Página Inicial / Animação Litúrgica / 28º Domingo do tempo Comum

28º Domingo do tempo Comum

09 de outubro de 2016
VIGÉSIMO OITAVO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
COR LITÚRGICA: VERDE
A.: Irmãos caríssimos, a melhor resposta que podemos dar à misericórdia de Deus, que vem ao nosso encontro, é uma fecunda ação de graças pelo dom recebido. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.:O SENHOR NECESSITOU DE BRAÇOS PARA AJUDAR A CEIFAR A MESSE. E EU OUVI SEUS APELOS DE AMOR, ENTÃO RESPONDI: AQUI ESTOU, AQUI ESTOU!/ 1. Eu vim para dizer que eu quero te seguir, eu quero viver com muito amor o que aprendi! / 2. Eu vim para dizer que eu quero te ajudar, eu quero assumir a tua cruz e carregar! / 3. Eu vim para dizer que eu vou profetizar, eu quero ouvir a tua voz e propagar!/ 4. Eu vim para dizer que eu vou te acompanhar e, com meus irmãos, um mundo novo edificar!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: A vós, irmãos e irmãs, paz e fé da parte de Deus, o Pai, e do Senhor Jesus Cristo! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: Irmãos e irmãs, o Senhor Jesus que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. Senhor, que fostes enviado para evangelizar os pobres, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Cristo, que fostes enviado para curar os corações atribulados, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO TENDE PIEDADE DE NÓS.P.: Senhor, que fostes enviado para anunciar o ano de graça do Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, sempre nos preceda e acompanhe a vossa graça para que estejamos sempre atentos ao bem que devemos fazer. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, devemos sempre louvar e agradecer ao Senhor pela sua presença em nossa vida. Ouçamos atentamente as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (2Rs 5, 14-17) – Leitura do Segundo Livro dos Reis.
Naqueles dias, 14Naamã, o sírio, desceu e mergulhou sete vezes no Jordão, conforme o homem de Deus tinha mandado, e sua carne tornou-se semelhante à de uma criancinha, e ele ficou purificado. 15Em seguida, voltou com toda a sua comitiva para junto do homem de Deus. Ao chegar, apresentou-se diante dele e disse: “Agora estou convencido de que não há outro Deus em toda a terra, senão o que há em Israel! Por favor, aceita um presente de mim, teu servo”. 16Elizeu respondeu: “Pela vida do Senhor, a quem sirvo, nada aceitarei”. E, por mais que Naamã insistisse, ficou firme na recusa. 17Naamã disse então: “Seja como queres. Mas permite que teu servo leve daqui a terra que dois jumentos podem carregar. Pois teu servo já não oferecerá holocausto ou sacrifício a outros deuses, mas somente ao Senhor”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 97/98) R.:O SENHOR FEZ CONHECER A SALVAÇÃO E ÀS NAÇÕES REVELOU SUA JUSTIÇA. / 1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória. / 2. O Senhor fez conhecer a salvação e às nações sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel. / 3. Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!
8. 2ª LEITURA (2Tm 2, 8-13) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo: 8Lembra-te de Jesus Cristo, da descendência de Davi, ressuscitado dentre os mortos, segundo o meu evangelho. 9Por ele eu estou sofrendo até às algemas, como se eu fosse um malfeitor; mas a palavra de Deus não está algemada. 10Por isso suporto qualquer coisa pelos eleitos, para que eles também alcancem a salvação, que está em Cristo Jesus, com a glória eterna. 11Merece fé esta palavra: se com ele morremos, com ele viveremos. 12Se com ele ficamos firmes, com ele reinaremos. Se nós o negamos, também ele nos negará. 13Se lhe somos infiéis, ele permanece fiel, pois não pode negar-se a si mesmo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Em tudo dai graças, pois esta é a vontade de Deus para convosco em Cristo Jesus.
10. EVANGELHO – (Lc 17, 11-19) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.:11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: ”Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS
P.: Irmãos e irmãs, com confiança e amor filial, elevemos a Deus as nossas preces, suplicando humildemente: Ouvi-nos, Senhor!
TODOS: OUVI-NOS,SENHOR!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que conduza o povo de Deus por caminhos de santidade e seja sempre um incansável promotor da dignidade humana, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS,SENHOR!
2) Pela Santa Igreja de Deus, para que testemunhe continuamente a generosidade e o amor de Cristo, por meio do serviço da misericórdia, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS,SENHOR!
3) Pelas autoridades governamentais, para que promovam a construção do bem comum e da justiça, na fidelidade ao Evangelho, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS,SENHOR!
4) Pelos doentes, para que, pela recepção da Eucaristia, perseverem na santificação do sofrimento e na oração oculta pela Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS,SENHOR!
5) Por todos nós aqui reunidos, para que, pelo exercício das obras de misericórdia corporais e espirituais, saibamos testemunhar a caridade da Igreja, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI-NOS,SENHOR!
(Preces Espontâneas)
P.: Deus, nosso Pai e Senhor, abri nosso coração para acolher Vossa salvação e render-Vos graças sempre. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – 1. Cada vez que eu venho para lhe falar, na verdade eu venho para te escutar. Fala-me da vida, preciso te escutar! Fala-me a verdade que vai me libertar./ 2. Cada vez que eu venho para oferecer, na verdade eu venho para receber. Dá-me o pão da vida que vai me alimentar! Dá-me a água viva que vai me saciar!
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, com estas oferendas, as preces dos vossos fiéis, para que o nosso culto filial nos leve à glória do céu. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum IV: A história da salvação – MR (p. 431)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Vem, e eu mostrarei que o meu caminho te leva ao Pai. Guiarei os passos teus e junto a ti hei de seguir. Sim, eu irei e saberei como chegar ao fim. De onde vim, aonde vou, por onde irás, irei também / 2. Vem, eu te direi o que ainda estás a procurar. A verdade é como o sol e invadirá teu coração. Sim, eu irei e aprenderei minha razão de ser. Eu creio em ti que crês em mim e à tua luz verei a luz. / 3. Vem, e eu te farei da minha vida participar. Viverás em mim aqui, viver em mim é o bem maior. Sim, eu irei e viverei a vida inteira assim. Eternidade é, na verdade, o amor vivendo sempre em nós. / 4. Vem, que a terra espera quem possa e queira realizar, com amor, a construção de um mundo novo muito melhor! Sim, eu irei e levarei teu nome aos meus irmãos. Iremos nós e o teu amor vai construir enfim a paz!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus todo-poderoso, nós vos pedimos humildemente que, alimentando-nos com o Corpo e o Sangue de Cristo, possamos participar da vossa vida. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL
Preparando a Partilha da Palavra
Dez leprosos foram curados por Cristo, mas apenas um voltou para agradecer. Naaman, o círio, desceu e lavou-se no Jordão e foi curado da lepra. Agradecido, quis retribuir a Eliseu. Este lhe fez entender que tudo era de graça. Neste domingo, a Comunidade é convidada a fazer a experiência da gratidão. Ela manifesta-se na ação de graças, uma das atitudes mais próprias da criatura humana diante do seu Senhor e Criador e a atitude fundamental do cristão diante da graça por excelência dada por Deus aos homens em Cristo Jesus. A ação de graças contém e expressa um misto de sentimentos de louvor, agradecimento e reconhecimento diante de Deus por causa dos seus benefícios. Sim, os benefícios gratuitos de Deus são a fonte da ação de graças. Não podemos esquecer-nos de que na vida das criaturas humanas tudo é dom de Deus, tudo é graça, tudo é bênção de Deus. Pensemos nos dez leprosos. Os nove certamente atribuíram a cura à observância da lei. O outro, o estrangeiro compreendeu a gratuidade do dom e voltou para agradecer. Naaman quis retribuir a cura, mas acabou reconhecendo que fora agraciado. Importantíssimo é educar-nos para esta atitude de ação de graças. Para isso, precisamos, como São Paulo, meditar sobre o grande dom de Deus oferecido aos homens em Cristo Jesus. Lembra-nos de Jesus Cristo ressuscitado dentre os mortos, em quem foram criadas todas as coisas. É nosso dever dar graças, pois o que somos e temos é dom de Deus. Não podemos realmente dar graças sem uma atitude de conversão e de amor. Quem vive no amor, vive em Deus. De segunda-feira a sábado nós cristãos deveríamos recordar os benefícios, as bênçãos de Deus em nosso favor. Assim a nossa celebração dominical ficará recheada dos benefícios de Deus, manifestados em Jesus Cristo e na vida da Igreja.

