Página Inicial / Animação Litúrgica / 12º Domingo do tempo Comum

12º Domingo do tempo Comum

DÉCIMO SEGUNDO DOMINGO DO TEMPO COMUM – ANO A

QUEM ESCOLHER SEGUIR FIELMENTE JESUS,ESTÁ NAS MÃOS DE DEUS
25 de junho de 2017

COR LITÚRGICA: VERDE
A.: Irmãos amados, celebremos o Mistério Pascal de Cristo que se manifesta no testemunho corajoso de fé dos fiéis cristãos. Nesta celebração, rezemos de modo especial pelos migrantes e peçamos ao Cristo que esteja com eles em suas caminhadas. Iniciemos, com alegria, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: BOM É LOUVAR O SENHOR, NOSSO DEUS CANTAR SALMOS AO NOME DO ALTÍSSIMO, COM ALEGRIA ACLAMAR SEU AMOR, SUA GLÓRIA, BONDADE E PODER./ 1. Como tuas obras me alegram, Senhor, os teus prodígios suscitam louvor. Tua presença eu contemplo no céu, olho a terra: também nela estás./ 2. Tu engrandeces o homem mortal: da natureza ele é rei e Senhor. De honra o coroaste, de glória e poder, pouco menos que aos anjos do céu./ 3. Narram os céus o que fez tua mão, todo universo teu nome bendiz./ A criação é um canto de amor, e esse canto é também meu louvor./ 4. Tua bondade cercou-me de bens, tudo que tenho é por graça e favor. Quero teus dons com os irmãos partilhar, vendo em ti, nosso Deus, nosso Pai./ 5. Chave suprema de um plano de Pai, neste universo que evolui na dor. Deste-nos Cristo, homem-Deus, nosso irmão, e é por ele que vamos a ti.
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. TODOS: AMÉM. P.: O Deus da esperança, que nos cumula de toda alegria e paz em nossa fé, pela ação do Espírito Santo, esteja convosco! TODOS: BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU NO AMOR DE CRISTO.
3. ATO PENITENCIAL – P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Cristo, tende piedade de nós. TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Senhor, tende piedade de nós. TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. TODOS: AMÉM.
4. HINO DE LOUVOR – Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados! Senhor Deus, Rei dos céus, Deus Pai todo-poderoso: nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças por Vossa imensa glória! Senhor Jesus Cristo, Filho Unigênito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai. Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós! Vós que tirais o pecado do mundo, acolhei a nossa súplica! Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós! Só Vós sois o Santo, só Vós o Senhor, só Vós o Altíssimo, Jesus Cristo, com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Amém.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Senhor, nosso Deus, dai-nos por toda a vida a graça de vos amar e temer, pois nunca cessais de conduzir os que firmais no vosso amor. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Meus irmãos, o amor e a solicitude de Deus não abandonam o fiel cristão que persevera na vivência da santidade. Ouçamos com atenção as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Jr 20,10-13) – Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
Jeremias disse: 10“Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: ‘Denunciai-o, denunciemo-lo’. Todos os amigos observavam minhas falhas: ‘Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele’. 11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus”. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
7. SALMO RESPONSORIAL – (Do Salmo 68/69) R.: ATENDEI-ME, Ó SENHOR, PELO VOSSO IMENSO AMOR! / 1. Por vossa causa é que sofri tantos insultos e o meu rosto se cobriu de confusão; eu me tornei como um estranho a meus irmãos, como estrangeiro para os filhos de minha mãe. Pois meu zelo e meu amor por vossa casa me devoram como um fogo abrasador./ 2. Por isso elevo para vós minha oração, neste tempo favorável, Senhor Deus! Respondei-me pelo vosso imenso amor, pela vossa salvação que nunca falha! Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça, ponde os olhos sobre mim com grande amor!/ 3. Humildes, vede isto e alegrai-vos: o vosso coração reviverá, se procurardes o Senhor continuamente! Pois nosso Deus atende às preces dos seus pobres, e não despreza o clamor de seus cativos. Que céus e terra glorifiquem o Senhor com o mar e todo ser que neles vive!
8. 2ª LEITURA (Rm 5,12-15) – Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos. Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, o qual era a figura provisória daquele que devia vir. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.: ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / O Espírito Santo, a Verdade, de mim irá testemunhar, e vós minhas testemunhas sereis em todo lugar.
10. EVANGELHO – (Mt 10, 26-33) – P.: O Senhor esteja convosco. TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS. P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus. TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.: Naquele tempo, disse Jesus a seus apóstolos: 26Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos caríssimos, bendigamos a Deus, nosso Pai, que protege os seus filhos e filhas e não despreza suas súplicas, pedindo-Lhe humildemente: Iluminai, Senhor, o nosso caminho!
TODOS: ILUMINAI, SENHOR, O NOSSO CAMINHO!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que no próximo dia 27 comemora o aniversário de sua ordenação episcopal, para que seja sempre cheio da sabedoria, da consolação e da fortaleza do Espírito Santo, rezemos ao Senhor.

TODOS: ILUMINAI, SENHOR, O NOSSO CAMINHO!
2) Por todos os sacerdotes que experimentam dificuldades, para que sejam confortados em seu sofrimento, amparados em suas dúvidas e confirmados em sua fidelidade, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI, SENHOR, O NOSSO CAMINHO!
3) Pelos migrantes, cujo dia hoje se comemora, para que os seus direitos sejam resguardados e possam contar com o auxílio generoso dos cristãos, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI, SENHOR, O NOSSO CAMINHO!
4) Por todos nós aqui reunidos, para que, por meio da oração e pela participação na Eucaristia, saibamos superar os nossos medos e assim professarmos sem reservas a nossa confiança em Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: ILUMINAI, SENHOR, O NOSSO CAMINHO!
(Preces Espontâneas):
P: Concedei-nos, Senhor Deus, orar e agir sempre como colaboradores do vosso amado Filho, para a Vossa glória e nossa salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM!
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – R.: SENHOR, MEU DEUS, OBRIGADO, SENHOR, PORQUE TUDO É TEU! / 1. É teu o pão que apresentamos, é tua dor que suportamos, obrigado, Senhor! / 2. É teu o vinho que trazemos, é tua vida que vivemos, obrigado, Senhor! / 3. Na tua cruz, crucificados, seremos teus ressuscitados, obrigado, Senhor!
15. P.: Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS – P.: Acolhei, ó Deus, este sacrifício de reconciliação e louvor, e fazei que, purificados por ele, possamos oferecer-vos um coração que vos agrade. Por Cristo, nosso Senhor. TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA III – MR (p. 482) – Prefácio dos Domingos do Tempo Comum I – MR (p. 428)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – 1. Ó Senhor, nós estamos aqui, junto à mesa da celebração, simplesmente atraídos por vós, desejamos formar comunhão./ R.: IGUALDADE, FRATERNIDADE, NESTA MESA NOS ENSINAIS. AS LIÇÕES QUE MELHOR EDUCAM, NA EUCARISTIA É QUE NOS DAIS./ 2. Todos cantam o vosso louvor, pois em vós somos todos irmãos. Ouviremos com fé, ó Senhor, os apelos de libertação. / 3. Este encontro convosco, Senhor, incentiva a justiça e a paz; nos inquieta e convida a sentir os apelos que o pobre nos faz./ 4. Acolheis com o vosso perdão todo homem disposto a crescer. Ao redor desta mesa, Senhor, a unidade podemos viver.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Renovados pelo Corpo e Sangue do vosso Filho, nós vos pedimos, ó Deus, que possamos receber um dia, resgatados para sempre, a salvação que devotamente estamos celebrando. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO JUBILAR 300 ANOS DE BÊNÇÃOS:
Senhora Aparecida, Mãe Padroeira, em vossa singela imagem, há 300 anos aparecestes nas redes dos três benditos pescadores no Rio Paraíba do Sul. Como sinal vindo do céu, em vossa cor, vós nos dizeis que para o Pai não existem escravos, apenas filhos muito amados. Diante de vós, embaixadora de Deus, rompem-se as correntes da escravidão! Assim, daquelas redes, passastes para o coração e a vida de milhões de outros filhos e filhas vossos. Para todos tende sido bênção: peixes em abundância, famílias recuperadas, saúde alcançada, corações reconciliados, vida cristã reassumida. Nós vos agradecemos tanto carinho, tanto cuidado! Hoje, em vosso Santuário e em vossa visita peregrina, nós vos acolhemos como mãe, e de vossas mãos recebemos o fruto de vossa missão entre nós: o vosso Filho Jesus, nosso Salvador. Recordai-nos o poder, a força das mãos postas em prece! Ensinai-nos a viver vosso jubileu com gratidão e felicidade! Fazei de nós vossos filhos e filhas, irmãos e irmãs de nosso irmão Primogênito, Jesus Cristo. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL

Preparando a Partilha da Palavra
O texto da 1ª leitura desvela o íntimo de alguém que se entregou por inteiro à missão. Jeremias sente-se contrariado e depois experimenta, nas horas difíceis, lampejos de confiança ao perceber que o Senhor está com ele. Provou em sua própria carne o peso da missão profética, diante das perseguições e injúrias dos chefes religiosos e do desprezo do povo. O profeta depois de profundo desabafo, mergulha na serenidade própria de quem se percebe acompanhado. Deus é o guarda-costas e defensor dele. Paulo em sua carta revela-nos que a missão deve suscitar uma opção de vida. Apresenta-nos as consequências do pecado do primeiro homem e a salvação oferecida por Jesus. O projeto de Deus foi ferido pelo pecado do velho homem que, desobedecendo, afastou-se do Pai e, por tal razão, tornou-se escravo da morte. Jesus sendo inteiramente obediente, cumpriu a sua vontade até as últimas consequências. Pela obediência de seu  Filho, o Pai tornou a humanidade participante de sua vida. Observemos que no Evangelho Jesus repete por três vezes: “Não tenham medo.” Mateus conhecia muito bem a violência daqueles que se opunham à Boa-Nova do Mestre. Ele procura alimentar o testemunho dos cristãos apresentando-lhes motivos pelos quais não devem desistir da missão. O missionário não deve ter medo, ele está cumprindo uma missão recebida de Jesus que passou da morte à vida verdadeira. Os opositores do Reino podem interferir na vida presente, mas só Deus tem poder de decisão sobre a vida futura. Nada lhe passa despercebido na vida terrena nem mesmo a queda de um cabelo. Assim, o testemunho fiel, por simples que seja, será reconhecido junto de Deus. Quem optar por seguir fielmente o Mestre está nas mãos de Deus. Em nossos dias é difícil ser profeta, é difícil falar a verdade, é difícil ser dos primeiros a levantar a voz para denunciar as injustiças e anunciar que as coisas estão correndo mal. O pior inimigo para quem anuncia o Evangelho é o medo: medo de perder a própria posição social, o salário, a estima dos superiores, de ser castigado, de perder a própria vida. Quantas vezes, por medo, fomos covardes, mentimos, praticamos violências e injustiças. Quem tem medo fica bloqueado, não consegue fazer aquilo que o conduzirá à plena realização da própria vida e, portanto, “perece”. Jesus não promete aos seus seguidores que nada lhes acontecerá de mal, que sempre serão resgatados, até milagrosamente; mas sim que Deus, de algum modo, providenciará o verdadeiro bem deles, se tiverem a coragem de permanecer fiéis. O Evangelho de hoje se encerra com uma promessa: Jesus reconhecerá diante do Pai aqueles que O tiverem reconhecido diante dos homens, e o Salmo 27 nos revela a proteção de Deus: Do Seu povo ele é a força salvação do seu ungido, salva Senhor seu povo liberta os oprimidos. Quem poderei temer?

LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Gn 12,1-9; Sl 32(33); Mt 7,1-5
Ter.: S. Cirilo de Alexandria BDr, MFac. Gn 13,2.5-18; Sl 14(15); Mt 7,6.12-14
Qua.: Gn 15, 1-12.17-18; Sl 104(105), Mt 7,15-20
Qui.: Gn 16,1-12.15-16 ou abrev. Gn 6b-12.15-16; Sl 105(106); Mt 7,21-29
Sex.: Santos Protomártires da Igreja de Roma, MFac. Gn 17,1.9-10.15-22; Sl 127(128); Mt 8,1-4
Sáb.: Gn 18,1-15; Cânt.: Lc 1,46-47.48-49.50.53.54-55 (R/. cf. 54b); Mt 8,5-17
Quarta Semana do Saltério
Décima Segunda Semana do Tempo Comum

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …