Página Inicial / Noticias do Mundo / Homilia de Dom Milton no Micare Cristo 2017

Homilia de Dom Milton no Micare Cristo 2017

OS JOVENS E NOSSA SENHORA APARECIDA…

HOMILIA – 25/FEVEREIRO/2017

QUERIDOS JOVENS, hoje acontece para Vocês neste MICARECRISTO; acontece para todos nós que estamos nesta ´arena` do MEMORIAL PAPA JOÃO PAULO II…, e para quem acompanha este Evento pelos Meios de Comunicação Social acontece um Pentecostes… – sabe por quê? – como nos Atos dos Apóstolos que acabamos de ouvir na primeira leitura da Santa Missa de hoje…: … com os Apóstolos… “todos perseveravam na oração em comum, junto com algumas mulheres – entre elas, MARIA, MÃE DE JESUS!”— Hoje nós dizemos… que estamos na oração em comum iniciando este MICARECRISTO COM A SANTA MISSA, A EUCARISTIA… COM MARIA, MÃE DE JESUS, NOSSA SENHORA APARECIDA, NESTE JUBILEU DOS 300 ANOS… E, SE ESTA IMAGEM FAC-SÍMILE QUE AQUI ESTÁ TRAZ AS BANDEIRAS DO PAPA, DO BRASIL E DO NOSSO ESTADO DE MATO GROSSO…, então, conosco está MARIA, MÃE DE JESUS, NOSSA SENHORA IMACULADA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL… “MATOGROSSENSE…”!!! É POR ISSO QUE TEMOS A CERTEZA DE QUE “APARECIDA É AQUI!!”
Mãe se encarna na vida dos filhos, então, entre nós NOSSA SENHORA É “APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL, E, MATOGROSSENSE!”
No Evangelho de hoje – Mateus – Jesus diz para as jovens mulheres: “Alegrem-se! Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: “Não tenham medo; vão anunciar a meus irmãos para irem para a Galiléia. Lá me verão!” (Cfr. Mt 28,9s.)
Convido Você, Jovem, a confiar a Nossa Senhora Aparecida-Matogrossense o caminho que Você já está percorrendo neste ano de 2017… o seu caminho é o da alegria do amor e para a vida em plenitude.
Convido Você, Jovem, a ser como a Jovem mulher de Nazaré, para nós… a ser como a Jovem mulher de Aparecida… que em cada etapa da sua existência acolhe a Palavra de Deus a a conserva, “meditando-a no seu coração”. (cf. Lc 2,19),
Você, Jovem, pode descobrir na vida de Maria o estilo da escuta, a coragem da fé, a profundidade do discernimento e a dedicação ao serviço (Lc 1,39-45).
Na sua «pequenez», a Virgem noiva de José experimenta a fraqueza humana e a dificuldade de compreender a vontade misteriosa de Deus (cf. Lc 1, 34). Também Ela é chamada a viver o êxodo, a saída de si mesma e dos seus projetos, aprendendo a entregar-se e a confiar.
Fazendo memória das «maravilhas» que o Todo-Poderoso realizou nela (cf. Lc 1, 49), a Virgem Maria não se sente sozinha, mas plenamente amada e apoiada pelo Não temas! do anjo (cf. Lc 1, 30). Consciente de que Deus está com Ela, Maria abre o seu coração ao Eis-me, aqui!, inaugurando deste modo o caminho do Evangelho (cf. Lc 1, 38). Jovem-Mulher da intercessão (cf. Jo 2, 3), diante da cruz do Filho, unida ao «discípulo amado»- – João Evangelista, aceita novamente o chamado a ser fecunda e a gerar a vida na história dos homens. Nos seus olhos cada jovem pode voltar a descobrir a beleza do discernimento, e no seu coração pode experimentar a ternura da intimidade e a coragem do testemunho e da missão.
E, assim, neste MICARECRISTO pedimos a nossa Senhora Aparecida-Matogrossense que Ela seja nossa MÃE-COMPANHEIRA; QUE ELA SEJA NOSSA CÚMPLICE; QUE ELA SEJA NOSSA HÓSPEDE EM NOSSAS VIDAS E EM NOSSOS LARES… JOVENS, SABEM POR QUÊ? PORQUE “APARECIDA É AQUI!” POR ISSO, PEDIMOS POR SUA BÊNÇÃO A BÊNÇÃO DE DEUS: “DAI-NOS A BÊNÇÃO, Ó MÃE QUERIDA, NOSSA SENHORA APARECIDA!” (2X)
NOSSA SENHORA APARECIDA ESTÁ CONOSCO PARA QUE A NOSSA FÉ SE FORTALEÇA, PARA QUE A NOSSA FÉ SE TORNE VISÍVEL E PALPÁVEL POR ONDE PASSAMOS, ONDE VIVEMOS…
NO SIMBOLISMO DOS RAPAZES E MOÇAS JUNTO DE NOSSA SENHORA APARECIDA… FIQUEMOS DE PÉ PARA RENOVARMOS A NOSSA FÉ… CADA JOVEM IRÁ PROPOR A PROFISSÃO DA FÉ… RESPONDEREMOS: “EU CREIO!”
1.EM UM SÓ DEUS, PAI TODO-PODEROSO, CRIADOR DO CÉU E DA TERRA… (TODOS) EU CREIO!
2.EM DEUS CRIADOR DE TODAS AS COISAS VISÍVEIS E INVISÍVEIS… (TODOS) EU CREIO!
3.EM JESUS CRISTO, FILHO UNIGÊNIDO DE DEUS! (TODOS) EU CREIO!
4.EM JESUS, CONSUBSTANCIAL A DEUS-PAI! (TODOS) EU CREIO!
5.EM JESUS QUE SE ENCARNOU PELO ESPÍRITO SANTO NO SEIO DA VIRGEM MARIA! (TODOS) EU CREIO!
6.EM JESUS QUE PADECEU, FOI CRUCIFICADO E FOI SEPULTADO! (TODOS) EU CREIO!
7.EM JESUS QUE AO TERCEIRO DIA RESSUSCITOU, E, SUBIU AOS CÉUS! (TODOS) EU CREIO!
8.NO ESPÍRITO SANTO, QUE PROCEDE DO PAI E DE JESUS! (TODOS) EU CREIO!
9.NA IGREJA QUE NASCEU PARA SER UNA, SANTA, CATÓLICA E APOSTÓLICA! (TODOS) EU CREIO!
10.NO BATISMO NOS TORNAMOS FILHOS E FILHAS DE DEUS! (TODOS) EU CREIO!
11,A RECONCILIAÇÃO NOS TRAZ A REMISSÃO DOS PECADOS! (TODOS) EU CREIO!
12.NA RESSURREIÇÃO DOS MORTOS E NA VIDA ETERNA! (TODOS) EU CREIO!

+Dom Milton Santos – Arcebispo Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …