Página Inicial / Notícias / Roteiro Sinodal 5

Roteiro Sinodal 5

Roteiros Sinodais
Meu querido irmão, minha querida irmã,
Em suas mãos encontra-se o quinto e último caderno do nosso Sínodo Arquidiocesano  de Cuiabá.Com ele concluímos a nossa fase de consulta ampla e abrangente a toda a Arquidiocese de Cuiabá.
O tema deste caderno é a Dimensão Sócio-transformadora.Poderíamos nos perguntar qual o sentido desta dimensão, e por que a Igreja deve se envolver num tema tão pouco "espiritual". A resposta está no próprio Jesus.
"Ao ver as multidões,Jesus encheu-se de compaixão por elas, porque estavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não tem pastor" (Mt 10,36).

Aqui está o espírito de toda ação social. Hoje, como no tempo de Jesus, as multidões encontram-se "cansadas e abatidas". Hoje, como ontem, a injustiça gera o desemprego, violência, depência química, prostituição, racismo e destruição do meio ambiente.

Neste contexto social, a Igreja é chamada a ter a mesma compaixão de Jesus. A palavra composta de outras duas: com-paixão. Estar com a paixão do outro, na cruz do seu sofrimento. Sentir a dor do outro e,  juntos, buscar soluções. Estar com, não significa apenas dar coisas, mas dar-se. Dar o próprio tempo, colocar-se à disposição….Assumir sua dor e tentar encontrar saídas para superar os momentos difícieis.

"Deus é Amor e Misericórdia". O  mesmo Amor que nos impele a uma ação social transformadora é o amor que nos une às outras comunidades cristãs e às pessoas que buscam a Deus em outras religiões. Por isso, no terceiro encontro iremos tratar da Dimensão Ecumênica à luz desta caridade transformadora.

Seguiremos de perto a segunda parte  da Encíclica do Papa bento XVI sobre o amor,Deus caritas est.

I – 19-25 O amor que transforma a sociedade

II – 26-29 O amor que nos leva ao engajamento político

III – 30-31 O amor que nos une às outras Religiões

IV –  32-39 O amor que dá à Vida

O amor é Comunhão.Gostaríamos que esta fosse a palavra-chave de toda nossa caminhada sinodal.

Não poderíamos deixar de concluir esta fase consultiva sem pronunciar uma palavra de agradecimento aos milhares de fiéis que participaram de nossos grupos de reflexão Sinodal. Colhemos bons e maduros frutos destes grupos de base e das assembléias paroquiais. As decisões tomadas pelo Sínodo foram iluminados por você!

Deus que abençoou a cada um de nossos grupos de reflexão, continuará abençoando você, sua família, comunidade e paróquia, ao trilharmos como Arquidiocese este caminho de Comunhão !

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …