Página Inicial / Notícias / Conheça um pouco da Vida dos Ordenados

Conheça um pouco da Vida dos Ordenados

Pe. Braulio Silva D’ Alessandro
Nasceu em Varginha Minas Gerais. Aos 31 de agosto 1982, teus pais Nicola e Ruwánia silva, foi batizado 19 dias depois e recebeu educação católica no colégio dos santos anjos onde estudou por 10 anos, do jardim da infância até a 6 série do primeiro grau. Depois foi residir, em Aparecida SP, onde morou por um ano. Voltando a varginha no ano de 1998, terminou os estudos e o ensino médio em 2001. Em 2009 ingressou na congregação dos padres do sagrado coração de Jesus Dehonianos, onde permaneceu por 4 anos até 2012. Em 2013 ingressou no seminário Cristo rei na arquidiocese de Cuiaba, onde completou os estudos teológicos. Foi ordenado diácono em 3 de abril de 2016, pela imposição das mãos de D.Milton santos e recebera o segundo grau da ordem pelo mesmo arcebispo metropolitano de Cuiaba, no próximo dia 7 de maio de 2017 o domingo do bom pastor.

Pe. Flávio Rafael Matias de Almeida
Nasceu em Colorado do Oeste, Rondônia, aos 19 de fevereiro de 1985. Cursou ensino fundamental e médio na Escola Estadual Tancredo de Almeida Neves em Cerejeiras, Rondônia. Ingressou no seminário no ano de 2009. Concluiu o curso de filosofia pela Faculdade SEDAC em 2011. Concluiu o curso de Teologia pela Faculdade SEDAC em 2016. Foi ordenado diácono em 03 de abril de 2016. Foi ordenado sacerdote em 07 de maio de 2017.

Pe. Flávio Jesus da Silva
Nascido no Hospital Geral no dia 26.11.1987, Dia de são Leonardo de Porto Maurício. Filho primogênito de Ery Ranulfo da Silva e de Rosália Jesus dos Santos os quais e tiveram mais três. Cursei o ensino fundamental e médio em escolas públicas de Várzea Grande, exceto o terceiro ano, que foi realizado no Colégio São Gonçalo, em Cuiabá, mediante bolsa escolar, em 2005.
Ainda que cercados privações econômicas, jamais faltou o necessário e o amparo de Deus, por isso foi preciso dividir o tempo de estudo com trabalho. Passei a almejar alguma faculdade e ajudar meus pais, de início pensei em cursar História, mas ingressei no curso de Direito, cheguei ao quinto semestre e após discernir sobre a vocação junto aos   padres diocesanos de Cúneo – It, especialmente os padres Carlo, Aldo e Desidério, ingressei ao seminário, em 28.03.2010.
Sou grato àqueles que foram instrumentos da graça de Deus em minha vida concedendo os sacramentos ou ajudando a servir na igreja, como as irmãs Ursulinas. No seminário, recebi os ministérios de leitor em 24.11.2013, de acólito em 23.11.2014, de Diácono em 03.04.2016 e o de sacerdote se dará em 07.05.2017, no “Domingo do Bom Pastor”. Por isso, peço ao Bom Pastor que me assista neste novo passo, para conhecer suas ovelhas e me deixar conhecer por elas a fim de dar-lhes de comer (Mc 6,37).

Pe. Francisco do Amaral Carvalho Dockhorn
Nasceu na cidade de Porto Alegre-RS, no dia 13 de setembro de 1982. É filho único de Gerson e Marta, sendo acostumado desde criança a estar na Igreja com os pais, atuando eles no Ministério da Comunhão Eucarística e na Pastoral da Catequese. Formou-se em duas escolas católicas, na sua cidade natal: Escola Mãe Admirável e Colégio La Salle Santo Antônio. Na busca de conhecer o ser humano, ingressou e formou-se no curso de psicologia da ULBRA, na cidade de Canoas. Mas a inquietação de levar este ser humano para Deus e Deus para este ser humano persistia, levando Francisco a ingressar no Seminário da Arquidiocese de Cuiabá. Foi ordenado Diácono, pelas mãos de Dom Milton Santos, no dia 03 de abril de 2016. Atualmente, reside e atua pastoralmente na Paróquia Santo Antônio de Várzea Grande, no bairro Ouro Verde.

Pe. Edevando Acindino Martins
Nasceu no dia 08/12/83, dia da Imaculada Conceição, no município de Nortelândia-MT a 240 km da capital do estado. Meus pais Antônio Domingos Martins e Enedina Acendina Martins. Eles nasceram e se casaram em Rosário Oeste-MT. Depois se mudaram para Nortelândia onde tiveram doze filhos: seis homens e seis mulheres. Eu sou o décimo filho do casal. Minha vocação ao sacerdócio revelou-se desde pequeno. Minha mãe muito católica levou os filhos desde pequenos a experimentar a fé seja nas missas dominicais, seja na oração do terço em família e na leitura da Sagrada Escritura. Na adolescência eu passei a esconder esta vocação, por vergonha e medo de ser ridicularizado entre os colegas. Na idade adulta eu tentei fugir com todas as minhas forças. Mas por fim fui vencido por Deus. Assim no dia 02/03/2008 entrei para o seminário Cristo Rei em Várzea Grande, onde fui formado ao longo de sete anos. No dia 23/10/2016 fui ordenado Diácono e agora no dia 07/05/2017, domingo do Bom Pastor, serei ordenado Sacerdote.

Pe. Raul Felipe da Cruz Berto
Nasci dia 13 de abril de 1991. Nasci em Cuiabá-MT, assim como meus outros dois irmãos (sou o mais velho de três) e minha mãe (meu pai é paulista, mais veio para cá quando criança). Participei, durante minha infância e adolescência, da paróquia Nossa Senhora de Guadalupe, comunidade de Nossa Senhora de Fátima; do memorial papa João Paulo II; da Paróquia Divino Espírito Santo e da Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá (estas duas últimas, ajudava nas celebrações da missa como acólito). Antes de entrar no Seminário, cursava Sistemas para Web, na IFMT. Larguei o curso na metade e entrei, no seminário, em 2010. Nos anos de 2011 e 2012 ajudei, nos finais de semana, na paróquia Cristo Rei, em VG. Já no Biênio 2013/14 a paróquia Santo Antônio, em Santo Antônio do Leverger. Nesta mesma época recebi o ministério de Leitor (2014). Em 2015/16 Auxiliei na Paróquia São Sebastião, em VG. Nesta mesma época recebi o ministério de Acólito (2015) e fui ordenado Diácono (03/04/2016). Por fim, dia 22/12/2016 fui mandado a Nobres, na paróquia São Sebastião, onde estou até agora. Nesta época (07/05/2017) fui ordenado presbítero.

Diácono João Vytor Pereira Mendes
Nasceu em Cuiabá-MT, aos 17 de fevereiro de 1992. Formado em Colégio Militar, ingressou no seminário desta arquidiocese no ano de 2009. Concluiu o curso de filosofia pela Faculdade SEDAC em 2012. Desenvolveu trabalhos pastorais nas paróquias São Gonçalo, Santo Antônio do Leverger e Mãe dos Homens. Atualmente desenvolve o trabalho pastoral na Catedral de Cuiabá.

Diácono Eduardo da Silva Queiroz
Nascido no dia 19 de Março de 1993 em Cuiabá- MT, Eduardo é o segundo filho do casal Eduardo Elias Queiroz e Ana Benedita da Silva Queiroz, e seu irmão dois anos mais velho é Benjamim da Silva Queiroz e um ano mais novo é Guilherme da Silva Queiroz.
Mesmo tendo nascido na capital Cuiabá, mudou-se com toda a família para a cidade de Nobres-MT a 140 Km de Cuiabá e lá viveu até aos seus 16 anos quando entrou no Seminário Arquidiocesano Cristo Rei em Várzea Grande-MT.
Foi batizado no dia 21 de Outubro de 1993 com 7 meses de vida. Seus pais são casados e sempre educaram ele e seus irmãos na fé Católica. Desde muito jovem começou a fazer catequese, e com 14 anos começou a participar do grupo JACC- Jovens Avante com Cristo da paróquia São Sebastião em Nobres e logo depois começou a participar do grupo de acólitos São João Paulo II na mesma paróquia. Neste tempo em que participava desses grupos, Eduardo começou a sentir o desejo de entrar no seminário.
Nos anos de 2008 e 2009 fez encontros vocacionais no seminário Cristo Rei e em 2010 entrou no seminário. Neste mesmo ano, morando no seminário cursou o 3º ano do ensino médio na escola estadual Gov. Júlio S. Müller em Várzea Grande-MT. No ano seguinte, em 2011 fez mais um ano de seminário, etapa que se chama propedêutico, e neste ano se prepara para um aprofundamento cristão católico e também se estuda algumas matérias para o vestibular que acontece no final do ano para entrar na Faculdade. No próximo ano, em 2012 entra na Faculdade Católica SEDAC e lá neste ano e no ano de 2013 cursa Filosofia. Nestes dois anos faz pastoral nos finais de semana na Paróquia N. Sra. das Graças em Várzea Grande.
Em 2014 começa Teologia na mesma faculdade SEDAC, e começa a fazer pastoral na paróquia N. Sra. Aparecida em Jangada-MT. Em novembro deste mesmo ano recebe o ministério do leitorato.
No ano de 2015 faz o segundo ano de Teologia, e em novembro deste ano recebe o ministério do Acolitato.
No ano de 2016 faz o terceiro ano de Teologia e começa a fazer pastoral no Santuário Eucarístico N. Sra. do Bom Despacho em Cuiabá. Neste ano de 2017 continua a pastoral no Santuário Eucarístico, e no final do ano concluirá o quarto ano de Teologia. Ao todo foram sete anos vividos no seminário, tendo como rotina de vida a oração, o estudo, o trabalho e  a vida fraterna muito bem vividos com seus companheiros seminaristas.
Foi ordenado Diácono no dia 07 de maio de 2017- Domingo do Bom pastor. Seu lema diaconal é: “Pela caridade, colocai-vos a serviço uns dos outros” (Gl 5, 13). Com a graça de Deus Eduardo está disposto a responder o sim a Deus à vocação sacerdotal.

 

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …