Página Inicial / Notícias / Notícias do Papa no Brasil

Notícias do Papa no Brasil

Bento XVI utizará o Papamóvel em sua visita ao País.
Dois papamóveis, que serão utilizados pelo Papa Bento XVI para se locomover durante os três dias que estará no Brasil, serão trazidos da Itália, de avião para São Paulo, pelo governo do Estado, uma semana antes da visita do Pontífice.
Em Brasília, ainda existe o papamóvel, utilizado por João Paulo II em sua última visita ao País, em 1997, mas não está mais em operação por ser muito antigo.

Já está confirmado, também, que a ida do Papa Bento XVI para Aparecida, no dia 11 de maio, será feita por helicóptero. Serão três helicópteros com capacidade para 17 pessoas, sendo um para o Papa e os outros dois para sua equipe e seguranças. Os três aparelhos voarão sempre juntos por questão de segurança.

O programa detalhado da visita do Papa será divulgado oficialmente pelo Vaticano aproximadamente um mês antes da viagem.

Paramentos que serão utilizados por Bento XVI no Brasil, já estão quase prontos

O mês de maio se aproxima e os preparativos para a primeira vinda do Papa Bento XVI ao Brasil se intensificam. Na capital paulistana, a confecção dos paramentos que o Sumo Pontífice vai usar em sua estadia no país estão sendo muito bem trabalhados.

As máquinas que preenchem, em perfeita sincronia, os símbolos litúrgicos, são acompanhadas bem de perto por dez funcionários e pela empresária Maria Laura. Ela trabalha no ramo há trinta anos e possui uma loja especializada em decorações e artesanatos religiosos no centro de São Paulo. Os paramentos do Papa João Paulo II, quando ele esteve no Brasil em 1980 e 1997, também foram confeccionados por ela. E é claro que ela guarda tudo muito bem guardado, principalmente, na lembrança.

Não é só o Papa Bento XVI que, desta vez, vestirá os paramentos feitos por Maria Laura. Já foram encomendadas mais de 300 casulas, além de estolas e mitras para os bispos que estarão presentes na V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe que será realizado nos dias 13 a 31 de maio na cidade de Aparecida (SP). A exigência para os paramentos, que ainda estão sendo fabricados, é que tudo seja simples e cheio de simbolismo.

O tecido para uma casula do papa foi escolhido pelo vaticano. "Nós procuramos fazer a casula com um tecido de fio suíço, exclusivo nosso, que é muito leve, porque ele dá uma ‘queda’ boa no tecido, também vamos usar simbolismo. Nós usamos a imagem de Nossa Senhora Aparecida com o fundo de uma rede, lembrando os milagres da aparição dela", disse a empresária.

Maria Laura está estudando as outras três casulas que fará. Do total de 4, duas serão para uso do pontífice e as outras duas, uma lembrança do Brasil para ele.

"Os dons, é Deus quem nos dá. Nós temos que usá-los. Se Deus me deu este dom e este gosto pelas coisas litúrgicas, eu tenho tentado desenvolver este talento", ressaltou Maria Laura.

Raphael Leal – CN Noticias

Você pode Gostar de:

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …