Página Inicial / Animação Litúrgica / 23º Domingo do Tempo Comum

23º Domingo do Tempo Comum

SEGUIR JESUS EXIGE: SABEDORIA, DESAPEGO, FIRMEZA E DISPONIBILIDADE

04 de setembro de 2016 
23º Domingo Comum DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C MÊS DA BÍBLIA Cor litúrgica: Verde A.: Irmãos, o encontro com Jesus Cristo é uma experiência de comunhão, de proximidade e de intimidade, dando sentido à caminhada do cristão. Neste mês da Bíblia, nós somos convidados a conhecer melhor a Palavra de Deus e a testemunhar os ensinamentos do Senhor com a própria vida. Iniciemos nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA –R.: A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS SEMEADA NO MEIO DO POVO QUE CRESCEU, CRESCEU, E NOS TRANSFORMOU, ENSINANDO-NOS VIVER NUM MUNDO NOVO./ 1- Deus é bom, nos ensina a viver. Nos revela o caminho a seguir. Só no amor, partilhando seus dons,Sua presença iremos sentir./ 2- Somos povo, o povo de Deus e formamos o reino de irmãos e a palavra que é viva nos guia e alimenta a nossa união.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.:Irmãos e irmãs, reconheçamos as nossas culpas para celebrarmos dignamente os santos mistérios. (Pausa). Senhor, que viestes salvar os corações arrependidos, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que viestes chamar os pecadores humilhados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que intercedeis por nós, junto a Deus Pai que nos perdoa, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus de bondade e misericórdia, tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, Pai de bondade, que nos redimistes e adotastes como filhos e filhas, concedei aos que creem no Cristo a verdadeira liberdade e a herança eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
6 LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos caríssimos, Jesus, sabedoria de Deus revelada aos homens, multiplica os apelos à renúncia, a carregar a Cruz e a segui-Lo. Ouçamos atentamente as leituras de hoje. 6. 1ª LEITURA (Sb 9,13-18) – Leitura do Livro da Sabedoria. 13Qual é o homem que pode conhecer os desígnios de Deus? Ou quem pode imaginar o desígnio do Senhor? 14Na verdade, os pensamentos dos mortais são tímidos e nossas reflexões incertas: 15porque o corpo corruptível torna pesada a alma e tenda de argila oprime a mente que pensa. 16Mal podemos conhecer o que há na terra, e com muito custo compreendemos o que está ao alcance de nossas mãos; quem, portanto, investigará o que há nos céus? 17Acaso alguém teria conhecido o teu desígnio, sem que lhe desses Sabedoria e do alto lhe enviasses teu santo espírito? 18Só assim se tornaram retos os caminhos dos que estão na terra, e os homens aprenderam o que te agrada, e pela Sabedoria foram salvos”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 89/90) – R.:VÓS FOSTES, Ó SENHOR, UM REFÚGIO PARA NÓS! / 1. Vós fazeis voltar ao pó todo mortal, quando dizeis: “Voltai ao pó, filhos de Adão!” Pois mil anos para vós são como ontem, qual vigília de uma noite que passou./ 2. Eles passam como o sono da manhã, são iguais à erva verde pelos campos: de manhã ela floresce vicejante, mas à tarde é cortada e logo seca./ 3. Ensinai-nos a contar os nossos dias, e dai ao nosso coração sabedoria! Senhor, voltai-vos! Até quando tardareis? Tende piedade e compaixão de vossos servos!/ 4. Saciai-nos de manhã com vosso amor, e exultaremos de alegria todo o dia! Que a bondade do Senhor e nosso Deus repouse sobre nós e nos conduza! Tornai fecundo, ó Senhor, nosso trabalho.
8. 2ª LEITURA (Fm 9b-10.12-17) – Leitura da Carta de São Paulo a Filêmon. Caríssimo: 9bEu, Paulo, velho como estou e agora também prisioneiro de Cristo Jesus, 10faço-te um pedido em favor do meu filho que fiz nascer para Cristo na prisão, Onésimo. 12Eu o estou mandando de volta para ti. Ele é como se fosse o meu próprio coração. 13Gostaria de tê-lo comigo, a fim de que eu fosse teu representante para cuidar de mim nesta prisão, que eu devo ao evangelho. 14Mas, eu não quis fazer nada sem o teu parecer, para que a tua bondade não seja forçada, mas espontânea. 15Se ele te foi retirado por algum tempo, talvez seja para que o tenhas de volta para sempre, 16já não como escravo, mas, muito mais do que isso, como um irmão querido, muitíssimo querido para mim quanto mais ele o for para ti, tanto como pessoa humana quanto como irmão no Senhor. 17Assim, se estás em comunhão de fé comigo, recebe-o como se fosse a mim mesmo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA. Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!
10. EVANGELHO – (Lc 14,25-33) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 25Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, ao Deus de bondade que nos ama e sabe do que temos necessidade, abramos o nosso coração, dizendo: Senhor, escutai-nos! TODOS: SENHOR, ESCUTAI-NOS!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que tenha sempre a sabedoria de levar o Evangelho a todos os povos e o faça na alegria do Ressuscitado, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI-NOS!
2) Pelos governantes do nosso país, para que se comprometam com o bem comum do nosso povo, especialmente dos marginalizados e dos excluídos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI-NOS!
3) Pelos cristãos perseguidos por causa do Evangelho, para que, sustentados pela força do Espírito Santo, perseverem no testemunho fiel da misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI-NOS!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, iluminados pela Palavra de Deus, possamos seguir, com fidelidade, a Cristo, escutando e colocando em prática Sua Santa Palavra, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI-NOS! (Preces Espontâneas) P.: Pai de bondade, que nos concedeis a sabedoria que vem do alto, atendei a nossa súplica, por intermédio de Jesus Cristo, Vosso Filho e Senhor nosso. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Numa terra distante daqui, um povo buscava sua libertação. Estepovo era um povo de escravos, já sem esperança no seu coração. Deste povo surgiu um Profeta, de sua vida ao Senhor fez oferta. Ao ouvir a palavra de Deus, que é amor,o seu povo libertou./ 2. Mas aqui, neste chão, nesta terra, um povo sofrido eleva suas mãos. Fala alto o Senhor por suas vozes, que aclama justiça elibertação. Este povo também tem profeta, de sua vida ao Senhorfez oferta. Escutando a Palavra de Deus lhes chamar, quer seu povo libertar.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, concedei-nos por esta oferenda render-vos a devida homenagem, e fazei que nossa participação na Eucaristia reforce entre nós os laços da amizade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM. 17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (P. 483) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum I –
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:FELIZ O HOMEM QUE AMA O SENHOR, E SEGUE SEUS MANDAMENTOS. O SEU CORAÇÃO É REPLETO DE AMOR, DEUS MESMO É O SEU ALIMENTO./ 1. Feliz o que anda na lei do Senhor e segue o caminho que Deus lhe indicou: terá recompensa no reino do céu porque muito amou./ 2. Feliz quem se alegra em ouvir o irmão, segundo os preceitos que Deus lhe ensinou: verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou./ 3. Feliz quem confia na força do bem, seguindo os caminhos da paz e o perdão: será acolhido nos braços do Pai porque muito amou./ 4. Feliz quem dá graças de bom coração e estende sua mão ao sem voz e sem vez, terá no banquete um lugar para si, porque muito amou. 20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL
Preparando a Partilha da Palavra
A Liturgia da Palavra deste domingo nos propõe as condições para ser discípulo. O autor do livro da Sabedoria é um homem inteligente, porém em situações difíceis e conflituosas, pede a “sabedoria Divina”, o discernimento para realizar a justiça que vem de Deus. No Evangelho, Jesus Cristo nos mostra que o seguimento exige desapego e requer que cada um tome a sua cruz, ou seja, assuma integralmente sua condição de discípulo missionário. Quem quiser seguir Jesus, deve ter consciência do quanto lhe será exigido. “Se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!” (Lc 14,33). Esta renúncia diz respeito, especialmente, ao esvaziamento de si mesmo  para se deixar preencher pelo próprio Cristo, por intermédio do Espírito Santo. Ser realista como o arquiteto e prudente como o rei, compreendendo que o caminho do seguimento exige riscos, disponibilidade, firmeza e sabedoria; desapegar-se de tudo, viver a partilha e a fraternidade, colocar o seguimento a Jesus Cristo em primeiro lugar, antes dos bens, dos apegos afetivos e familiares e, o mais difícil, antes de nós mesmos. Acontece que o ser humano está cada vez mais voltado para si mesmo. Diante das propostas acima descritas, necessitamos pedir sabedoria para fazer o caminho de Jesus Cristo em nossa vida pessoal e de comunidade. É preciso soltar as amarras do egoísmo, do individualismo para se abrir a Deus e consequentemente aos irmãos e irmãs. Nós somos os seguidores de Jesus hoje, missionários enviados a iluminar com a sabedoria do Evangelho uma sociedade ainda com tantos sinais de morte. O que o Evangelho nos pede que deixemos de lado para seguir Jesus? E se o Evangelho não nos desafia, então estamos adormecidos, acomodados. O que nos impede de sermos cristãos mais comprometidos com o Reino de Deus?
LEITURAS DA SEMANA Seg:1 Cor 5,1-8; Sl 5,5-6. 7. 12 (R/. 9a); Lc 6,6-11 Ter: 1 Cor 6,1-11; Sl 149,1-2. 3-4. 5-6a e 9b (R/. 4a); Lc 6,12-19 Qua: 1 Cor 7,25-31; Sl 44(45),11-12. 14-15. 16-17 (R/. 11a); Lc 6,20-26 Qui. Natividade de Nossa Senhora, festa.Mq 5,1-4a ou Rm 8,28-30; Sl 70 (71),6; Sl 12 (13),6 (R/. Is 61,10); Mt 1,1-16.18-23 Sex: S. Pedro ClaverPresb, MFac.1Cor 9,16-19.22b-27; Sl 83(84),3.4.5-6.12 (R./ 2); Lc 6,39-42 Sáb: 1 Cor 10,14-22; Sl 115(116B),12-13. 17-18 (R/. 17a); Lc 6,43-49

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …