33º Domingo Comum

13 de novembro de 2016
TRIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO DA MISERICÓRDIA – ANO C
Cor Litúrgica: Verde
A.: Irmãos e irmãs, a meta final para onde Deus nos conduz é o novo céu e a nova terra, onde participaremos da felicidade plena e da vida definitiva. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: SOMOS UM POVO QUE ALEGRE VAI MARCHANDO DIA A DIA AO ENCONTRO DO PAI. AQUI REUNIDOS NÓS PARTICIPAMOS DESTA IGREJA SANTA QUE PRO CÉU VAI CAMINHANDO/ 1. Todos congregados pelo amor do Senhor, nossa voz unida cantará seu louvor./ 2. Todos peregrinos pela terra passamos, nossa fé ardente vai o mundo iluminando/ 3. Temos alegria de viver como irmãos, entre nós começa a unidade dos cristãos./ 4. A esperança fala de um mundo melhor, onde não existe mais tristeza nem dor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes/ por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos/ e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Senhor nosso Deus, fazei que a nossa alegria consista em vos servir de todo o coração, pois só teremos felicidade completa servindo a vós, o criador de todas as coisas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, a confiança na Palavra do Senhor nos dá a fortaleza para o testemunho cristão. Ouçamos atentamente.
6. 1ª LEITURA (Ml 3,19-20a) – Leitura da Profecia de Malaquias.
19Eis que virá o dia, abrasador como fornalha, em que todos os soberbos e ímpios serão como palha; e esse dia vindouro haverá de queimá-los, diz o Senhor dos exércitos, tal que não lhes deixará raiz nem ramo. 20aPara vós, que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, trazendo salvação em suas asas. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 97/98) R.: O SENHOR VIRÁ JULGAR A TERRA INTEIRA, COM JUSTIÇA JULGARÁ./ 1. Cantai salmos ao Senhor ao som da harpa e da cítara suave! Aclamai, com os clarins e as trombetas, ao Senhor, o nosso Rei! / 2. Aplauda o mar, com todo o ser que nele vive, o mundo inteiro e toda gente! As montanhas e os rios batam palmas e exultem de alegria./ 3. Exultem ante o Senhor, pois ele vem, vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça e as nações com equidade.
8. 2ª LEITURA (2Ts 3,7-12) – Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
Irmãos: 7Bem sabeis como deveis seguir o nosso exemplo, pois não temos vivido entre vós na ociosidade. 8De ninguém recebemos de graça o pão que comemos. Pelo contrário, trabalhamos com esforço e cansaço, de dia e de noite, para não sermos pesados a ninguém. 9Não que não tivéssemos o direito de fazê-lo, mas queríamos apresentar-nos como exemplo a ser imitado. 10Com efeito, quando estávamos entre vós, demos esta regra: “Quem não quer trabalhar, também não deve comer”. 11Ora, ouvimos dizer que entre vós há alguns que vivem à toa, muito ocupados em não fazer nada. 12Em nome do Senhor Jesus Cristo, ordenamos e exortamos a estas pessoas que, trabalhando, comam na tranquilidade o seu próprio pão. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Levantai vossa cabeça e olhai, pois, a vossa redenção se aproxima!
10. EVANGELHO – (Lc 21, 5-19) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, 5Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ e ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. 12Antes, porém, que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida!” Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, Criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, invoquemos a Deus Pai que, tendo no princípio criado o mundo, recriou-o pela redenção e não cessa de renová-lo por Seu amor. Digamos juntos: Senhor, atendei-nos!
TODOS: SENHOR, ATENDEI-NOS!
1) Pela Santa Igreja de Deus, para que, iluminada pelo Cristo Senhor, leve a luz do Evangelho a todos os homens e cumule de esperança os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI-NOS!
2) Pelos governantes de todas as Nações, para que saibam respeitar os direitos humanos e se esforcem na promoção da paz, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI-NOS!
3) Pelos jovens do mundo inteiro, para que, por meio de uma escolha generosa e fiel, preparem, desde já, uma vida feliz na terra e na eternidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI-NOS!
4) Pela nossa comunidade, para que, pela prática do serviço oculto da misericórdia, colabore na edificação do Reino de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI-NOS!
(Preces Espontâneas):
P.: Derramai, Senhor, sobre o povo suplicante a abundância da Vossa graça, para que, seguindo os Vossos mandamentos, receba estímulo e ajuda na vida presente e felicidade sem fim na pátria futura. Por Cristo, Nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: COM ALEGRIA, OFEREÇO O MEU SACRIFÍCIO. E VOU CANTANDO E LOUVANDO O SENHOR./ 1. És nossa força, és nossa vida. E por isso queremos louvar-te. Ao teu nome elevar nossas mãos./ 2. Feliz o povo que te procura caminhando à luz do teu rosto e buscando a verdade, o amor.
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Concedei, Senhor nosso Deus, que a oferenda colocada sob o vosso olhar nos alcance a graça de vos servir e a recompensa de uma eternidade feliz. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 478) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum VI: Cristo, penhor da Páscoa eterna – MR (p. 433)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: EIS O PÃO DA VIDA, EIS O PÃO DO CÉU QUE ALIMENTA O HOMEM EM MARCHA PARA DEUS./ 1. Um grande convite o Senhor nos fez e a Igreja repete a toda vez. Feliz quem ouve e alegre vem, trazendo consigo o amor que tem./ 2. Um dia por nós o Senhor se deu, do sangue da cruz, o amor nasceu e ainda hoje ele dá vigor aos pobres, aos fracos, ao pecador./ 3. Se o homem deseja viver feliz, não deixe de ouvir o que a Igreja diz. Procure sempre se aproximar do Deus feito pão para nos salvar./ 4. Há várias maneiras de O receber, efeitos diversos pode conter. Não nos suceda comer em vão aquilo que é fonte da salvação./ 5. Quem come este pão sempre viverá. Pois Deus nos convida a ressuscitar. Ó! Vinde todos, comei também o pão que encerra o sumo bem.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Tendo recebido em comunhão o Corpo e o Sangue do vosso Filho, concedei, ó Deus, possa esta Eucaristia que ele mandou celebrar em sua memória fazer-nos crescer em caridade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
O profeta Malaquias fala de um tempo em que o povo de Israel, oprimido e dominado pelo estrangeiro, verá a libertação. Compara esse dia como o surgimento do sol, cujo fogo queima os opressores como palha, enquanto ilumina e cura com seus raios aqueles que temem o nome de Deus. São Paulo depois de ter apresentado o exemplo de sua própria vida, lembra aos tessalonicenses um provérbio popular: “Quem não quiser trabalhar, não tem direito de comer” e mostra aos cristãos a necessidade de dedicar-se ao trabalho. Em cada ano, ao se concluir o ciclo litúrgico, a Igreja nos propõe a celebração sobre as últimas realidades da história. A linguagem simbólica, com uma série de imagens apocalípticas, evoca o caos do fim dos tempos e reflete o atual momento de nossa história cheio de contradições. Com estes fatos apocalípticos, Jesus não deseja assustar. Ele quer que os discípulos se mantenham firmes na esperança, perseverantes no testemunho e confiantes na sabedoria de sua palavra salvadora. Ao longo dos tempos e em face de toda espécie de provações, eles deverão oferecer uma inteligente e esperançosa resistência. Esperança e resistência que podem ser comprovadas, hoje, em grupos e organizações do povo que, apesar das adversidades, oferecem criativamente à sociedade novas alternativas de vida. A narrativa evangélica deste domingo conclui com uma convicção: “Não perderão um só fio de cabelo. É permanecendo firmes que vocês irão ganhar a vida!” O Senhor está com aqueles que testemunharem em seu nome e que não depositarem sua confiança nas estruturas materiais e transitórias. É um alerta à perseverança e ao seguimento firme na esperança. Apesar do ambiente de caos, o Reino está na perseverança e no testemunho do nome do Senhor até o fim dos tempos. Demos graças a Deus Pai pelo dom do Espírito que não deixa esmorecer a indignação de todos quantos doam o melhor de si na promoção da dignidade da pessoa, na renovação da comunidade eclesial e na construção da sociedade justa e fraterna.

LEITURAS DA SEMANA
Seg: Ap 1,1-4; 2,1-5a; Sl 1,1-2. 3. 4 e 6 (R/. Ap 2,7b); Lc 18,35-43
Ter: Sto. Alberto Magno BDr, MFac. Ap 3,1-6.14-22; Sl 14(15),2-3ab. 3cd-4ab. 5 (R/. 3,21); Lc 19,1-10
Qua: Sta. Margarida da Escócia, MFac. Sta. Gertrudes Vg, MFac. Ap 4,1-11; Sl 150,1-2. 3-4. 5-6 (R/. Ap 4,8b); Lc 19,11-28
Qui: Sta. Isabel da Hungria Rlg, memória. Ap 5,1-10; Sl 149,1-2. 3-4. 5-6a.9b (R/. Ap 5, 10); Lc 19,41-44
Sex: Dedicação das Basílicas de S. Pedro* e S. Paulo* Aps., MFac. Ap 10,8-11; Sl 118(119),14. 24. 72. 103. 111. 131 (R/. 103a); Lc 19,45-48
Sáb: Ss. Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo, PresbsMts, memória. Ap 11,4-12; Sl 143(144),1. 2. 9-10 (R/. 1a); Lc 20,27-40
Primeira Semana do Saltério
Trigésima Terceira Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …