Página Inicial / Notícias / Homilia Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida SP

Homilia Santa Missa no Santuário Nacional de Aparecida SP

MISSA DA ROMARIA – SANTUÁRIO NACIONAL DE APARECIDA SP – 2017
SOLENIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
24/JUNHO/2017

HOMILIA
O Papa Francisco quando veio para a Jornada Mundial do Rio de Janeiro disse: “Antes do Rio de Janeiro quero ir à CASA DE MARIA…: APARECIDA! E… aqui esteve no dia 24 de julho de 2013!” Esta foi a motivação deste andor da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida na Arquidiocese de Cuiabá: A CASA DE MARIA!
Este pequeno ANDOR-CASA DE MARIA: LEMBRANDO ESTE SANTUÁRIO NACIONAL DA VIRGEM IMACULADA DE APARECIDA…; quer significar os Romeiros-Peregrinos da Arquidiocese de Cuiabá HOJE PRESENTES AQUI; mas, quer significar a CASA, O LAR NO BRASIL INTEIRO NESTE JUBILEU DOS 300 ANOS DO ENCONTRO DA PEQUENINA IMAGEM NO RIO PARAÍBA; mas, todos estes significados – HOJE – NA SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE SÃO JOÃO BATISTA – SIGNIFICA PRIMEIRAMENTE “A CASA DE ZACARIAS E ISABEL… NUM “FLASH DA NOSSA MENTE” VAMOS ATÉ À “CASA DE ZACARIAS E ISABEL”…
Com o Evangelho de hoje – Lucas – mostra um casal: a “casa de Zacarias e Isabel”… como aconteceu o nascimento de João Batista! Estamos diante de uma família marcada pelo preconceito social e religioso, portanto, uma “casa em ruínas – a casa de Zacarias”: era a esterilidade social, humana… mas, amadurecida pela fé… S. LUCAS escreve:  “Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela…”(Lc 1,58)
É assim: a fé faz existir a COMUNHÃO! OLHEMOS  PARA ESTE SANTUÁRIO NACIONAL – A CASA DE MARIA! ESTE SANTUÁRIO TRAZ uma lição para nós! O Papa João Paulo II quando aqui esteve no dia 04 de julho de 1980 viu na pequena imagem da Virgem de Aparecida a mensagem para os nossos dias… Sabedor do triste fato do indivíduo que tentou roubar a imagem neste Santuário, disse João Paulo II: “Sei que, há pouco tempo, em lamentável incidente, despedaçou-se a pequenina imagem de Nossa Senhora Aparecida. Contaram-me que entre os mil fragmentos foram encontradas intactas as duas mãos da Virgem unidas em oração. O fato vale como um símbolo: as mãos postas de Maria no meio das ruínas são um convite a seus filhos a darem espaço em suas vidas à oração, ao absoluto de Deus, sem o qual tudo o mais perde sentido, valor e eficácia. O verdadeiro filho de Maria é um cristão que reza!”
O Evangelista Lucas revela… que a misericórdia de Deus traz a alegria para o povo na “casa de Zacarias e Isabel…” no nascimento de João Batista… –afirmou S. Lucas no Evangelho: “Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela…” (Lc 1,58);
Foi assim que Deus foi misericordioso com Isabel e Zacarias…, Afirma S. Lucas:… “pois, a mão do Senhor estava com o menino… que crescia e se fortalecia em espírito…”(Lc 1,66)
Hoje –queremos simbolizar neste pequeno ANDOR que a “CASA DE MARIA” este SANTUÁRIO NACIONAL acolhe, renova as energias dos milhares de romeiros-peregrinos que aqui vêm… !” Ao chegar em Aparecida o peregrino e romeiro Dom HELDER CÂMARA… assim se expressava: “MÃE, VIM AQUI PARA NADA… VIM, APENAS, TE VER!”
Nós percebemos que o MILAGRE DE DEUS aconteceu no Lar, na casa de Zacarias e Isabel… contra toda a esperança… O Evangelista Lucas retrata o clima de tensão no lar de Zacarias e Isabel: “Todos os vizinhos ficaram com medo, e a notícia espalhou-se por toda a região montanhosa da Judéia…”(Lc 1,65)
Mas, trago também a lembrança  de um peregrino-romeiro de Nossa Senhora Aparecida que aqui esteve nesta “CASA DE MARIA”  e fez a sua interpretação da pequena imagem encontrada no Rio Paraíba: o Papa Francisco!
Quando os pescadores encontraram o corpo da imagem, o pedaço da imagem… o tivessem jogado de volta ao rio, provavelmente o milagre não aconteceria. Felizmente, “os pescadores não desprezam o mistério encontrado no rio. Embora fosse um mistério que tenha aparecido incompleto, não jogaram fora seus pedaços.  Há pedaços de um mistério, como partes de um mosaico, que vamos encontrando. O milagre de Aparecida começa com a busca de pescadores pobres, que “possuem um barco frágil, inadequado, têm redes decadentes, talvez danificadas, insuficientes”. Em Aparecida, desde o início, Deus dá uma mensagem de recomposição do que está fraturado, de compactação do que está dividido. Muros, abismos, distâncias ainda hoje existentes estão destinados a desaparecer. A Igreja não pode se descuidar dessa lição: ser instrumento de misericórdia, de reconciliação!” Continua o Papa Francisco: “A Igreja tem sempre a necessidade urgente de não desaprender a lição de Aparecida |…| As redes da Igreja são frágeis, talvez remendadas: a barca da Igreja não tem a força dos grandes transatlânticos que cruzam o oceanos. Contudo, Deus quer se manifestar justamente por nossos meios pobres, porque, é sempre Ele quem está agindo”!
O Evangelista Lucas revela… que a misericórdia de Deus traz a alegria para o povo na “casa de Zacarias e Isabel…” no nascimento de João Batista… –  diz S. Lucas: “Os vizinhos e parentes ouviram dizer como o Senhor tinha sido misericordioso para com Isabel e alegraram-se com ela…” (Lc 1,58); e, a história de  Aparecida se repete no dia-a-dia pela alegria de se estar na “casa da mãe…”, “a casa da misericórdia.
Assim, hoje – como ROMEIROS E PEREGRINOS – de tantos lugares e participantes do Congresso Continental da Misericórdia nas Américas aqui em Aparecida – como Zacarias… – também a nossa –  “boca se abre, a nossa língua se solta para louvarmos a Deus… como afirmou S. Lucas (cfr. Lc1,64) pelas maravilhas que Deus realiza no Seu povo pela intercessão da Virgem Imaculada de Aparecida!”
“SÃO JOÃO BATISTA…”, E,“NOSSA SENHORA APARECIDA, ROGAI POR NÓS!” – AMÉM!!

Em vídeo clique aqui.

+Dom Milton Santos, sdb  – Arquidiocese Metropolitano de Cuiabá

Você pode Gostar de:

Arcebispo de Cuiabá destaca temas importantes no sexto dia da Assembleia Geral da CNBB

No sexto dia da Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) de …