LEITURAS DA SEMANA
Seg: Gl 4 22-24. 26-27. 31 – 5,1 ;Sl 112(113),1-2. 3-4. 5a e 6-7 (R/. cf. 2) ; Lc 11,29-32
Ter: S. João XXIII, Pp, memória. Gl 5,1-6 ;Sl 118(119),41. 43. 44. 45. 47. 48 (R/. 41a) ; Lc 11,37-41
Qua: Nossa Senhora da Conceição Aparecida, solenidade. Est 5,1b-2; 7,2b-3; Sl44(45),11-12a.12b-13.14- 15a.15b-16 (R/. 11 e 12a); Ap 12,1.5.13a.15-16a; Jo 2,1-11
Qui: Ef 1,1-10 ;Sl 97(98),1. 2-3ab. 3cd-4. 5-6 (R/. 2a) ; Lc 11,47-54
Sex: S. Calixto I PpMt, MFac. Ef 1,11-14 ;Sl 32(33),1-2. 4-5. 12-13 (R/. 12b) ; Lc 12,1-7
Sáb: Sta Teresa de Jesus VgDra, memória. Ef 1,15-23 ;Sl 8,2-3a.4-5.6-7 (R/. 7) ; Lc 12,8-12
Quarta Semana do Saltério
Vigésima Oitava Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …