Página Inicial / Animação Litúrgica / 30º Domingo do Tempo Comum

30º Domingo do Tempo Comum

 A MISERICÓRDIA DE DEUS SALVA O HUMILDE PECADOR
Dia das Missões, da Infância e Juventude Missionária
 
23 de outubro de 2016
TRIGÉSIMO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
COR LITÚRGICA: VERDE
A.:Caros irmãos, a justiça de Deus encontra espaço no coração humilde daquele que faz sua súplica com fé, reconhecendo-se pecador. Neste Dia Mundial das Missões e da Infância Missionária, rezemos para que o Senhor nos fortaleça a todos na consciência de que a missão de evangelizar é obrigação de cada cristão. De pé, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. Como membro desta Igreja peregrina, recebi de Jesus Cristo uma missão:de levar a Boa Nova a toda a gente, a Verdade a Paz e o Perdão./ R.: ENVIA, ENVIA, SENHOR, OPERÁRIOS PARA A MESSE. ESCUTA, ESCUTA ESTA PRECE, MULTIDÕES TE ESPERAM, SENHOR!/ 2. Por caminhos tão difíceis muita gente vai andando sem ter rumo e direção. Não conhecem a verdade do Evangelho que liberta e dá força ao coração./ 3. A missão nos acompanha dia a dia na escola, no trabalho e no lar. Precisamos ser no mundo testemunhas pra que Deus possa em nós se revelar.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: O Senhor Jesus, que nos convida à mesa da Palavra e da Eucaristia, nos chama à conversão. Reconheçamos ser pecadores e invoquemos com confiança a misericórdia do Pai. (Pausa). Tende compaixão de nós, Senhor. TODOS: PORQUE SOMOS PECADORES. P.:Manifestai, Senhor, a Vossa misericórdia. TODOS: E DAI-NOS A VOSSA SALVAÇÃO. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.:Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.:Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glóriaa Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Deus eterno e todo-poderoso, aumentai em nós a fé, a esperança e a caridade e dai-nos amar o que ordenais para conseguirmos o que prometeis. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, abramos o nosso coração para escutar e acolher a Palavra que será agora proclamada.
6. 1ª LEITURA (Eclo 35, 15b-17.20-22a) – Leitura do Livro do Eclesiástico.
15bO Senhor é um juiz que não faz discriminação de pessoas. 16Ele não é parcial em prejuízo do pobre, mas escuta, sim, as súplicas dos oprimidos; 17jamais despreza a súplica do órfão, nem da viúva, quando desabafa suas mágoas. 20Quem serve a Deus como ele o quer, será bem acolhido e suas súplicas subirão até as nuvens. 21A prece do humilde atravessa as nuvens: enquanto não chegar não terá repouso; e não descansará até que o Altíssimo intervenha, 22afaça justiça aos justos e execute o julgamento. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 33/34)- R.: O POBRE CLAMA A DEUS E ELE ESCUTA: O SENHOR LIBERTA A VIDA DOS SEUS SERVOS./ 1. Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!/ 2. Mas ele volta a sua face contra os maus, para da terra apagar sua lembrança. Clamam os justos e o Senhor bondoso escuta e de todas as angústias os liberta./ 3. Do coração atribulado ele está perto e conforta os de espírito abatido. Mas o Senhor liberta a vida dos seus servos e castigado não será quem nele espera.
8. 2ª LEITURA (2Tm 4, 6-8.16-18) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo.
Caríssimo: 6Quanto a mim, eu já estou para ser oferecido em sacrifício; aproxima-se o momento de minha partida. 7Combati o bom combate, completei a corrida, guardei a fé. 8Agora está reservada para mim a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos que esperam com amor a sua manifestação gloriosa. 16Na minha primeira defesa, ninguém me assistiu; todos me abandonaram. Oxalá que não lhes seja levado em conta. 17Mas o Senhor esteve a meu lado e me deu forças; ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações; e eu fui libertado da boca do leão. 18O Senhor me libertará de todo mal e me salvará para o seu Reino celeste. A ele a glória, pelos séculos dos séculos! Amém. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA./O Senhor reconciliou o mundo em Cristo, confiando-nos sua Palavra; a Palavra da reconciliação, a Palavra que hoje, aqui, nos salva.
10. EVANGELHO – (Lc 18, 9-14) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 9Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: 10“Dois homens subiram ao Templo para rezar: um era fariseu, e outro cobrador de impostos. 11O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. 12Eu jejuo duas vezes por semana, e dou o dízimo de toda a minha renda’. 13 O cobrador de impostos, porém, ficou a distância, e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim que sou pecador!’ 14Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS-
P.: Irmãos caríssimos, demos graças a Deus, que é Pai e nos escuta em nossas necessidades. Cheios de confiança, elevemos nossa oração, dizendo: Ouvi, Senhor, a nossa oração!
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que tenha a força e a graça necessárias para o bom desempenho de sua missão na Igreja e no mundo, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
2) Pelos governantes de todas as Nações, para que jamais lhes falte a consciência da missão de servir ao bem comum, à justiça e à paz, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
3) Pelos membros da Missão Igreja de Roraima, para que não lhes faltema fortaleza de ânimo e o amor às pessoas por eles assistidas, rezemos ao Senhor.
TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
4) Pela nossa comunidade, para que participe generosamente da atividade missionária da Igreja, não apenas no Mês Missionário, mas em todos os dias do ano, rezemos ao Senhor.

TODOS: OUVI, SENHOR, A NOSSA ORAÇÃO!
(Preces Espontâneas):
P.: Suba até vós, Deus de bondade, o clamor da Igreja suplicante e fazei que vosso povo vos sirva com amor e nunca lhe falte a Vossa luz. Por Cristo, Nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS –1. A ti, meu Deus, elevo meu coração, elevo as minhas mãos, meu olhar, minha voz. A ti, meu Deus, eu quero oferecer meus passos e meu viver, meus caminhos, meu sofrer./ R.: A TUA TERNURA, SENHOR, VEM ME ABRAÇAR E A TUA BONDADE INFINITA ME PERDOAR. VOU SER O TEU SEGUIDOR E TE DAR O MEU CORAÇÃO. EU QUERO SENTIR O CALOR DE TUAS MÃOS./ 2. A ti, meu Deus, que és bom e que tens amor ao pobre, ao sofredor, vou servir, esperar. Em ti, Senhor, humildes se alegrarão, cantando a nossa canção de esperança e de paz.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Olhai, ó Deus, com bondade, as oferendas que colocamos diante de vós, e seja para vossa glória a celebração que realizamos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV – MR (p. 488).
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Cantar a beleza da vida presente do amor sem igual: missão do teu povo escolhido, Senhor, vem livrar-nos do mal!/ R.: VEM DAR-NOS TEU FILHO, SENHOR SUSTENTO NO PÃO E NO VINHO, E A FORÇA DO ESPÍRITO SANTO, UNINDO TEU POVO A CAMINHO!/ 2. Falar do teu Filho às  nações vivendo como ele viveu: missão do teu povo escolhido, Senhor, vem cuidar do que é teu!/ 3. Viver o perdão sem medida servir sem jamais condenar: missão do teu povo escolhido, Senhor, vem conosco ficar!/ 4. Erguer os que estão humilhados doar-se aos pequenos, aos pobres:missão do teu povo escolhido, Senhor, nossas forças redobre!/ 5. Buscar a verdade, a justiça nas trevas brilhar como a luz: missão do teu povo escolhido, Senhor, nossos passos conduz!/ 6. Andar os caminhos do mundo plantando o teu reino de paz: missão do teu povo escolhido, Senhor, nossos passos conduz!/ 7. Fazer deste mundo um só povo fraterno, a serviço da vida: missão do teu povo escolhido,Senhor, vem nutrir nossa lida!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa)Ó Deus, que os vossos sacramentos produzam em nós o que significam, a fim de que um dia entremos em plena posse do mistério que agora celebramos. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL  

Partilha da Palavra
Seguindo sua viagem a Jerusalém, Jesus instrui os discípulos sobre a verdadeira atitude de quem se dirige a Deus em oração. O núcleo da parábola encontra-se na cena dos dois personagens: o fariseu e o publicano, representando atitudes opostas da sociedade do tempo de Jesus. Ambos, no templo, buscam relacionar-se com Deus mediante a oração. O fariseu considera-se justo e agradece por não ser ladrão, adúltero, e enumera escrupulosamente o que faz: jejum duas vezes por semana e paga honestamente o dízimo de todos os seus rendimentos. O fariseu tem a pretensão de se comunicar com Deus, e presume constituir sua própria santidade sem se importar com o irmão e com sua fraqueza. O publicano, humilhado, reconhece-se pecador e, sem méritos para apresentar, suplica ao Senhor que tenha piedade dele. O Livro do Eclesiástico mostra que a oferta e a oração dos órfãos e das viúvas encontram acolhida junto a Deus. Desagradáveis são as ofertas desonestas dos poderosos que, por meio delas, desejam estabelecer uma relação comercial com Ele. Todavia, Deus não se deixa corromper nem faz distinção de pessoas em prejuízo dos pobres e dos oprimidos. Oferecer a Deus os frutos da exploração é uma tentativa de suborno (primeira leitura). Deus é justo e ampara os pobres em suas dificuldades. Estes agradecem sua ação misericordiosa. O pobre clama a Deus e ele escuta: o Senhor liberta a vida dos seus servos. (Sl 33/34) Paulo é exemplo de alguém que se sente tranquilo, depois de toda uma caminhada de vida, para esperar de Deus um sinal de que “combater o bom combate não foi em vão.” O Apóstolo garante que todos os que lutam por uma causa, esperam e confiam que essa sua luta lhes trará vitória. Que ao cantarmos ou dizermos: “Senhor, tende piedade de nós”, sintamo-nos pobres e necessitados na presença do Deus que é rico em misericórdia. Que nossa oração e nosso louvor brotem da bondade do Senhor, e não de nossos méritos. Quem faz a experiência da convivência com Jesus, torna-se um autêntico missionário, porque se sente impulsionado a partilhar e testemunhar aos outros a alegria do encontro.

LEITURAS DA SEMANA
Seg: Sto Antônio Maria Claret B, MFac. Ef 4,32 – 5,8 ;Sl 1,1-2. 3. 4 e 6 (R/. cf. Ef 5,1) ; Lc 13,10-17
Ter:Sto Antônio de Sant’Ana Galvão, memória.Ef 5,21-33 ; Sl 127(128),1-2. 3. 4-5 (R/. 1a) ; Lc 13,18-21
Qua: Ef 6,1-9 ;Sl 144(145),10-11. 12-13ab. 13cd-14 (R/. 13c) ; Lc 13,22-30
Qui: Ef 6,10-20 ;Sl 143(144),1. 2. 9-10 (R/. 1a) ; Lc 13,31-35
Sex: Ss. Simão e Judas Tadeu Aps, festa. Ef 2,19-22 ;Sl 18(19),2-3. 4-5 (R/. 5a) ; Lc 6,12-19
Sáb: Fl 1,18b-26 ;Sl 41(42),2. 3. 5bcd (R/. 3a) ; Lc 14,1. 7-11
Segunda Semana do Saltério
Trigésima Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …