Página Inicial / Animação Litúrgica / SOLENIDADE DE PENTECOSTES

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

SOLENIDADE DE PENTECOSTES
A COMUNIDADE RECEBE O MESMO ESPÍRITO QUE ANIMOU JESUS
Dia das Comunidades Eclesiais de Base
4 de junho de 2017
MISSA DO DIA
Cor Litúrgica: Vermelho
A.: Irmãos amados, nesta Solenidade de Pentecostes, em que a Igreja redescobre a beleza de sua identidade, nós somos convocados a declarar que o Espírito Santo é a alma da Igreja e o doce Hóspede de nossas almas. Iniciemos, com entusiasmo, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: ESTAREMOS AQUI REUNIDOS, COMO ESTAVAM EM JERUSALÉM, POIS SÓ QUANDO VIVEMOS UNIDOS, É QUE O ESPÍRITO SANTO NOS VEM!/ 1. Ninguém para esse vento passando, ninguém vê e ele sopra onde quer. Força igual tem o Espirito, quando faz a igreja de Cristo crescer./ 2. Feita de homens, a Igreja é divina, pois o Espirito Santo a conduz. Como um fogo que aquece e ilumina, que é pureza, que é vida, que é luz./ 3. Quando o Espirito espalma suas graças, faz dos povos um só coração. Cresce a Igreja onde todas as raças um só Deus, um só Pai louvarão!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco. TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: No início desta celebração eucarística, peçamos a conversão do coração, fonte de reconciliação e comunhão com Deus e com os irmãos e irmãs. (Pausa). Confessemos os nossos pecados: TODOS: Confesso a Deus todo-poderoso e a vós, irmãos e irmãs, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, atos e omissões, por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos anjos e santos e a vós, irmãos e irmãs, que rogueis por mim a Deus nosso Senhor. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus que, pelo mistério da festa de hoje, santificais a vossa Igreja inteira, em todos os povos e nações, derramai por toda a extensão do mundo os dons do Espírito Santo, e realizai agora no coração dos fiéis as maravilhas que operastes no início da pregação do Evangelho. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Irmãos, pela docilidade à Palavra de Deus, o Espírito Santo guia-nos no caminho da justiça. Ouçamos as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (At 2,1-11) – Leitura dos Atos dos Apóstolos.
1Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. 2De repente, veio do céu um barulho como se fosse uma forte ventania, que encheu a casa onde eles se encontravam. 3Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles.4Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito os inspirava. 5Moravam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações do mundo. 6Quando ouviram o barulho, juntou-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua. 7Cheios de espanto e admiração, diziam: “Esses homens que estão falando não são todos galileus? 8Como é que nós os escutamos na nossa própria língua? 9Nós que somos partos, medos e elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, 10da Frígia e da Panfília, do Egito e da parte da Líbia próxima de Cirene, também romanos que aqui residem; 11judeus e prosélitos, cretenses e árabes, todos nós os escutamos anunciarem as maravilhas de Deus na nossa própria língua!” Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (DO SALMO 103/104) R.: ENVIAI O VOSSO ESPÍRITO, SENHOR, E DA TERRA TODA A FACE RENOVAI! / 1. Bendize, ó minha alma, ao Senhor! Ó meu Deus e meu Senhor, como sois grande! Quão numerosas, ó Senhor, são vossas obras: encheu-se a terra com as vossas criaturas!/ 2. Se tirais o seu respiro, elas perecem e voltam para o pó, de onde vieram; enviais o vosso Espírito e renascem e da terra toda a face renovais./ 3. Que a glória do Senhor perdure sempre e alegre-se o Senhor em suas obras, hoje seja-lhe agradável o meu canto, pois o Senhor é minha grande alegria!
8. 2ª LEITURA (1Cor 12, 3b-7.12-13) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios.
Irmãos: 3bNinguém pode dizer: Jesus é o Senhor, a não ser no Espírito Santo. 4Há diversidade de dons, mas um mesmo é o Espírito. 5Há diversidade de ministérios, mas um mesmo é o Senhor. 6Há diferentes atividades, mas um mesmo Deus que realiza todas as coisas em todos. 7A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum. 12Como o corpo é um, embora tenha muitos membros, e como todos os membros do corpo, embora sejam muitos, formam um só corpo, assim também acontece com Cristo. 13De fato, todos nós, judeus ou gregos, escravos ou livres, fomos batizados num único Espírito, para formarmos um único corpo, e todos nós bebemos de um único Espírito. Palavra do Senhor. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. SEQUÊNCIA
1. Espírito de Deus,/ enviai dos céus /um raio de luz! 2-Vinde, Pai dos pobres, / dai aos corações / vossos sete dons./ 3- Consolo que acalma, / hóspede da alma, / doce alívio, vinde! / 4. No labor descanso, / na aflição remanso, / no calor aragem. / 5. Enchei, luz bendita, / chama que crepita, / o íntimo de nós! / 6. Sem a luz que acode, / nada o homem pode, / nenhum bem há nele. / 7. Ao sujo lavai, / ao seco regai, / curai o doente. / 8. Dobrai o que é duro, / guiai no escuro, / o frio aquecei. / 9. Dai à vossa Igreja, / que espera e deseja, / vossos sete dons. / 10. Dai em prêmio ao forte / uma santa morte, / alegria eterna. / Amém.
10. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA!/ Vinde, Espírito Divino e enchei com vossos dons os corações dos fiéis! Acendei neles o amor como um fogo abrasador!
11. EVANGELHO – (Jo 20,19-23) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: 19Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas, por medo dos judeus, as portas do lugar onde os discípulos se encontravam, Jesus entrou e, pondo-se no meio deles, disse: “A paz esteja convosco”. 20Depois dessas palavras, mostrou-lhes as mãos e o lado. Então os discípulos se alegraram por verem o Senhor. 21Novamente, Jesus disse: “A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou, também eu vos envio”. 22E depois de ter dito isso, soprou sobre eles e disse: “Recebei o Espírito Santo. 23A quem perdoardes os pecados, eles lhes serão perdoados; a quem não os perdoardes, eles lhes serão retidos”. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
12. HOMILIA
13. SÍMBOLO NICENO-CONSTANTINOPOLITANO – Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação desceu dos céus e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.
14. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, neste dia de Pentecostes, peçamos a Deus a plenitude dos dons do Espírito Santo. Digamos, com confiança: Enviai, Senhor, o Vosso Espírito e renovai a face da terra!
TODOS: ENVIAI, SENHOR, O VOSSO ESPÍRITO E RENOVAI A FACE DA TERRA!
1) Pela Santa Igreja de Deus, Corpo místico de Cristo, para que, sustentada pela oração da Virgem Maria, como no Cenáculo no dia de Pentecostes, saiba propagar entre os homens o Reino de Deus por meio da prática da caridade, rezemos ao Senhor.
TODOS: ENVIAI, SENHOR, O VOSSO ESPÍRITO E RENOVAI A FACE DA TERRA!
2) Pelos nossos governantes, para que o Espírito Santo lhes conceda sabedoria e discernimento para servirem ao povo com justiça, edificando o bem comum, rezemos ao Senhor.
TODOS: ENVIAI, SENHOR, O VOSSO ESPÍRITO E RENOVAI A FACE DA TERRA!
3) Por todos os jovens crismandos, para que, inflamados pela chama do amor do Espírito Santo, testemunhem Cristo vivo e ressuscitado aos companheiros de juventude, rezemos ao Senhor.
TODOS: ENVIAI, SENHOR, O VOSSO ESPÍRITO E RENOVAI A FACE DA TERRA!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que o Divino Espírito nos faça crescer na fé, na caridade e na esperança, rezemos ao Senhor.
TODOS: ENVIAI, SENHOR, O VOSSO ESPÍRITO E RENOVAI A FACE DA TERRA!
(Preces Espontâneas):
P.: Ó Deus, que, pelo Vosso Espírito, nos dais a ousadia de nos aproximarmos de Vós e de Vos invocarmos, concedei-nos por meio do Vosso Filho a plenitude do Vosso amor. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
15. CANTO DE OFERTAS – 1. O Pai, que pelo Espirito, dás vida e santidade, a toda criatura, recebe, que te agrade a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão, esforço que fizemos, e dom de tua mão!/ R.: TRANSFORMA A NOSSA OFERTA NO DOM DO FILHO TEU, E OS PASSOS DO TEU POVO, QUE EM LUZ SE ACENDEU./ 2. Ó Pai que pelo Espirito, em rios de água viva, transforma nossa sede, recebe sem esquiva a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão, sinais do compromisso: plantar um mundo irmão./ 3. Ó Pai que pelo Espirito, nos fazes renascer, e tudo nos ensinas, recebe com prazer a oferta que trazemos, o nosso vinho e pão, firmeza dos que aprendem a força do perdão!
16. P.: Orai, irmãos e irmãs…
17. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Concedei-nos, ó Deus, que o Espírito Santo nos faça compreender melhor o mistério deste sacrifício e nos manifeste toda a verdade, segundo a promessa do vosso Filho. Que vive e reina para sempre. TODOS: AMÉM.
18. ORAÇÃO EUCARÍSTICA I – Prefácio – O Mistério de Pentecostes – MR (p. 319)
19. RITO DA COMUNHÃO
20. CANTO DE COMUNHÃO – R.: PERSEVERAVAM TODOS UNIDOS EM ORAÇÃO, OS DOZE APÓSTOLOS, COM MARIA E OS IRMÃOS. CHEGADO O DIA DE PENTECOSTES, VEIO UM TREMOR E DE REPENTE O SANTO ESPÍRITO OS ANIMOU!/ 1. É outro o vinho que nos anima, entendei todos nossa alegria. Joel profeta já predissera, sucederá nos últimos dias. E sucedeu nos últimos dias: fechou-se o tempo abriu-se o céu! Cumpriu-se, então, outra profecia que Deus falou por Ezequiel:/ 2. De toda a terra vos tirarei, vos tomarei de entre as nações, todos unidos conduzirei pra terra santa da promissão! Pra terra santa da promissão com água pura vos lavarei, toda a imundície, toda ilusão, de tudo vos purificarei!/ 3. E vos darei novo coração e novo espírito em vós porei, não mais tereis coração de pedra, um coração de carne darei! Um coração de carne darei e o meu espírito em vós porei: na minha lei havereis de andar, meu mandamento ireis praticar!/ 4. E habitareis uma nova terra, terra que a vossos pais destinei; e assim sereis sempre o meu povo e vosso Deus pra sempre serei! E vosso Deus pra sempre serei, da terra os frutos irei vos dar; Da vida o pão multiplicarei, jamais a fome vos matará./ 5. No dia em que vos purificar de todas vossas iniquidades, vossos desertos serão povoados e habitadas vossas cidades! E habitadas, vossas cidades, os vossos campos florescerão; e a terra seca será jardim, nações, dai glória ao amor sem fim!
21. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Ó Deus, que enriqueceis a vossa Igreja com os bens do céu, conservai a graça que lhe destes, para que cresçam os dons do Espírito Santo e o alimento espiritual que recebemos aumente em nós a eterna redenção. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
22. ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tende sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! Fazei de nós, vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!
RITOS FINAIS
23. BREVES AVISOS
24. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 524)
P.: O Senhor esteja convosco! TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS! – P.: Deus, o Pai das luzes, que (hoje) iluminou os corações dos discípulos, derramando sobre eles o Espírito Santo, vos conceda a alegria da sua bênção e a plenitude dos dons do mesmo Espírito. TODOS: AMÉM. P.: Aquele fogo, descido de modo admirável sobre os discípulos purifique os vossos corações de todo mal e vos transfigure em sua luz. TODOS: AMÉM. P.: Aquele que na proclamação de uma só fé reuniu todas as línguas vos faça perseverar na mesma fé, passando da esperança à realidade. TODOS: AMÉM. P.: Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, e Filho, e Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: Ide em paz, e o Senhor vos acompanhe. TODOS: GRAÇAS A DEUS.
CANTOS OPCIONAIS
SALMO RESPONSORIAL – R.: QUANDO TU, SENHOR, TEU ESPÍRITO ENVIAS, / TODO MUNDO RENASCE, É GRANDE ALEGRIA! / 1. Ó minh’alma, bendize ao Senhor: “Ó Deus grande em poder e amor, o esplendor de tua glória reluz e o céu é teu manto de luz”./ 2. Firme e sólida a terra fundaste, com o azul do oceano a enfeitaste! E rebentam tuas fontes nos vales correm as águas e cantam as aves./ 3. Lá do alto tu regas os campos, cresce a relva e os viventes se fartam. De tuas obras a terra encheste, todas belas e sábias fizeste./ 4. Que se sumam da terra os perversos e minh’alma te entoe os seus versos! Glória ao Pai, pelo Filho, no Amor, ao Deus vivo eterno louvor!
SEQUÊNCIA: A NÓS DESCEI, DIVINA LUZ! (BIS) EM NOSSAS ALMAS ACENDEI O AMOR, O AMOR DE JESUS! (BIS) /1. Vinde, santo Espírito, e do céu mandai luminoso raio, luminoso raio! / Vinde, pai dos pobres, doador dos dons, luz dos corações, luz dos corações!/ Grande defensor, em nós habitai, e nos confortai, e nos confortai! / Na fadiga pouso, no ardor brandura, e na dor ternura, e na dor ternura! / 2. Ó luz venturosa, divinais clarões, encham os corações, encham os corações! / Sem um tal poder, em qualquer vivente nada há de inocente, nada há de inocente! / Lavai o impuro e regai o seco, sarai o enfermo, sarai o enfermo! / Dobrai a dureza, aquecei o frio, livrai do desvio, livrai do desvio! / 3. Aos fiéis, que oram com vibrantes sons, dai os sete dons, dai os sete dons! / Dai virtude e prêmio e no fim dos dias eterna alegria, eterna alegria! / Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) / Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis) Aleluia! Aleluia! Aleluia! (bis).

Preparando a Partilha da Palavra
Cinquenta dias após a Ressurreição de Jesus celebramos o dom do Espírito Santo e a abertura da Igreja a todos os povos e nações. Com esta festa concluímos o Tempo Pascal. Nesse dia, começou a ser constituído o novo Povo de Deus. É a Igreja que nasceu do lado aberto do Salvador e manifestou sua missão no dia de Pentecostes. Durante o Pentecostes, contemplamos e revivemos na liturgia a efusão do Espírito Santo realizada por Cristo ressuscitado sobre a sua Igreja: um evento de graça que encheu o Cenáculo de Jerusalém para se estender ao mundo inteiro. A alegria da ressurreição se plenifica com a manifestação do Espírito Santo que transforma a vida dos seguidores e seguidoras de Jesus. O Papa Francisco afirma que é necessário ser evangelizadores com espírito, isto é, evangelizadores que se abrem sem medo, e ousadia, à ação do Espírito Santo. No Pentecostes, o Espírito faz os apóstolos saírem de si mesmos e os transforma em anunciadores, infundindo-lhes as maravilhas de Deus, em todo tempo e lugar, mesmo contra a corrente. Jesus quer evangelizadores que anunciem a Boa-Nova, não só com palavras, mas, sobretudo, com uma vida transfigurada pela presença de Deus. O Espírito assegura a unidade da fé, e do amor fraterno, na diversidade de “dons, ministérios e atividades”, cuja finalidade é a edificação da Comunidade. O Espírito Santo enriquece toda a Igreja evangelizadora também com diferentes carismas. São dons para renovar e edificar a Igreja. Não se trata de um patrimônio fechado, entregue a um grupo para que o guarde; mas são presentes do Espírito integrados no corpo eclesial, atraídos para o centro que é Cristo, de onde são canalizados em um impulso evangelizador. Um sinal claro da autenticidade de um carisma é a capacidade de se integrar, harmoniosamente, com a Comunidade e a vida do Povo de Deus, para o bem de todos. Onde o Espírito chega, o pecado é destruído. Uma verdadeira novidade suscitada pelo Espírito, não precisa fazer sombra sobre outras espiritualidades, dons e carismas para se afirmar em si mesma. É na comunhão, mesmo que fadigosa, que um carisma se revela autêntico e misteriosamente fecundo. Se o cristão vive este desafio, a Igreja pode ser um modelo para a paz no mundo. Fortalecidos pelo Espírito Santo sejamos guiados para a missão, ajudados a permanecer em comunhão com Jesus, como ramos ligados à videira para produzir bons e abundantes frutos, testemunhando a vida nova no Espírito, pois o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo seu Espírito que habita em nós.

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: S. Bonifácio BMt,memória. Tb 1, 3; 2, 1a-8; Sl 111 (112); Mc 12, 1-12
Ter.: S. Norberto B, Mfac; Tb 2, 9-14; Sl 111 (112); Mc 12,13-17
Qua.: Tb 3, 1-11a.16-17a; Sl 24 (25); Mc 12, 18-27
Qui.: Sto Efrém Diácono Dr, MFac; Tb 6, 10-11;7, 1.9-17; 8,4-9a; Sl 64 (65); Mt 5, 20,26
Sex.: São José de Anchieta Presb, memória. Tb 11, 5-17; Sl 145 (146) Mt 12, 35-37
Sáb.: Tb 12, 1.5-15.20; Tb 13, 2.6.7.8 (R/. 2a) Mc 12, 38-44
Ofício Solene Próprio

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …