Página Inicial / Animação Litúrgica / 4º Domingo do Advento

4º Domingo do Advento

O MESSIAS ESTÁ CHEGANDO, ALEGREMO-NOS!
18 de dezembro de 2016
QUARTO DOMINGO DO ADVENTO – ANO A – SÃO MATEUS
ANO NACIONAL MARIANO
Cor Litúrgica: roxo
A:Irmãos caríssimos: a Virgem Maria e São José nos convidam a viver a alegre expectativa do nascimento do Redentor. Em clima de oração e recolhimento, iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: COMO O SOL NASCE DA AURORA, DE MARIA NASCERÁ AQUELE QUE A TERRA SECA EM JARDIM CONVERTERÁ. Ó, BELÉM, ABRE TEUS BRAÇOS AO PASTOR QUE A TI VIRÁ. EMANUEL, DEUS-CONOSCO, VEM AO NOSSO MUNDO, VEM! / 1. Ouve, ó pastor do teu povo, vem do alto céu onde estás! / 2. Vem teu rebanho salvar, mostra o amor que lhe tens! / 3. Salva e protege esta vinha, foi tua mão que a plantou!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS:AMÉM. P.: O Senhor que encaminha os nossos corações para o amor de Deus e a constância de Cristo esteja convosco! TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. COROA DO ADVENTO
A: Acendemos hoje a última vela da Coroa do Advento. Jesus está a caminho de nossa casa. Preparemo-nos de forma imediata para receber Cristo-Luz do mundo em nossos corações e em nossas famílias.
(após acender as velas, o celebrante reza a seguinte oração:)
P.: OREMOS: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a Vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.
TODOS: Amém.
4. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. Senhor, que viestes ao mundo para nos salvar, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, que continuamente nos visitais com a graça do vosso Espírito, tende piedade de nós. TODOS:CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, que vireis um dia para julgar as nossas obras, tende piedade de nós. TODOS:SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Derramai, ó Deus, a vossa graça em nossos corações para que, conhecendo pela mensagem do Anjo a encarnação do vosso Filho, cheguemos, por sua paixão e cruz, à glória da ressurreição. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A: Irmãos, a Virgem Maria e São José nos ensinam a fazer silêncio interior, para que possamos escutar a voz de Deus. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 7,10-14) – Leitura do Livro do Profeta Isaías.
Naqueles dias, 10O Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12MasAcaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 3Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 24) – R.:O REI DA GLÓRIA É O SENHOR ONIPOTENTE; ABRI AS PORTAS PARA QUE ELE POSSA ENTRAR!/ 1. Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável./ 2. “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente o coração, quem não dirige sua mente para o crime”. / 3. Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face”.
8. 2ª LEITURA (Rm 1,1-7) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.
1Eu, Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Sagradas Escrituras 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, 4autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de Santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, Nosso Senhor. 5É por Ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Chamar-se-á Emanuel que significa: Deus conosco.
10. EVANGELHO – (Mt 1,18-24) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.:18A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. 19José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 20Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. 21Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. 22Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: 23”Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. 24Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado, e aceitou sua esposa. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, façamos a Deus nossos pedidos, dizendo: Senhor, escutai a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que seus ensinamentos sejam acolhidos por todos os povos e nações, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
2) Pelos nossos governantes, para que sejam sempre mais atentos aos clamores, necessidades e angústias do nosso povo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
3) Pelos jovens do mundo inteiro, para que, neste período de preparação para o Natal, busquem um maior contato com o Cristo pela participação nos Sacramentos da Penitência e da Eucaristia, rezemos ao Senhor.
4) Por todos nós aqui reunidos, para que a celebração do Natal de Cristo faça renascer em nossos corações o bom propósito de colaborarmos na construção de um mundo novo, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ESCUTAI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas)
P.: Ouvi, ó Deus, os pedidos da Igreja que se prepara para celebrar o Nascimento de Cristo Jesus, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: PÃO E VINHO APRESENTAMOS COM LOUVOR E PEDIMOS O TEU REINO. VEM, SENHOR! (BIS) / 1. Pão e vinho repartidos entre irmãos são o laço da unidade do teu povo. Nossas vidas são também pequenos grãos que contigo vão formar o homem novo./ 2. Eis aqui a nossa luta dia a dia pra ganhar com o trabalho nosso pão. Mas tu és o alimento da alegria que dos pobres fortalece o coração./ 3. Vem, Senhor, vem caminhar à nossa frente. Vem conosco toda a terra transformar, e no mundo libertado e transparente, os irmãos à mesma mesa vão sentar.
15.P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, que o mesmo Espírito Santo, que trouxe a vida ao seio de Maria, santifique essas oferendas colocadas sobre o vosso altar. Por Cristo, nosso Senhor.TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 483) – Prefácio do Advento II A –Maria, a nova Eva – MR (p.409)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:VEM, Ó SENHOR, COM O TEU POVO CAMINHAR. TEU CORPO E SANGUE, VIDA E FORÇA VEM NOS DAR! (BIS) / 1. A Boa Nova proclamai com alegria. Deus vem a nós. Ele nos salva e nos recria. E o deserto vai florir e se alegrar. Da terra seca flores vão brotar. (Bis). / 2. Eis nosso Deus, Ele vem pra salvar. Com sua força, vamos juntos caminhar e construir um mundo novo e libertado do egoísmo, da injustiça e do pecado. (bis). / 3. Uma voz clama no deserto com vigor: ”Preparai hoje os caminhos do Senhor!” Tirai do mundo a violência e ambição que não vos deixam ver no outro vosso irmão. (Bis). / 4. Distribuí os vossos bens com igualdade. Fazei na terra germinar fraternidade. O Deus da vida marchará com o seu povo e um povo novo viverá num mundo novo. (Bis).
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa)Ó Deus todo-poderoso, tendo nós recebido o penhor da eterna redenção, fazei que, ao aproximar-se a festa da salvação, nos preparemos com maior empenho para celebrar dignamente o mistério do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.
TODOS: AMÉM.
RITOS FINAIS
21. BREVES AVISOS
22. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.:O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho, em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
TODOS: AMÉM.
P.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
TODOS:AMÉM.
P.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.

