Página Inicial / Notícias / Novos Beatos brasileiros

Novos Beatos brasileiros

Rio Grande do Sul se prepara para beatificação de dois mártires do estado.
No dia 21 de outubro deste ano, acontece a beatificação de dois mártires brasileiros, Pe. Manuel Gomez Gonzáles e o coroinha Adílio Daronch. A cerimônia acontecerá na cidade de Frederico Westphalen, no Rio Grande do Sul.

Pela primeira vez uma cerimônia de beatificação acontecerá neste estado do Brasil, e outro fato, que marca esta data, é a de que o coroinha Adílio, passa a ser o primeiro beato gaúcho. Biografias dos mártires de Nonoai (RS)

Pe. Manuel Gomez Gonzáles

Nasceu a 29 de maio de 1877, em São José de Riberteme, na diocese de Tuy, Província de Fontevedra, na Espanha. Foi ordenado sacerdote a 24 de maio de 1902, recebendo a nomeação de Coadjutor da Paróquia de As Neves.

Em 1904, passou para a vizinha arquidiocese de Braga, em Portugal, onde se incardinou e pároco de Nossa Senhora dos Extremos, nos Arcos de Valdevez (1905 até 1911) e de Santo André e São Miguel de Taias e Barroças (1911-1913).

Devido à perseguição religiosa em Portugal, a partir da República proclamada em 1910, em 1913, veio para o Brasil. No Rio de Janeiro foi encaminhado para a recém-criada diocese de Santa Maria, no RS. Durante dois anos trabalhou na paróquia de Soledade. Mas, em fins de 1915, foi nomeado pároco de Nossa Senhora da Luz, em Nonoai.

Foi um pároco zeloso e empreendedor, de espírito apostólico e caritativo. Atendeu ao seu rebanho, cuidou dos pobres e defendeu a justiça. Foi cruelmente assassinado no cumprimento de seu dever sacerdotal no dia 21 de maio de 1924, perto de Três Passos, por um grupo de anticlericais. Sepultado no cemitério local, depois no lugar do martírio, em 1964, foi transladado para Nonoai e inumado numa capela anexa à Matriz.

Em 1996, foi iniciado o Processo de Beatificação na Cúria de Frederico Westphalen. No dia 16 de dezembro de 2006, o Papa Bento XVI reconheceu oficialmente o martírio e autorizou a solene beatificação. A cerimônia de beatificação está marcada para o dia 21 de outubro de 2007, em Frederico Westphalen, com a presença de uma Comissão Pontifícia.

Coroinha Adílio Daronch

Nasceu em Dona Francisca – RS, aos 25 de outubro de 1908, filho de Pedro Daronch (este era nascido em Agordo, Itália, a 05.01.1883 e veio ao Brasil com a família, quanto tinha 07 anos de idade) e de Judite Segabinazzi. Era o terceiro filho do casal.

No ano de 1912, a família transferiu-se para Passo Fundo, onde o pai aprendeu o ofício de fotógrafo. Alguns anos depois a família se mudou para Nonoai, instalando-se com uma loja e continuou trabalhando na profissão de fotógrafo, possuindo também uma pequena farmácia, pois gostava da leitura de livros de homeopatia.

A família de Pedro era muito caridosa e religiosa. Eram grandes colaboradores do Pe. Manuel. Seus filhos foram alunos do Pe. Manuel, que exercia também a missão de professor. Adílio era coroinha e um auxiliar nos serviços do altar e da paróquia. Em maio de 1924, o jovem de 15 anos estava acompanhando o Pe. Manuel num longo itinerário pastoral, a serviço da paróquia de Palmeira das Missões. Foram até a Colônia Militar, no Alto Uruguai, onde a 20 de maio, Adílio ainda ajudou na páscoa dos militares e ficou padrinho de batismo.

A caminho de Três Passos, o coroinha Adílio e o Pe. Manuel foram surpreendidos por anticlericais e inimigos da religião. Foram levados para o mato, amarrados em árvores, foram fuzilados. Era o dia 21 de maio de 1924. Ao lado do Pe. Manuel foi sepultado em Três Passos, no cemitério que estava para ser abençoado, no dia 25 de maio, debaixo de uma cruz que tinha os dizeres: "Mártir da fé, em 1924". Com o Pe. Manuel foi transladado para Nonoai, onde jaz na capela anexa ao santuário.

Oração pela beatificação dos Mártires de Nonoai:

Ó Deus de bondade, que vos comprazeis de acudir às necessidades de vosso povo em atenção aos méritos dos justos, concedei-nos, por intermédio de vossos Mártires, Pe. Manuel e coroinha Adílio, a graça que vos pedimos, pois eles foram fiéis na terra, testemunhando com o próprio sangue sua fé no Redentor.

Fazei que, para a vossa maior glória e proveito dos fiéis, sejam glorificados na terra com as honras da beatificação e canonização. Por Cristo Nosso Senhor. Amém

Celebrações para o Senhor Bom Jesus de Cuiabá

Todos os caminhos levam ao Senhor Bom Jesus ! Com essa temática celebramos o padroeiro …