Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo do tempo Comum

3º Domingo do tempo Comum

22 de janeiro de 2017
TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM
ANO A COR LITÚRGICA: BRANCO A.: Irmãos amados: no cotidiano de nossas vidas, Cristo nos apresenta o Seu projeto de salvação e de vida plena e nos convida a participar de Seu reino de amor e de paz. Fiquemos de pé e iniciemos a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: TODA A TERRA TE ADORE, Ó SENHOR DO UNIVERSO, OS LOUVORES DO TEU NOME CANTE O POVO EM SEUS VERSOS!/ 1. Venham todos, com alegria, aclamar nosso Senhor, caminhando ao seu encontro, proclamando seu louvor. Ele é o Rei dos reis. e dos deuses o maior./ 2. Tudo é dele: abismos, montes, mar e terra ele formou. De joelhos adoremos este Deus que nos criou, pois nós somos seu rebanho e ele é nosso Pastor./ 3. Ninguém feche o coração, escutemos sua voz. Não sejamos tão ingratos, tal e qual nossos avós mereçamos o que ele tem guardado para nós./ 4. Glória ao Pai que nos acolhe e a seu Filho Salvador. Igualmente, demos glória ao Espírito de Amor. Hoje e sempre, eternamente, cantaremos seu louvor.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo. – TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL -P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes/ por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos/ e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. –TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. –TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. . –TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR -Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém. 2
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Deus eterno e todo-poderoso, dirigi a nossa vida segundo o vosso amor, para que possamos, em nome do vosso Filho, frutificar em boas obras. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, a Palavra de Deus é a luz que orienta o nosso caminhar diário na fé. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is8, 23b-9,3) – Leitura do Livro do Profeta Isaías. 23bNo tempo passado o Senhor humilhou a terra de Zabulon e a terra de Neftali; mas recentemente cobriu de glória o caminho do mar, do além-Jordão e da Galileia das nações. 9,1O povo que andava na escuridão viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, – a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais – tu os abateste como na jornada de Madiã. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 26) R.:O SENHOR É MINHA LUZ E SALVAÇÃO/ 1. O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? / 2. Ao Senhor eu peço apenas uma coisa e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo./ 3. Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!
8. 2ª LEITURA (1Cor 1, 10-13.17) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios. 10Irmãos, eu vos exorto, pelo nome do Senhor nosso, Jesus Cristo, a que sejais todos concordes uns com os outros e não admitais divisões entre vós. Pelo contrário, sede bem unidos e concordes no pensar e no falar. 11Com efeito, pessoas da família de Cloé informaram-me a vosso respeito, meus irmãos, que está havendo contendas entre vós. 12Digo isso, porque cada um de vós afirma: “Eu sou de Paulo”; ou: “Eu sou de Apolo”; ou: “Eu sou de Cefas”; ou: “Eu sou de Cristo!” 13Será que Cristo está dividido? Acaso Paulo é que foi crucificado por amor de vós? Ou é no nome de Paulo que fostes batizados? 17De fato, Cristo não me enviou para batizar, mas para pregar a boa nova da salvação, sem me valer dos recursos da oratória, para não privar a cruz de Cristo da sua força própria. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / 1. Pois do Reino a Boa Nova Jesus Cristo anunciava e as dores do seu povo com poder, Jesus curava.
10. EVANGELHO – (Mt 4, 12-23)- P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 12Ao saber que João tinha sido preso, Jesus voltou para a Galileia. 13Deixou Nazaré e foi morar em Cafarnaum, que fica às margens do mar da Galileia, 14no território de Zabulon e Neftali, para se cumprir o que foi dito pelo profeta Isaías: 15“Terra de Zabulon, terra de Neftali, caminho do mar, região do outro lado do rio Jordão, Galileia dos pagãos! 16O povo que vivia nas trevas viu uma grande luz, e para os que viviam na região escura da morte brilhou uma luz”. 17Daí em diante Jesus começou a pregar dizendo: “Convertei-vos, porque o Reino dos Céus está próximo”.18Quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 3 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. 23Jesus andava por toda a Galileia, ensinando em suas sinagogas, pregando o Evangelho do Reino e curando todo tipo de doença e enfermidade do povo. Palavra da Salvação. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria,padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, confiantes, supliquemos ao Pai pelas necessidades da Igreja e do mundo inteiro, dizendo: Atendei, Senhor, a nossa prece! TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, para que, seguindo o caminho da fé, irradie sabedoria, humildade, fortaleza e esperança, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
2) Por todos os povos do mundo, para que, superando toda a tentação da guerra e da discórdia, caminhem na direção da solidariedade e do respeito mútuos, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
3) Por todos nós aqui reunidos, para que a Palavra de Deus gere em nós frutos verdadeiros de conversão e de santidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE!
4) Pela nossa comunidade, para que não deixe crescerem as raízes da discórdia, da vaidade e da indiferença em seu meio, rezemos ao Senhor.
TODOS: ATENDEI, SENHOR, A NOSSA PRECE! (Preces Espontâneas): P.: Concedei-nos, ó Senhor, conhecer profundamente a Vossa vontade, para que, sem hesitação, Vos sirvamos na justiça e santidade todos os dias da nossa vida. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA 4
14. CANTO DE OFERTAS – R.: DE MÃOS ESTENDIDAS, OFERTAMOS O QUE DE GRAÇA RECEBEMOS. (BIS) / 1. A natureza tão bela, que é louvor, que é serviço, o sol que ilumina as trevas, transformando-as em luz. O dia que nos traz o pão e a noite que nos dá repouso, ofertamos ao Senhor o louvor da criação / 2. Nossa vida toda inteira ofertamos ao Senhor, como prova de amizade, como prova de amor. Com o vinho e com o pão,ofertamos ao Senhor nossa vida toda inteira, o louvor da criação
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Ó Deus, acolhei com bondade as oferendas que vos apresentamos para que sejam santificadas e nos tragam a salvação. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum I – MR (p. 428)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.: HOUVE UM TEMPO EM QUE ÉRAMOS TREVAS, HOJE ANDAMOS À LUZ DE TUA LUZ. TUA FACE É QUE NOS ILUMINA, PARA ANDARMOS NO CLARO, Ó JESUS! / 1. Bendito o Deus de Israel, que a seu povo visitou e deu-nos libertação enviando um Salvador, da casa do rei Davi,Seu ungido servidor./ 2. Cumpriu a voz dos profetas desde os tempos mais antigos, quis libertar o seu povo do poder dos inimigos, lembrando-se da aliança de Abraão e dos antigos./ 3. Fez a seu povo a promessa de viver na liberdade. Sem medos e sem pavores dos que agem com maldade e sempre a ele servir na justiça e santidade./ 4. Menino, serás profeta do Altíssimo Senhor, pra ir à frente aplainando os caminhos do Senhor, anunciando o perdãoa um povo pecador./ 5. É Ele o Sol Oriente que nos veio visitar. Da morte, da escuridão, vem a todos libertar a nós, seu povo reunido para a paz faz caminhar./ 6. Ao nosso Pai demos glória e a Jesus louvor, também louvor e glória, igualmente,ao Espírito que vem. Que nosso louvor se estenda hoje, agora e sempre. Amém!
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Concedei-nos, Deus todo-poderoso, 6 que, tendo recebido a graça de uma nova vida, sempre nos gloriemos dos vossos dons. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR300 ANOS DE BÊNÇÃOS: Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tende sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Hb 9, 15. 24-28; Sl 97 (98); Mc 3, 22-30 Ter.:S. Francisco de Sales BDr, memória-Hb 10, 1-10; Sl 39 (40); Mc 3, 31-35; Qua.:Conversão de são Paulo Ap, festa.At 22, 3-16 ou At 9, 1-22; Sl 116 (117); Mc 16, 15-18 Qui.:São Timóteo e São Tito BB, memória – 2Tm 1, 1-8 ou Tt 1, 1-5; Sl 95 (96); Lc 10, 1-9 Sex.:Sta Ângela MériciVg, MFac. – Hb 10,19-25; Sl23(24),1-2.3-4ab.5-6 (R/. cf. 6); Mc 4,21-25 Sab.: São Tomás de Aquino PresbDr, memória -Hb 10,32-39; Sl 36(37); Mc 4,26-34 Sab.: Hb 11, 1-2.8-19; Cânt: Lc 1, 69-70. 71-72. 73-75 (R/. cf. 68); Mc 4, 35-41
Terceira Semana do Saltério
Terceiro Domingo do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …