Página Inicial / Animação Litúrgica / 25º Domingo do tempo Comum

25º Domingo do tempo Comum

“VÓS NÃO PODEIS SERVIR A DEUS E AO DINHEIRO” (Lc 16,13)

 18 de setembro de 2016
VIGÉSIMO QUINTO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor litúrgica: Verde
A.: Irmãos caríssimos, Cristo nos ensina que os filhos da luz não são prisioneiros dos bens materiais, pois ocupam os seus corações com a prática da justiça e com os bons propósitos de servir a Deus e à Igreja. De pé, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: TODA BÍBLIA É COMUNICAÇÃO DE UM DEUS AMOR, DE UM DEUS IRMÃO. É FELIZ QUEM CRÊ NA REVELAÇÃO, QUEM TEM DEUS NO CORAÇÃO./ 1. Jesus Cristo é a Palavra,Pura imagem de Deus Pai. Ele é vida e verdade, a suprema caridade./ 2. Os profetas sempre mostram a verdade do Senhor. Precisamos ser profetas para o mundo ser melhor./ 3. Nossa fé se fundamenta na palavra dos apóstolos. João, Mateus, Marcos e Lucas transmitiam essa fé./ 4. Vinde a nós, ó Santo Espírito, vinde nos iluminar. A palavra que nos salva, nós queremos conservar.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: O Senhor disse: “Quem dentre vós estiver sem pecado, atire a primeira pedra”. Reconheçamo-nos todos pecadores e perdoemo-nos mutuamente do fundo do coração. (pausa). P.: Senhor, que na água e no Espírito nos regenerastes à vossa imagem, tende piedade de nós. TODOS: Senhor, tende piedade de nós. P.: Cristo, que enviais o vosso Espírito para criar em nós um coração novo, tende piedade de nós. TODOS: Cristo, tende piedade de nós. P.: Senhor, que nos tornastes participantes do vosso Corpo e do vosso Sangue, tende piedade de nós. TODOS: Senhor, tende piedade de nós. P.:Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Pai, que resumistes toda a lei no amor a Deus e ao próximo, fazei que, observando o vosso mandamento, consigamos chegar um dia à vida eterna. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.:Irmãos, Jesus Cristo, sendo rico, fez-Se pobre para nos enriquecer com Sua vida divina. Acolhamos, de pé, a Palavra que nos conduz à plena verdade.
6. 1ª LEITURA (Am 8,4-7) – Leitura da Profecia de Amós.
4Ouvi isto, vós que maltratais os humildes e causais a prostração dos pobres da terra; 5vós que andais dizendo: “Quando passará a lua nova, para vendermos bem a mercadoria? E o sábado, para darmos pronta saída ao trigo, para diminuir medidas, aumentar pesos, e adulterar balanças, 6dominar os pobres com dinheiro e os humildes com um par de sandálias, e para pôr à venda o refugo do trigo?” 7Por causa da soberba de Jacó, jurou o Senhor:“Nunca mais esquecerei o que eles fizeram”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 112/113) – R.: LOUVAI O SENHOR, QUE ELEVA OS POBRES!/ 1. Louvai, louvai, ó servos do Senhor, louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade!/ 2. O Senhor está acima das nações, sua glória vai além dos altos céus. Quem pode comparar-se ao nosso Deus, ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono e se inclina para olhar o céu e a terra?/ 3. Levanta da poeira o indigente e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, assentar-se com os nobres do seu povo.
8. 2ª LEITURA (1Tm 2,1-8) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo: 1Antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens; 2pelos que governam e por todos que ocupam altos cargos, a fim de que possamos levar uma vida tranquila e serena, com toda piedade e dignidade. 3Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador; 4ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. 5Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, 6que se entregou em resgate por todos. Este é o testemunho dado no tempo estabelecido por Deus, 7e para este testemunho eu fui designado pregador e apóstolo, e – falo a verdade, não minto – mestre das nações pagãs na fé e na verdade. 8Quero, portanto, que em todo lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA./ Jesus Cristo, sendo rico, se fez pobre, por amor; para que sua pobreza nos, assim, enriquecesse.
10. PROCLAMAÇÃO DO EVANGELHO – (Lc 16, 1-13) – mais longo -P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 1Jesus dizia aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo!’ O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. 9E eu vos digo: Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores. Porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, servindo ao único Deus verdadeiro, peçamos-Lhe que atenda às nossas súplicas, dizendo: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e por todo o clero, para que sejam fiéis dispensadores das riquezas divinas concedidas por Jesus para a nossa salvação, rezemos ao Senhor.

TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos nossos governantes, para que sejam bons administradores dos bens públicos e busquem sempre a superação da fome e da miséria, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que saibamos contribuir para a edificação de uma sociedade mais justa que ponha no seu centro a pessoa humana, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Para que os cristãos, inspirados pela Palavra de Deus, se empenhem no serviço dos marginalizados e dos excluídos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Concedei-nos, Senhor, a graça de lutarmos corajosamente, a fim de que os bens deste mundo não sejam causa de discórdia, mas de maior solidariedade. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Numa terra distante daqui, um povo buscava sua libertação. Estepovo era um povo de escravos, já sem esperança no seu coração. Deste povo surgiu um Profeta, de sua vida ao Senhor fez oferta. Ao ouvir a palavra de Deus, queé amor, o seu povo libertou./ 2. Mas aqui, neste chão, nesta terra, um povo sofrido eleva suas mãos. Fala alto o Senhor por suas vozes, que aclama justiça e libertação. Este povo também tem profeta, de sua vida ao Senhor fez oferta. Escutando a Palavra de Deus lhes chamar, quer seu povo libertar.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, as oferendas do vosso povo, para que possamos conseguir por este sacramento o que proclamamos pela fé. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum II – MR (p. 429)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:FELIZ O HOMEM QUE AMA O SENHOR, E SEGUE SEUS MANDAMENTOS. O SEU CORAÇÃO É REPLETO DE AMOR, DEUS MESMO É O SEU ALIMENTO./ 1. Feliz o que anda na lei do Senhor e segue o caminho que Deus lhe indicou: terá recompensa no reino do céu porque muito amou./ 2. Feliz quem se alegra em ouvir o irmão, segundo os preceitos que Deus lhe ensinou: verá maravilhas de Deus, o Senhor, porque muito amou./ 3. Feliz quem confia na força do bem, seguindo os caminhos da paz e o perdão: será acolhido nos braços do Pai porque muito amou./ 4. Feliz quem dá graças de bom coração e estende sua mão ao sem voz e sem vez, terá no banquete um lugar para si, porque muito amou.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, auxiliai sempre os que alimentais com o vosso sacramento para que possamos colher os frutos da redenção na liturgia e na vida. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
O profeta Amós clama, indignado, contra gente que no dia santo louvava ao Senhor e no dia seguinte adulterava as balanças para roubar no peso dos produtos que vendia. Amós diz que Deus está atento a todas essas manobras e não esquecerá nenhum desses que lesam o próximo. São Paulo, em sua carta nos convida a fazer orações por todos os homens, especialmente pelos governantes para que promovam o bem comum do povo. O evangelho nos questiona sobre o bom ou mal uso das riquezas. O texto nos mostra como é fácil nos desviar por maus caminhos levando outros conosco. Os bens materiais, sobretudo o dinheiro, dão poder às pessoas; o poder gera a fama, os primeiros lugares. E basta um passo para o homem transformar a riqueza em dominação sobre os outros. A tentação da exploração dos pobres pelos mais ricos infelizmente está muito presente na história do Brasil. Quem tem, quer possuir mais. A exploração perpassa todas as classes sociais, manifestando-se até nas classes carentes. Nós brasileiros somos tristemente viciados pelo vício da exploração e da corrupção. Precisamos converter-nos para uma atitude de valorização do bem comum. Não podemos escravizar-nos aos bens materiais, mas devemos fazer uso deles em favor da promoção da vida pessoal, familiar e da comunidade social. Jesus nos ensina que não podemos servir a dois senhores. Servimos a Deus quando vivenciamos a partilha dos bens e dos dons, a solidariedade, a justiça, o amor ao próximo… ou servimos ao dinheiro quando acumulamos bens, riquezas e poder pensamos somente em nossos interesses e ganhar cada vez mais… Como estamos vivendo esses ensinamentos de Jesus em nossa comunidade e na sociedade?

LEITURAS DA SEMANA
Seg: S. Januário BMt, MFac.Pr 3,27-34; Sl 14(15),2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R/. 1b); Lc 8,16-18
Ter: Ss André Kim TaegonPresb, Paulo Chong Hasang e Comps. Mts, mem. Pr 21,1-6.10-13; Sl 118(119),1. 27. 30. 34. 35. 44 (R/. 35a); Lc 8,19-21
Qua: S. Mateus Ap, festa. Ef 4,1-7.11-13; Sl 18 (19),2-3.4-5 (R/. 5a); Mt 9,9-13
Qui:Ecl 1,2-11; Sl89(90),3-4. 5-6. 12-13. 14 e 17 (R/. 1); Lc 9,7-9
Sex: S. Pio de PietrelcinaPresb, mem. Ecl 3,1-11; Sl143(144),1a e 2abc.3-4 (R/. 1a); Lc 9,18-22
Sáb:Ecl 11,9 – 12,8; Sl89(90),3-4. 5-6. 12-13. 14.17 (R/. 1); Lc 9,43b-45
Primeira Semana do Saltério
Vigésimo Quinto Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …