Página Inicial / Notícias / Semana Santa na internet

Semana Santa na internet

Quaresma e Páscoa com Papa graças à Internet.

Através do site da Santa Sé, www.vatican.va .

CIDADE DO VATICANO, quarta-feira, 7 de março de 2007 (ZENIT.org).- As novas tecnologias permitem acompanhar e viver, desde os cinco continentes, o tempo litúrgico e as celebrações de Quaresma e Páscoa em Roma, junto a Bento XVI.

Oferecendo esta possibilidade, o site da Santa Sé, www.vatican.va, em sua página de início, previu a seção «Quaresma 2007», cujo ícone, sob a nome «Focus», distingue-se pelo contraluz, no ocaso, das três cruzes sobre o Gólgota.

A seção especial começa com o versículo do Evangelho de São João, «Hão de olhar para Aquele que trespassaram» (João 19, 37), eixo da mensagem do Papa para a presente Quaresma.

Cinco subseções aproximam a Quaresma de Roma ao mundo inteiro: «Palavras do Santo Padre», «Estações Quaresmais», «Música para a Quaresma», «Calendário das celebrações» e «Live».

A primeira, «Palavras do Santo Padre», vai se atualizando com os ensinamentos de Bento XVI durante todo este período quaresmal, começando por sua mensagem em alemão, croata, espanhol, francês, inglês, italiano, holandês, polonês, português, romeno e sueco.

A seguir, recolhe suas alocuções desde a quarta-feira de Cinzas, o encontro com os párocos e sacerdotes de Roma do dia seguinte, as palavras prévias ao Ângelus de cada domingo de Quaresma, seu discurso ao concluir os exercícios espirituais celebrados junto a seus colaboradores da Cúria e as audiências gerais.

Prevê incorporar em seus conteúdos a visita pastoral e a Santa Missa que Bento XVI celebrará no V Domingo de Quaresma — 25 de março — na paróquia romana de Santa Felicidade e filhos mártires, a celebração penitencial de 29 de março com os jovens da diocese, a celebração do Domingo de Ramos — que abarca a XXII Jornada Mundial da Juventude — e todos os atos da Semana Santa.

Na quarta-feira de cinzas, em sua homilia, Bento XVI explicou o significado das «estações quaresmais» da «antiga liturgia romana».

Esta «havia elaborado uma singular geografia da fé, partindo da idéia de que, com a chegada dos apóstolos São Pedro e São Paulo e com a destruição do templo, Jerusalém se havia mudado para Roma. A Roma cristã — recordou — era concebida como uma reconstrução da Jerusalém do tempo de Jesus dentro dos muros da Urbe».

«Esta nova geografia interior e espiritual, na tradição das igrejas ‘estacionais’ da Quaresma, não é uma simples recordação do passado, nem uma antecipação vazia do futuro — sublinhou; ao contrário, quer ajudar os fiéis a percorrer um itinerário interior, o caminho da conversão e da reconciliação, para chegar à glória da Jerusalém celeste, onde habita Deus».

Pois cada uma dessas igrejas estacionais, associada cada dia, desde a quarta-feira de Cinzas ao II domingo de Páscoa (Domingo «in Albis»), pode ser visitada «virtualmente» também em sua seção «on-line» (que inclui uma breve explicação em italiano).

Da Capela Musical Pontifícia «Sixtina» procedem, por sua vez, os hinos para as celebrações deste tempo de Quaresma. Clicando na seção «Música para a Quaresma», o Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma põe à disposição do internauta, em formato «mp3», seu Formulário para a Quaresma.

Graças à Sala das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, também se pode consultar em qualquer momento o calendário das celebrações que Bento XVI preside.

Caso se escolha a internet para acománhar ao vivo os atos litúrgicos, basta clicar na seção «Live»: conduz diretamente ao Centro Televisivo Vaticano (CTV), que publicou as previsões de suas emissões ao vivo para todo o mês de março.

Formação para agentes da Pascom (Arquidiocese)

A PASCOM (pastoral da comunicação) da Arquidiocese de Cuiabá realizou no sábado (06 de abril/2024), …