Página Inicial / Notícias / Novos movimentos e carismas

Novos movimentos e carismas

O Papa destaca importância e vitalidade de novos movimentos e carismas.

VATICANO, 08 Fev. 07 (ACI) .- Ao receber dois grupos de bispos amigos dos Movimentos dos Focolares e da Comunidade de São Egídio, o Papa Bento XVI destacou a importância dos novos movimentos e carismas na Igreja.

Durante o encontro, o Pontífice destacou que a proximidade dos bispos aos dois Movimentos “sublinha a vitalidade destas novas agregações de fiéis e manifesta também aquela comunhão entre os carismas que constitui um típico ‘sinal dos tempos’”.

Após destacar que “a variedade e a unidade dos carismas e ministérios são inseparáveis na vida da Igreja”, o Santo Padre sublinhou que “o Espírito Santo quer a variedade dos Movimentos ao serviço do único corpo que é a Igreja. Ele realiza isto através do ministério daqueles que dispôs para governar a Igreja de Deus: os bispos em comunhão com o Sucessor de Pedro”.

“No rico mundo ocidental –continuou o Papa–, onde embora estar presente uma cultura relativista existe ao mesmo tempo um desejo de espiritualidade, seus movimentos testemunham a alegria da fé e a beleza de ser cristãos. Nas vastas zonas deprimidas da terra comunicam a mensagem da solidariedade e se fazem próximos aos pobres e aos fracos com esse amor, humano e divino, dos que falei na encíclica ‘Deus caritas est’”.

O Santo Padre destacou que “o Movimento dos Focolares sublinha o carisma e o serviço da unidade, que se realiza em diversos âmbitos sociais e culturais”, assim como “através dos caminhos do ecumenismo e do diálogo interreligioso”; enquanto que “a Comunidade de São Egídio, que coloca como centro de sua existência a oração e a liturgia, fica do lado dos que passam por situações de mal-estar e marginalização social”.

Juntos é possível confrontar com maior decisão os desafios que nos interpelam ao iniciarmos este terceiro milênio”, como “a busca da justiça e a paz e a urgência de construir um mundo mais fraternal e solidário, começando pelos países de procedência de alguns de vós, que atravessam conflitos sangrentos”, concluiu.

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …