Página Inicial / Noticias do Mundo / Porta Santa em Roma recebeu mais de 15 milhões de peregrinos

Porta Santa em Roma recebeu mais de 15 milhões de peregrinos

Na Basílica de São Pedro, mais de 15 milhões de peregrinos passaram pela Porta Santa nesse Ano da Misericórdia
Da Redação, com Rádio Vaticano
Mais de 15 milhões de peregrinos atravessaram a Porta Santa da Basílica de São Pedro desde o início do Jubileu da Misericórdia em 8 de dezembro de 2015. O dado foi divulgado pelo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização.
ano-misericordia-noticiasPadre Geson Sylva é oficial desse órgão da Santa Sé e faz um balanço do Ano Santo que termina no próximo dia 20 de novembro. Ele considera um “milagre” o fato de tantos peregrinos já terem passado por Roma, inclusive nesse mês de agosto. “As pessoas que vêm representam um sinal de graça e ensinam como é importante a misericórdia em todo o mundo. Nesses meses finais, haverá ainda mais peregrinos”.
O Jubileu da Misericórdia teve como particularidade o fato da Porta Santa ter sido aberta não só em Roma, mas em todas as dioceses do mundo, o que possibilitou que mais fiéis pudessem participar desse momento simbólico em um Ano Santo. “Trabalhamos para ajudar todas as dioceses do mundo, porque para nós é importante assistir as dioceses em todo o mundo. As portas santas e também os sinais, as obras de misericórdia, tudo isso é importante!”.
Outros grandes eventos marcaram a celebração do Ano Santo, como a canonização de Madre Teresa de Calcutá. Porém, outros eventos mais privados assumiram caráter muito significativo, como as “Sextas da Misericórdia”, em que o Papa Francisco faz algum gesto misericordioso.
“É inacreditável quantos bispos e sacerdotes em todo o mudo se inspiraram por estes sinais do Santo Padre! Aqui, em Roma, a ‘Sexta da Misericórdia’ é quase privada, mas depois é importante dar destaque a esse evento: é importante para outros bispos e padres, que possam seguir o exemplo”.
Padre Geson lembra que o mais importante nesse Jubileu é ter a consciência de que é preciso seguir nessa via da misericórdia. “Quando a Porta Santa se fechar, a misericórdia continuará. E isso é muito importante. Agora devemos falar no contexto da nova evangelização, sobre como promover a misericórdia. Pra mim, essa é a próxima etapa”.

Dom Mário preside Missa de Ramos na Catedral

No domingo de Ramos, da Paixão do Senhor, a Igreja entra no mistério do seu …