Preparando a Partilha da Palavra
Estamos às vésperas da celebração do Natal. Assim como o povo esperava o Messias, como os casais esperam um filho, nós também vivemos este tempo do Advento na espera da vinda do Filho de Deus. Sabemos, na fé, que Ele vem e nos traz a paz. Uma paz diferente da que o mundo nos oferece: não é fruto da ausência de conflitos, mas a alegria da vivência solidária O evangelista Mateus, tem o cuidado de descrever bem o nascimento de Jesus e interpreta-o como o cumprimento da profecia de Isaias: “Eis que a Virgem conceberá e dará à luz um filho e o chamarão com o nome de Emanuel”, que significa “Deus Conosco”. Junto à centralidade da figura de Maria, esta passagem traz a presença de José, homem justo e de coração puro, que acolhe sua noiva que está grávida do Salvador. José torna-se participante desta espera, protetor do Deus Menino. O sim de José acompanha e protege o sim de Maria. Ele também é escolhido por Deus, aceita sua vocação, responde com fidelidade ao plano de Deus. A saudação – “Não temas!” – dita pelo anjo a José, é dita hoje a cada um de nós, para nos animar na missão de colaborar com o projeto de Deus, para que venha a nós a justiça e a paz tão sonhada. Neste tempo do Advento, somos convidados a viver em profunda contemplação e admiração, fé e confiança. É tempo de novas relações no silêncio do cotidiano da vida. Como José, somos encarregados de proteger as sementes de vida semeadas no ventre fecundo de nossas comunidades. Deus age com a colaboração das pessoas que assumem com simplicidade e, às vezes, com dificuldade sua responsabilidade, como aconteceu com José e Maria. Neste 4º Domingo do Advento tudo respira a presença do Messias, o Salvador. As promessas de Deus ao povo eleito estão sendo cumpridas. Entre os maiores colaboradores encontram-se Maria e José. Pensemos em José, homem justo, que descobre a gravidez daquela que lhe estava prometida em casamento. Pensemos em Maria, em quem se cumpriu o que o Senhor havia dito pelo profeta. Como essas pessoas humanas colaboraram para a realização do plano de Deus pelo Mistério da Encarnação, hoje esse mesmo mistério pede a nossa colaboração, a colaboração da comunidade cristã. Estamos verdadeiramente dispostos a colaborar com o projeto do Pai, assim como Maria e José?

LEITURA DA SEMANA
2ª-feira: Jz 13,2-7.24-25a ;Sl 70(71); Lc 1,5-25
3ª-feira: Is 7,10-14; Sl 23(24); Lc 1,26-38
4ª-feira: Cm Fac de S. Pedro CanísioPresb.Dr. Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a; Sl 32(33); Lc 1,39-45
5ª-feira: 1Sm 1,24-28; Cânt.: 1Sm 2,1. 4-5. 6-7. 8abcd (R/. 1a); Lc 1,46-56
6ª-feira: CmFac de S. João CâncioPresb. Ml 3,1-4.23-24 ;Sl 24(25); Lc 1,57-66
Sábado: 2Sm 7,1-5.8b-12.14a.16; Sl 88 (89); Lc 1,67-79
Branco -Missa vespertinada Vigília do Natal: Gl, Cr, Pf do Natal.
Is 62,1-5; Sl 88(89); At 13,16-17.22-25; Mt 1,1-25 ou mais breve: 1,18-25
Quarta Semana do Saltério
Quarto Domingo do Advento – Ano A

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …