Página Inicial / Animação Litúrgica / 1º Domingo do Advento

1º Domingo do Advento

VIGILANTES NA ESPERANÇA AGUARDEMOS A VINDA DO SENHOR
27 de novembro de 2016
PRIMEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO A- SÃO MATEUS
ANO NACIONAL MARIANO
Cor litúrgica: roxo
A:Meus irmãos, o tempo do Advento que hoje iniciamos nos prepara para o encontro com o Senhor que vem, tanto na celebração do Seu nascimento, na gruta de Belém, quanto em dia e hora que ninguém sabe, a não ser o Pai. Fiquemos de pé e iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: COMO O SOL NASCE DA AURORA, DE MARIA NASCERÁ AQUELE QUE A TERRA SECA EM JARDIM CONVERTERÁ. Ó, BELÉM, ABRE TEUS BRAÇOS AO PASTOR QUE A TI VIRÁ. EMANUEL, DEUS-CONOSCO, VEM AO NOSSO MUNDO, VEM! / 1. Ouve, ó, pastor do teu povo, vem do alto céu onde estás! / 2. Vem teu rebanho salvar, mostra o amor que lhe tens! / 3. Salva e protege esta vinha, foi tua mão que a plantou!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.:Irmãos eleitos segundo a presciência de Deus Pai, pela santificação do Espírito para obedecer a Jesus Cristo e participar da bênção da aspersão do seu sangue, graça e paz vos sejam concedidas abundantemente. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ONDE HOUVER COROA DO ADVENTO
A: Encontramos, hoje, diante do altar, a Coroa do Advento. Ela é um simples enfeite de ramos e velas para recordar-nos o significado deste tempo forte na vida da Igreja. A coroa, um círculo sem início e sem fim, simboliza a eternidade. Os ramos verdes simbolizam a vida e a esperança. As velas representam os séculos de escuridão, cada uma aumentando a luz até o Natal, quando comemoramos o nascimento de Jesus, a Luz eterna. Os cristãos, preparando-se para sua festa de luz e de vida, a natividade do Salvador, passaram a acrescentar uma vela à Coroa em cada domingo do tempo do Advento. Essas luzes relembram a escuridão do mundo pecador antes do Salvador, a promessa da Salvação, a preparação para o Messias pelos profetas e, finalmente, a Virgem que deu à luz a um filho chamado Emanuel: Deus-Conosco.
BÊNÇÃO DA COROA
P.:A nossa proteção está no Nome do Senhor.
TODOS:Que fez o céu e a terra.
P.:OREMOS: Ó Pai, em quem todas as coisas são santificadas, abençoai esta coroa e concedei a nós que usamos seu símbolo a graça de preparar nossos corações para o Advento do vosso Filho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.
(O celebrante asperge, então, a coroa com água benta). Acende-se a primeira vela.
4. ATO PENITENCIAL -P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. P.: Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. CEL.: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. TODOS:CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) -Ó Deus todo-poderoso, concedei a vossos fiéis o ardente desejo de possuir o reino celeste, para que, acorrendo com as nossas boas obras ao encontro do Cristo que vem, sejamos reunidos à sua direita na comunidade dos justos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A:Irmãos, o fiel cristão deve estar sempre vigilante e preparado para acolher o Senhor que vem. Escutemos atentamente.
6. 1ª LEITURA (Is 2,1-5) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
1Visão de Isaías, filho de Amós, sobre Judá e Jerusalém. 2Acontecerá, nos últimos tempos, que o monte da casa do Senhor estará firmemente estabelecido no ponto mais alto das montanhas e dominará as colinas. A ele acorrerão todas as nações, 3para lá irão numerosos povos e dirão: “Vamos subir no monte do Senhor, à casa do Deus de Jacó, para que ele nos mostre seus caminhos e nos ensine a cumprir seus preceitos”; porque de Sião provém a lei e de Jerusalém, a palavra do Senhor. 4Ele há de julgar as nações e arguir numerosos povos; estes transformarão suas espadas em arados e suas lanças em foices: não pegarão em armas uns contra os outros e não mais travarão combate. 5Vinde, todos da casa de Jacó, e deixemo-nos guiar pela luz do Senhor. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 122) – R.: QUE ALEGRIA, QUANDO OUVI QUE ME DISSERAM: “VAMOS À CASA DO SENHOR!”/ 1. Que alegria, quando ouvi que me disseram: “Vamos à casa do Senhor!” E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas./ 2. Para lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. Para louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. A sede da justiça lá está e o trono de Davi./ 3. Rogai que viva em paz Jerusalém e em segurança os que te amam! Que a paz habite dentro de teus muros, tranquilidade em teus palácios!/ 4. Por amor a meus irmãos e meus amigos, peço: “A paz esteja em ti!” Pelo amor que tenho à casa do Senhor, eu te desejo todo bem!
8. 2ª LEITURA (Rm 13, 11-14a) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
Irmãos: 11Vós sabeis em que tempo estamos, pois já é hora de despertar. Com efeito, agora a salvação está mais perto de nós do que quando abraçamos a fé. 12A noite já vai adiantada, o dia vem chegando: despojemo-nos das ações das trevas e vistamos as armas da luz. 13Procedamos honestamente, como em pleno dia: nada de glutonerias e bebedeiras, nem de orgias sexuais e imoralidades, nem de brigas e rivalidades. 14aPelo contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / Mostrai-nos, ó Senhor, vossa bondade e a vossa salvação nos concedei!
10. EVANGELHO – (Mt 24, 37-44) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, Jesus disse aos seus discípulos: 37“A vinda do Filho do Homem será como no tempo de Noé. 38Pois nos dias, antes do dilúvio, todos comiam e bebiam, casavam-se e davam-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. 39E eles nada perceberam até que veio o dilúvio e arrastou a todos. Assim acontecerá também na vinda do Filho do Homem. 40Dois homens estarão trabalhando no campo: um será levado e o outro será deixado. 41Duas mulheres estarão moendo no moinho: uma será levada e a outra será deixada. 42Portanto, ficai atentos, porque não sabeis em que dia virá o Senhor. 43Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. 44Por isso, também vós ficai preparados! Porque na hora em que menos pensais, o Filho do Homem virá”. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, no início do ano litúrgico e preparando-nos para o Natal do Senhor, elevemos confiantes nossos pedidos ao Pai, dizendo: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, e por todo o clero, para que sejam fiéis dispensadores das riquezas divinas concedidas por Jesus para nossa salvação, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos nossos governantes, para que, pelos caminhos da justiça, da fraternidade e da paz, promovam o bem comum do nosso povo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pelos enfermos, para que sejam sustentados em seus sofrimentos pela fé em Deus e pelo amor de seus familiares, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, iluminados pela luz do Verbo Encarnado, preparemos a vinda do nosso Redentor, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas):
P.: Ouvi, ó Pai, os nossos pedidos e dai-nos a graça de nos prepararmos para o Advento de Vosso Filho, que é Deus convosco, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
CANTO DE OFERTAS – R.: PÃO E VINHO APRESENTAMOS COM LOUVOR E PEDIMOS O TEU REINO. VEM, SENHOR! (BIS) / 1. Pão e vinho repartidos entre irmãos são o laço da unidade do teu povo. Nossas vidas são também pequenos grãos que contigo vão formar o homem novo./ 2. Eis aqui a nossa luta dia a dia pra ganhar com o trabalho nosso pão. Mas tu és o alimento da alegria que dos pobres fortalece o coração./ 3. Vem, Senhor, vem caminhar à nossa frente. Vem conosco toda a terra transformar, e no mundo libertado e transparente, os irmãos à mesma mesa vão sentar.
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.:Recebei, ó Deus, estas oferendas que escolhemos entre os dons que nos destes, e o alimento que hoje concedeis à nossa devoção torne-se prêmio da redenção eterna. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 475) – Prefácio do Advento I A – MR (p. 407).
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:VEM, Ó SENHOR, COM O TEU POVO CAMINHAR. TEU CORPO E SANGUE, VIDA E FORÇA VEM NOS DAR! (BIS) / 1. A Boa Nova proclamai com alegria. Deus vem a nós. Ele nos salva e nos recria. E o deserto vai florir e se alegrar. Da terra seca flores vão brotar. (Bis). / 2. Eis nosso Deus, Ele vem pra salvar. Com sua força, vamos juntos caminhar e construir um mundo novo e libertado do egoísmo, da injustiça e do pecado. (bis). / 3. Uma voz clama no deserto com vigor: ”Preparai hoje os caminhos do Senhor!” Tirai do mundo a violência e ambição que não vos deixam ver no outro vosso irmão. (Bis). / 4. Distribuí os vossos bens com igualdade. Fazei na terra germinar fraternidade. O Deus da vida marchará com o seu povo e um povo novo viverá num mundo novo. (Bis).
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Aproveite-nos, ó Deus, a participação nos vossos mistérios. Fazei que eles nos ajudem a amar desde agora o que é do céu e, caminhando entre as coisas que passam, abraçar as que não passam. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS:
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tendes sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e fidelidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso Irmão Primogênito, Jesus Cristo, Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
TODOS: AMÉM.
P.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
TODOS:AMÉM.
P.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.
Preparando a Partilha da Palavra
Isaías viveu tempos difíceis em que o povo, esgotado pelo peso dos tributos, era enganado pelas lideranças político-religiosas. O profeta tem uma visão acerca de Judá e Jerusalém. A visão fala de tempos futuros que para o bom entendedor, não são projetados para o fim da história ou além dela. Ao contrário, pretende suscitar, desde já, a virada histórica que surge a partir da tomada de consciência dos empobrecidos que não perderam a esperança nem a disposição em lutar. A visão se refere ao monte da casa do Senhor, ou seja, o monte Sião, sobre o qual foi construído o Templo. Quando isso irá acontecer? Quando um povo consciente e organizado puxar a fila, deixando-se guiar pela luz do Senhor. “Eles transformarão suas espadas em enxadas e suas lanças em foices. Povo algum levantará a espada contra outro povo, nem mesmo farão exercícios de guerra”. Justiça, paz, desarmamento, bem-estar para todos: isso é o que o profeta intui a partir do reconhecimento do único e verdadeiro Deus que caminha no meio do seu povo. Qual será o resultado disso? A transformação de toda a sociedade: não mais a torre de Babel, símbolo da desagregação social, e sim a criação do mundo novo, sem fronteiras, porque a norma última será a justiça que vem de Deus e transforma as relações entre as pessoas e os povos. A carta de São Paulo inicia com uma afirmação: “Vocês sabem em que tempo estamos vivendo: já é hora de acordar, pois nossa salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé”. Paulo fala de um futuro próximo, que não e necessariamente a data do fim dos tempos. Ao contrário, fala de um futuro enquanto oportunidade oferecida a todos os que sonham e lutam com aquele tipo de sociedade pela qual Jesus deu a vida. O primeiro domingo do Advento propõe o tema da vigilância. Vigiar é solidarizar-se com Jesus, assumindo a causa dos que são continuamente condenados às mais variadas formas de morte em nossa sociedade. Se Isaías sugere que as comunidades cristãs puxem a fila em direção à justiça que gera a paz e o bem-estar de todos, Paulo pede que as mesmas comunidades apresentem símbolos de seu compromisso com o projeto de Deus. Este não se realiza de modo mágico ou extraordinário, mas sim mediante a ação solidária dos que transformam o momento presente em tempo de graça, salvação e vida para todos. Diante desta reflexão, o que nós precisamos fazer para que em nossa comunidade sejam manifestados os sinais do Reino?

Leituras da Semana
2ª: Is 4,2-6 ; Sl 121(122),1-2. 3-4a. 4b-5. 6-7. 8-9 (R/. 1) ; Mt 8,5-11
3ª: Is 11,1-10 ; Sl 71(72),2. 7-8. 12-13. 17 (R/. cf. 7) ;Lc 10,21-24
4ª: André* Ap, festa. Rm 10,9-18 ;Sl 18(19),2-3.4-5 (R/. 5a); Mt 4,18-22
5ª: Is 26,1-6 ;Sl 117(118),1 e 8-9. 19-21. 25-27a (R/. 26a) ; Mt 7,21.24-27
6ª: Is 29,17-24 ;Sl 26(27),1. 4. 13-14 (R/. 1a) ; Mt 9,27-31
Sáb.: S. Francisco Xavier Presb, mem.; Is 30,19-21.23-26 ; Sl 146(147A),1-2.3-4.5-6 (R/. Is 30,18) ; Mt 9,35 – 10,1.6-8
Primeira semana do Saltério
I Domingo do Advento – Ano A

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …