Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia 22º Domingo Comum

Liturgia 22º Domingo Comum

LITURGIA – 22º DOMINGO COMUM – 28.08.2016
“Quem se eleva será humilhado,mas quem se humilha será exaltado!
1.Acolhida.
Estamos aqui na Igreja para celebrar a Eucaristia do Senhor, mas a Igreja que Jesus aprecia é o nosso próprio coração. Entre, pois, em silêncio em seu coração e você se encontrará com Jesus. Converse com Ele antes de iniciar a celebração.
Duas atitudes Deus apreciam sobremaneira: o silêncio e a humildade. É num coração silencioso que a voz de Deus ressoa melhor , e num coração humilde e vazio que Deus exalta os seus servos.

2.Palavra de Deus.
Eclo 3,19-21.30-31 – Deus revela seus segredos aos humildes e de coração vazio! O orgulho é uma planta venenosa que cega nosso olhar para as coisas de Deus: ”Para o mal do orgulhoso não existe remédio!”.

Hb 12,18-19.22-24 – No Monte Sinai, Deus se manifestou no barulho, nos relâmpagos e tremores de terra; mas em Jesus Cristo, Deus se revelou na mansidão e na humildade. No Antigo Testamento Deus causou medo, mas em Jesus Cristo Ele nos conquista pela misericórdia e pela mansidão.

Lc 14,1.7-14 – No mundo social e competitivo de todos os tempos podemos ocupar até cargos ”importantes”, mas nos caminhos de Deus, Ele revela sua sabedoria aos humildes de coração. A alegria habita o coração daqueles que servem com generosidade aos pobres e lascados da vida social. Na vida cristã, Francisco de Assis serviu até aos leprosos com alegria e, por isso, ainda hoje não é esquecido.

3.Reflexão
Aos judeus encantados com a civilização grega, o Eclesiástico recorda a tradição judaica, onde o humilde e o pobre são iluminados pela sabedoria divina. A Filosofia orgulhosa dos gregos não entendia os segredos de Deus, mas aos humildes de coração Deus revelou os segredos da felicidade, da convivência e da partilha fraterna. Na mesa do rico mora a competição e a luta para ocupar os melhores lugares, mas na mesa dos pobres de espírito está a alegria de conviver.

Jesus convidado para um jantar na cada de um rico fariseu observou como todos procuravam ocupar os lugares mais importantes; por isso contou-lhe uma parábola para revelar os caminhos de Deus em seu Reino, na proposta de vida trazida por Jesus. O segredo de Jesus é viver com alegria e generosidade evitando os conflitos da concorrência e o orgulho de fazer melhor que o outro. No coração dos humildes e lascados da vida mora a verdadeira alegria de viver! Isto, com certeza, não soam bem aos nossos ouvidos de presumidos sábios!

“Alegra-te com os pobres porque estes não te podem retribuir os bem feito. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos!” De fato, no coração humilde e generoso de quem tem fé na revelação de Jesus, bem sabe que a riqueza está nas mão de Deus e está reservada para aqueles que acreditam na sua Palavra divina. Jesus veio revelar-nos a existência de um mundo superior, que obedece a outra lógica!

Todo aquele que acredita na Palavra de Jesus, sabe que Ele está preparando um lugar para seus fiéis seguidores, e dele tomarão posse no dia da ressurreição. O mundo dos ricos passa e todo aquele que apostou em seus valores materiais assemelha-se a um gado gordo destinado ao açougue! (Sl 48, Jo 14,2).

Como é grande a bondade reservada aos que vos tem!

Frei Carlos Zagonel
Fonte:http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4002

Um dogma cuiabano

Há 169 anos, o Papa Pio IX proclamava o dogma da “Imaculada Conceição”, na presença …