Página Inicial / Animação Litúrgica / Comemoração de todos os Fiéis Defuntos

Comemoração de todos os Fiéis Defuntos

2 de novembro de 2016
COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Roxo ou Preto
A.: Irmãos caríssimos, nós somos felizes porque cremos na vida eterna. O nosso Deus é o Deus da vida. Ele, que vencendo a morte abriu para nós as portas da eternidade, nos convida a rezar por todos os fiéis falecidos. Com esperança, fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – 1. A vida pra quem acredita, não é passageira ilusão, e a morte se torna bendita, porque é nossa libertação./ R.: NÓS CREMOS NA VIDA ETERNA, E NA FELIZ RESSURREIÇÃO, QUANDO, DE VOLTA À CASA PATERNA, COM O PAI OS FILHOS SE ENCONTRARÃO./ 2. No céu não haverá tristeza, doença, nem sombra de dor, e o prêmio da fé é a certeza de viver feliz com o Senhor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa.) Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. ORAÇÃO DO DIA – MR (p.693) – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus, escutai com bondade as nossas preces e aumentai a nossa fé no Cristo ressuscitado, para que seja mais viva a nossa esperança na ressurreição dos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Caros irmãos, coloquemos toda nossa confiança em Cristo, pois Ele nos concede os meios necessários para que possamos alcançar a vida eterna. Com muita fé, acolhamos a Palavra de Deus, que é fonte de vida e de salvação.
5. 1ª LEITURA – (Sb 3,1-9) – Leitura do Livro da Sabedoria. 1 A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. 2 Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, 3 e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. 4 Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; 5 tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. 6 Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto; 7 no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha; 8 vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9 Os que neles confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS!
6. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 41/42) R.: A MINH’ALMA TEM SEDE DE DEUS, PELO DEUS VIVO ANSEIA COM ARDOR: QUANDO IREI AO ENCONTRO DE DEUS E VEREI TUA FACE, SENHOR?/ 1. A ovelha sedenta procura o riacho, a minh’alma suspira por Deus, onde o acho?/ 2. Dor e lágrima são meu constante alimento. “Onde está o teu Deus?” dizem os maus e aguento./ 3. Por que estás abatida e confusa, ó minh’alma? Deus é teu companheiro: espera e te acalma.
7. 2ª LEITURA (Ap 21, 1-5a) – Leitura do Livro do Apocalipse de São João.
Eu, João, 1vi um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. 3Então, ouvi uma voz forte que saía do trono e dizia: “Esta é a morada de Deus entre os homens. Deus vai morar no meio deles. Eles serão o seu povo, e o próprio Deus estará com eles. 4Deus enxugará toda lágrima dos seus olhos. A morte não existirá mais, e não haverá mais luto, nem choro, nem dor, porque passou o que havia antes”. 5Aquele que está sentado no trono disse: “Eis que faço novas todas as coisas”. Depois, ele me disse: “Escreve, porque estas palavras são dignas de fé e verdadeiras”. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
8. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ É esta a vontade de quem me enviou: que eu não perca nenhum dos que ele me deu, mas que eu os ressuscite no último dia.
9. EVANGELHO (Mt 25, 31-46) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 31 disse Jesus: “Quando o Filho do Homem voltar na sua glória e todos os anjos com ele, sentar-se-á no seu trono glorioso. 32 Todas as nações se reunirão diante dele e ele separará uns dos outros, como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33 Colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34 Então o Rei dirá aos que estão à direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai, tomai posse do Reino que vos está preparado desde a criação do mundo, 35 porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era peregrino e me acolhestes; 36 nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim’. 37 Perguntar-lhe-ão os justos: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, com sede e te demos de beber? 38 Quando foi que te vimos peregrino e te acolhemos, nu e te vestimos? 39 Quando foi que te vimos enfermo ou na prisão e te fomos visitar?’ 40 Responderá o Rei: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que fizestes isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, foi a mim mesmo que o fizestes’. 41 Voltar-se-á em seguida para os da sua esquerda e lhes dirá: ‘Retirai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno destinado ao demônio e aos seus anjos. 42 Porque tive fome e não me destes de comer; tive sede e não me destes de beber; 43 era peregrino e não me acolhestes; nu e não me vestistes; enfermo e na prisão e não me visitastes’. 44 Também estes lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome, com sede, peregrino, nu, enfermo, ou na prisão e não te socorremos?’ 45 E ele responderá: ‘Em verdade eu vos declaro: todas as vezes que deixastes de fazer isso a um destes pequeninos, foi a mim que o deixastes de fazer. 46 E estes irão para o castigo eterno, e os justos, para a vida eterna’. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
10. HOMILIA
11. ORAÇÃO UNIVERSAL – P.: Elevemos nossas preces ao Pai todo-poderoso, que ressuscitou Cristo dentre os mortos, e imploremos o descanso eterno para todos os falecidos, dizendo juntos: Iluminai-os, Senhor, com a luz da vossa face.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que continue ensinando que a morte é a passagem da peregrinação terrena para a pátria do Céu, onde o Pai acolhe todos os seus filhos, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
2) Por todos aqueles que se encontram entristecidos pela morte de uma pessoa querida, para que encontrem consolo na fé, na solidariedade dos amigos e na certeza da ressurreição, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
3) Pelos fiéis falecidos, para que, justificados pela fé, participem da felicidade e da recompensa prometidas por Cristo, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
4) Por todos os cristãos, para que não tenham medo da morte e professem, com entusiasmo, a felicidade que provém de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI-OS, SENHOR, COM A LUZ DA VOSSA FACE.
(Preces espontâneas)
P.: Acolhei, Senhor Deus, as nossas preces e transformai-as em vida plena, para que continuemos, com dignidade, nossa peregrinação até o dia do encontro eterno convosco. Por Cristo nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
12. CANTO DE OFERTAS – R.: OS OLHOS JAMAIS CONTEMPLARAM NINGUÉM PODE EXPLICAR O QUE DEUS TEM PREPARADO ÀQUELE QUE EM VIDA O AMAR!/ 1. As lutas, a dor, o sofrer, tão próprios à vida do ser ninguém poderá comparar com a glória sem fim do céu./ 2. Foi Cristo quem nos mereceu, com a morte, a vida e o céu e ainda se entrega por nós como oferta constante ao Pai.
13. P.: Orai, irmãos e irmãs…
14. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, as nossas oferendas por nossos irmãos e irmãs que partiram, para que sejam introduzidos na glória com o Cristo, que une os mortos e os vivos no seu mistério de amor. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
15. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Fiéis Defuntos I – A esperança da ressurreição em Cristo – MR (p. 462)
16. RITO DA COMUNHÃO
17. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Antes da morte e ressurreição de Jesus, Ele, na ceia, quis se entregar: deu-se em comida e bebida pra nos salvar./ R.: E QUANDO AMANHECER O DIA ETERNO, A PLENA VISÃO, RESSURGIREMOS POR CRER NESTA VIDA ESCONDIDA NO PÃO! (BIS)/ 2. Para lembrarmos a morte, a cruz do Senhor nós repetimos, como Ele fez, gestos, palavras, até que volte outra vez./ 3. Este banquete alimenta o amor dos irmãos e nos prepara a glória do céu. Ele é a força na caminhada pra Deus!/ 4. Eis o pão vivo mandado a nós por Deus Pai! Quem o recebe, não morrerá; no último dia vai ressurgir, viverá./ 5. Cristo está vivo, ressuscitou para nós! Esta verdade vai anunciar a toda terra, com alegria, a cantar.
18. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Fazei, ó Pai, que os vossos filhos e filhas, pelos quais celebramos este sacramento pascal, cheguem à luz e à paz da vossa casa. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
19. BREVES AVISOS
20. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 530)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: O Deus de toda consolação vos dê a sua bênção, ele que na sua bondade criou o ser humano e deu aos que creem em seu Filho ressuscitado a esperança da ressurreição.
TODOS: AMÉM.
P.: Deus nos conceda o perdão dos pecados, e a todos os que morreram, a paz e a luz eterna.
TODOS: AMÉM.
P.: E todos nós, crendo que Cristo ressuscitou dentre os mortos, vivamos eternamente com ele.
TODOS: AMÉM.
P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
P.: Ide em paz e o Senhor vos acompanhe.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …