Página Inicial / Notícias / Pastoral Vocacional deve escutar os jovens, afirma o Papa

Pastoral Vocacional deve escutar os jovens, afirma o Papa

Papa Francisco falou também sobre a importância do acolhimento na Pastoral Vocacional: “Para ter vocações é preciso acolher os jovens”

papa

Papa Francisco reuniu-se, nesta quinta-feira, 5, com centenas de responsáveis da pastoral vocacional na Itália, recebidos em audiência na sala Paulo VI. O Papa defendeu que a prioridade da Igreja Católica no campo da chamada pastoral vocacional deve ser escutar os jovens e promover o “discernimento”.
Papa Francisco convidou os sacerdotes, consagrados e religiosas a abrirem as portas de seus institutos aos jovens. “As portas se abrem com a oração, a boa vontade e o risco. Arriscar-se com os jovens”, disse o Santo Padre.
“Jesus nos disse que o primeiro método para obter vocações é a oração, e nem todos são convencidos disso. Rezar pelas vocações. Com as portas fechadas ninguém pode entrar para encontrar o Senhor. É preciso abrir as portas para que eles possam entrar nas igrejas. Os bispos devem procurar uma maneira de acompanhar a oração da comunidade”, sublinhou Francisco.
O Papa chamou a atenção para o anúncio do Evangelho. Falou também sobre a importância do acolhimento: “Para ter vocações é preciso acolher os jovens”.
“Se queremos vocações devemos abrir as portas, rezar e nos sentar para ouvir os jovens. Fazer o apostolado do ouvido. Ter paciência, ouvir, fazer com que se sintam em casa, acolhidos. Muitas vezes eles fazem molecagem: Graças a Deus! Porque não são velhos. É importante perder tempo com os jovens.”
Testemunho
Segundo Papa Francisco, o testemunho é outro elemento importante para a Pastoral Vocacional. “É verdade que o jovem sente o chamado do Senhor, mas o chamado é concreto, e na maioria das vezes é: Quero me tornar como ele ou ela. Existem testemunhos que atraem os jovens. Os testemunhos dos bons sacerdotes e das boas religiosas”.
Da redação, com Rádio Vaticano

Encontro Formativo do Serviço de Animação Vocacional/Pastoral Vocacional Arquidiocesano

No próximo sábado, dia 20 de abril às 14h30, acontecerá na sede da Paróquia Nossa …