscitado, e representa, também, a Igreja dos cristãos perseguidos mas ,revestidos do poder de Jesus resistem à perseguição.

1Co 15,20-27 – Paulo fala aos cristãos de Corinto, embebidos da filosofia grega contrária à ressurreição dos mortos. Quem nos salva não é a Filosofia, mas Jesus ressuscitado que estende o poder divino de sua ressurreição a todos os que acreditam nEle!

Lc 1,39-56 – Maria vai apressadamente prestar um serviço a sua parenta Isabel e recebe dela a saudação inesperada: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto de teu ventre. Como posso merecer que a mãe de meu Senhor me venha visitar?” Iluminada pelo Espírito Santo, Isabel torna público o segredo de Maria!

3.Reflexão.
Maria, na verdade, foi esconder-se na casa de Isabel! Foi esconder sua gravidez, mas Deus a fez instrumento de salvação para Isabel e principalmente, para João Batista, que foi “batizado” ainda no seio de Isabel, sua mãe: “Saltou de alegria no ventre de Isabel!”. Após a surpresa, Maria canta as maravilhas de Deus, operadas em sua vida: “Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada porque Deus fez grandes maravilhas em favor de sua serva!”.

Isabel engrandece a virtude da Virgem Maria por ter acreditado na Palavra de Deus e, por isso, tudo o que lhe foi dito haverá de realizar-se pelo poder de Deus. Maria não roubou a glória de Deus; humilhou-se e, agradecida, exalta o poder e a fidelidade de Deus! Ela não se esconde negando sua grandeza. Ela atribui tudo a Deus! Que lição de verdadeira humildade para nós que exaltamos a nós mesmos pelas maravilhas operadas em nós por Deus. “Não quero ser ladrão da gloria de Deus”, dizia Francisco de Assis.

Paulo fala da Ressurreição de Cristo e de todos aqueles que acreditam na promessa de Deus! A Igreja exalta a ressurreição e glorificação de Maria no céu para recordar-nos que este é também o nosso destino final se formos fiéis ao Evangelho de seu Filho, Jesus.

A Ressurreição de Jesus e a Assunção da Virgem Maria ao  céu é o início da vitória de Cristo sobre a morte e sobre o pecado; esta vitória será completa quando formos associados à sua ressurreição e glorificação celestial como discípulos que acreditaram no evangelho de Jesus.

“Todas as gerações me chamarão de bem-aventurada!”

Frei Carlos Zagonel – OFMcap
Fonte: http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=3991

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …