Página Inicial / Notícias / Número de Católicos no Mundo

Número de Católicos no Mundo

O número de católicos se mantém, cresce levemente o número de sacerdotes.

VATICANO, 12 Fev. 07 (ACI) .- Segundo cifras oficiais do Anuário Pontifício 2007, apresentado oficialmente nessa segunda-feira ao Papa Bento XVI pelo Cardeal Tarcisio Bertone, o número de católicos é substancialmente o mesmo no mundo; porém se registra um leve incremento no número de sacerdotes.

Segundo as cifras do diretório eclesiástico que a Santa Sé publica anualmente, de 2004 a 2005, os católicos no mundo aumentaram de mil 98 milhões a quase mil 115 milhões, incremento de 1,5 por cento.
Dado que este crescimento resulta quase idêntico ao da população mundial (1,2 por cento), a percentagem de católicos no mundo (17,20 por cento), mantém-se sem variações.
Segundo o Anuário Pontifício, nas duas mil e 915 circunscrições eclesiásticas do mundo se registra um aumento de 3,1 por cento de católicos na África; de 2,71 por cento na Ásia e de 1,2 por cento na América. Na Europa se registra um leve aumento do número de católicos diante de uma quase total paralisação do crescimento da população.
Cresce o número de sacerdotes
O número de sacerdotes, seja diocesanos ou religiosos, no mesmo período cresceu de 405 mil e 891 a 406 mil e 411, com um aumento total de 0,13 por cento. Ásia com um crescimento de 3,80 por cento e África com 3,55 por cento lideram o número de sacerdotes por continente, e compensam a queda do número de sacerdotes em regiões como a Oceania.
O futuro vocacional, entretanto, continua estando numericamente na América: en 2005, de cada 100 candidatos ao sacerdócio, 32 eram americanos, 26 asiáticos, 21 africanos, 20 europeus e 1 da Oceania.

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …