Página Inicial / Animação Litúrgica / 27º Domingo do Tempo Comum

27º Domingo do Tempo Comum

2 de outubro de 2016
VIGÉSIMO SÉTIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C Cor litúrgica: Verde

A.: Meus irmãos, precisamos aprender, cada vez mais, a confiar em Deus e a entregar-nos em Suas mãos. De um modo especial, neste mês das missões e do Santo Rosário, devemos professar que a Igreja é a comunidade dos missionários que são enviados a evangelizar. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.:O SENHOR NECESSITOU DE BRAÇOS PARA AJUDAR A CEIFAR A MESSE. E EU OUVI SEUS APELOS DE AMOR, ENTÃO RESPONDI: AQUI ESTOU, AQUI ESTOU!/ 1. Eu vim para dizer que eu quero te seguir, eu quero viver com muito amor o que aprendi! / 2. Eu vim para dizer que eu quero te ajudar, eu quero assumir a tua cruz e carregar! / 3. Eu vim para dizer que eu vou profetizar, eu quero ouvir a tua voz e propagar!/ 4. Eu vim para dizer que eu vou te acompanhar e, com meus irmãos, um mundo novo edificar!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus eterno e todo-poderoso, que nos concedeis no vosso imenso amor de Pai mais do que merecemos e pedimos, derramai sobre nós a vossa misericórdia, perdoando o que nos pesa na consciência e dando-nos mais do que ousamos pedir. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
6.LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos caríssimos, ter fé é saber aderir sem reservas à proposta e ao projeto de salvação que o Cristo nos revelou. Atentos, meditemos as leituras que vamos ouvir. 6. 1ª LEITURA (Hab1, 2-3; 2,2-4) – Leitura da Profecia de Habacuc. 2Senhor, até quando clamarei, sem me atenderes? Até quando devo gritar a ti: “Violência!”, sem me socorreres? 3Por que me fazes ver iniquidades, quando tu mesmo vês a maldade? Destruições e prepotência estão à minha frente; reina a discussão, surge a discórdia. 2,2Respondeu-me o Senhor, dizendo: “Escreve esta visão, estende seus dizeres sobre tábuas, para que possa ser lida com facilidade. 3A visão refere-se a um prazo definido, mas tende para um desfecho, e não falhará; se demorar, espera, pois ela virá com certeza, e não tardará. 4Quem não é correto, vai morrer, mas o justo viverá por sua fé”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 94/95) R.:NÃO FECHEIS O CORAÇÃO, OUVI VOSSO DEUS!/ 1. Vinde, exultemos de alegria no Senhor, aclamemos o Rochedo que nos salva! Ao seu encontro caminhemos com louvores e com cantos de alegria o celebremos!/ 2. Vinde, adoremos e prostremo-nos por terra e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! Porque ele é nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão./ 3. Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: “Não fecheis os corações como em Meriba, como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras”.
8. 2ª LEITURA (2Tm 1, 6-8.13-14) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo. Caríssimo: 6Exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de Nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. 13Usa um compêndio das palavras sadias que de mim ouviste em matéria de fé e de amor em Cristo Jesus. 14Guarda o precioso depósito, com a ajuda do Espírito Santo que habita em nós. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / 1. A Palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a Palavra que vos foi anunciada.
10. EVANGELHO – (Lc 17, 5-10) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! P.: Naquele tempo, 5os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria. 7Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso tu poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR! 3
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, com fé e confiança, elevemos ao Pai os nossos pedidos e imploremos com confiança, dizendo: Aumentai, Senhor, a nossa fé! TODOS: AUMENTAI, SENHOR, A NOSSA FÉ!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que Deus o fortaleça no firme empenho pela paz em todo o mundo, rezemos ao Senhor.
TODOS: AUMENTAI, SENHOR, A NOSSA FÉ!
2) Pelos nossos governantes, para que não esqueçam a dimensão de serviço para com o povo e estejam abertos aos seus apelos, colaborando assim para a edificação do bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: AUMENTAI, SENHOR, A NOSSA FÉ!
3) Pelos membros da Missão Igreja de Roraima, para que, por meio dos serviços pastorais, possam ajudar as comunidades por eles atendidas a acolherem o Evangelho com a alegria da fé, rezemos ao Senhor.
TODOS: AUMENTAI, SENHOR, A NOSSA FÉ!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que sejamos sempre mais discípulos missionários de Jesus por meio do exercício das obras de misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: AUMENTAI, SENHOR, A NOSSA FÉ! (Preces Espontâneas): P.: Acolhei, ó Deus, os pedidos do Vosso povo e concedei-nos a perseverança na fé e nos bons costumes. Isto Vos pedimos por Cristo Nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Cada vez que eu venho para lhe falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da vida, preciso te escutar! Fala-me a verdade que vai me libertar./ 2. Cada vez que eu venho para oferecer, na verdade eu venho para receber. Dá-me o pão da vida que vai me alimentar! Dá-me a água viva que vai me saciar!
15.P.:Orai, irmãos e irmãs… 4
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, nós vos pedimos, o sacrifício que instituístes e, pelos mistérios que celebramos em vossa honra, completai a santificação dos que salvastes. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA V – MR (p. 495)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai. Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim. De onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também / 2. Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar. A verdade é como o sol e invadirá teu coração. Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser. Eu creio em ti que crês em mim e à tua luz verei a luz. / 3. Vem, e eu te farei da minha vida participar. Viverás em mim aqui, viver em mim é o bem maior. Sim, eu irei e viverei a vida inteira assim. Eternidade é, na verdade, o amor vivendo sempre em nós. / 4. Vem, que a terra espera quem possa e queira realizar, com amor, a construção de um mundo novomuito melhor! Sim, eu irei e levareiteu nome aos meus irmãos. Iremos nós e o teu amor vai construir enfim a paz!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Possamos, ó Deus onipotente, saciar-nos do pão celeste e inebriar-nos do vinho sagrado, para que sejamos transformados naquele que agora recebemos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL
Preparando a Partilha da Palavra
A palavra fé nos reporta à uma pessoa: Jesus Cristo. Cremos para caminhar como cristãos. Os discípulos pedem a Jesus que lhes aumente a fé. Nós também necessitamos que nossa fé melhore, mais em qualidade do que em quantidade; que seja verdadeira fé-confiança, entrega alegre ao mistério e ao Plano de Deus. A fé é uma atitude pessoal, uma postura da total liberdade do ser humano. Uma opção fundamental e radical, porque nela se fundam as raízes de toda a vida do cristão. Com o profeta, com Paulo e Timóteo e, sobretudo, com Jesus vemos que a fé não nos dispensa das duras tarefas da vida. Não nos facilita o caminho, simplesmente lhe dá sentido. A fé não é totalmente enquadrada nos limites do nosso pensamento humano. Ela é união ao mistério de Deus. Santo Agostinho dizia: se compreendes, não  é Deus. É amargo descobrir em algum momento da vida que a fé pode não trazer a solução de todos os problemas. Por isso a fé é um processo de amadurecimento. Vemos hoje uma efervescência de denominações religiosas que prometem tudo em nome da fé: não há problema que não se possa imediatamente resolver. Há uma espécie de obrigação da parte de Deus para agir em favor daquele que é fiel na fé. Será assim? Hoje Jesus nos ensina que, no campo da fé, tudo sucede por dom, por graça. Não podemos reclamar de nada. O Reino de Deus conduz a uma espiritualidade de entrega total ao Projeto do Pai. Vale lembrar outra distinção fundamental: fé é diferente de superstição ou magia. O supersticioso quer Deus à sua disposição, pela realização de um ato exterior. Fazer tal “simpatia” resultará no efeito desejado. Deus não está obrigado a dar-nos nada e nossas ações não o manipulam. Somos pobres servos do Senhor, que devem alegrar-se simplesmente por poder servi-lo. Evitemos o sentimento de fazermos o bem para que Deus se torne nosso devedor de favores. O dom de Deus, a fé, precisa ser cotidianamente reavivado e anunciado ao mundo. Em uma sociedade que está abandonando suas raízes cristãs, o mal é perceptível em tantas situações e poderíamos pensar como o profeta: “até quando clamarei, sem me atenderes?” Mas sabemos que Deus está conosco, se nós estivermos também com Ele. Muitos pensam que fé é falta de esclarecimento, de lucidez, que é fuga, passividade, conformismo. Estes não entenderam sua real dimensão: Fé não é cegueira irracional, mas visão lúcida, não é fuga, mas aproximação, não é passividade, mas confiança; não é sentimento intimista, mas atitude de todo o ser que liga as pessoas a Deus. Em última análise, sem fé nossa existência pode se revelar absurda, sem sentido, desesperadora. Por isso, é na morte de Jesus que se revela ao máximo quem é Deus e o que pode a fé: ela não permite que a morte tenha a última palavra sobre a vida. A última palavra é de Deus e chama-se Ressurreição.

LEITURAS DA SEMANA
Seg: Bvs. André feSoveral, Ambrósio Francisco Ferro Presbs e Comps, Mts., memória. Gl 1,6-12 ;Sl 110(111),1-2. 7-8. 9 e 10c (R/. 5b); Lc 10,25-37 Ter: S.Francisco de Assis, Rlg, memória. Gl 1,13-24 ;Sl 138(139),1-3. 13-14ab. 14c-15 (R/. 24b) ; Lc 10,38-42 Qua: S. Benedito, o Negro, Rlg, MFac.Gl 2,1-2.7-14 ; Sl 116(117),1. 2 (R/. Mc 16, 15) ; Lc 11,1-4 Qui: S. Bruno Presb, MFac. Gl 3,1-5 ;Cânt.: Lc 1,69-70. 71-72. 73-75 (R/. cf. 68) ; Lc 11,5-13 Sex: Nossa Senhora do Rosário, memória. At 1,12-14 ;Cânt.: Lc 1,46-47. 48-49. 50-51. 52-53. 54-55 (R/. 49 ou: Bendita sejais, ó Virgem Maria; trouxestes no ventre a Palavra eterna!) ; Lc 1,26-38 Sáb: Gl 3,22-29 ;Sl 104(105),2-3. 4-5. 6-7 (R/. 8a) ; Lc 11,27-28
Terceira Semana do Saltério
Vigésima Sétima Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …