Página Inicial / Animação Litúrgica / 3º Domingo do Advento (17.12)

3º Domingo do Advento (17.12)

ALEGRAI-VOS, O SENHOR ESTÁ NO MEIO DE VÓS!
Dia da Coleta Nacional para Evangelização
17 de dezembro de 2017
TERCEIRO DOMINGO DO ADVENTO – ANO B – SÃO MARCOS
Cor litúrgica: roxo
ANO NACIONAL DO LAICATO
A.: Meus irmãos, o período litúrgico do Advento é um tempo de alegre espera porque incrementa em nossas almas a feliz expectativa da vinda do Senhor. Iniciemos jubilosos, a nossa celebração.
RITOS INICIAIS
1. CANTO DE ENTRADA – R.: OUVE-SE NA TERRA UM GRITO, DO POVO UM GRANDE
CLAMOR: “SENHOR, ABRE OS CÉUS, QUE AS NUVENS CHOVAM O SALVADOR!” / 1. É um só canto de amor e esperança, que a terra mãe, germinando, contém: a ti, Senhor, nós clamamos: Vem, Senhor Jesus, vem! /2. Mesmo se as guerras destroem a terra, pondo em perigo a paz e o bem, que a nossa voz não se canse: Vem, Senhor Jesus, vem! /3. Vem reunir hoje as tuas Igrejas, a tua prece rezamos, também, o nosso amor sempre espere: Vem, Senhor Jesus, vem!
2. SAUDAÇÃO DO CELEBRANTE – P.: Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo.
TODOS:AMÉM. P.: A graça de nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão
do Espírito Santo estejam convosco.
TODOS:BENDITO SEJA DEUS, QUE NOS REUNIU
NO AMOR DE CRISTO.
3. COROA DO ADVENTO
Animador: A terceira vela que acendemos hoje na coroa do advento é sinal da alegria por saber que o Senhor está próximo. (O celebrante acende as velas e reza a seguinte oração:)
P.: Oremos: Senhor, acendemos as velas desta coroa para que possamos preparar nossos corações para o advento do Vosso Filho. Protegei-nos dos maus costumes e inflamai nossos corações a uma contínua conversão de vida, para que, servindo a Vós em nossos irmãos, possamos fugir da escuridão do pecado e ir ao encontro do nosso Salvador, Jesus Cristo, que vive e reina na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM
4. ATO PENITENCIAL –P.: De coração contrito e humilde, aproximemo-nos do Deus justo e santo, para que tenha piedade de nós, pecadores. Senhor, que vindes visitar vosso povo na paz, tende piedade de nós.
TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Cristo, que vindes salvar o que estava perdido, tende piedade de nós.
TODOS: CRISTO, TENDE PIEDADE DE NÓS.
P.: Senhor, que vindes criar um mundo novo, tende piedade de nós.
TODOS: SENHOR, TENDE PIEDADE DE NÓS. P.: Deus todo-poderoso tenha compaixão de nós, perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna.
TODOS: AMÉM.
5. ORAÇÃO DO DIA – P.: OREMOS: (Pausa) – Ó Deus de bondade, que vedes o vosso povo esperando fervoroso o natal do Senhor, dai chegarmos às alegrias da Salvação e celebrá-las sempre com intenso júbilo na solene liturgia. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA DA PALAVRA
A.: Caros irmãos: a Palavra de Deus nos convida ao ânimo, à alegria e à esperança, apontando os sinais da salvação. Ouçamos, com reverência, as leituras de hoje.
6. 1ª LEITURA (Is 61, 1-2a.10-11) – Leitura do Livro do Profeta Isaías. 1O espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa-nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; 2apara proclamar o tempo da graça do Senhor. 10Exulto de alegria no Senhor e minh’alma regozija-se em meu Deus; ele me vestiu com as vestes da salvação, envolveu-me com o manto da justiça e adornou-me como um noivo com sua coroa, ou uma noiva com suas joias. 11Assim como a terra faz brotar a planta e o jardim faz germinar a semente, assim o Senhor Deus fará germinar a justiça e a sua glória diante de todas as nações. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
6. SALMO RESPONSORIAL – (Cânt.:Lc 1,46 ss)
R.: A MINH’ALMA SE ALEGRA NO MEU DEUS. / 1. A minha alma engrandece o Senhor, e se alegrou o meu Espírito em Deus, meu Salvador, pois Ele viu a pequenez de sua serva, /desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. / 2. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome! Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. / 3. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos. Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor.
7. 2ª LEITURA (1Ts 5, 16-24) – Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
Irmãos: 16Estai sempre alegres! 17Rezai sem cessar. 18Dai graças em todas as circunstâncias, porque essa é a vosso respeito a vontade de Deus em Jesus Cristo. 19Não apagueis o espírito! 20Não desprezeis as profecias, 21mas examinai tudo e guardai o que for bom. 22Afastai-vos de toda espécie de maldade! 23Que o próprio Deus da paz vos santifique totalmente, e que tudo aquilo que sois – espírito, alma, corpo – seja conservado sem mancha alguma para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo! 24Aquele que vos chamou é fiel; ele mesmo realizará isso. Palavra do Senhor.
TODOS: GRAÇAS A DEUS.
9. ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO – R.:ALELUIA, ALELUIA, ALELUIA! / O Espírito do Senhor sobre mim fez a sua unção, enviou-me aos empobrecidos a fazer feliz proclamação.
10.EVANGELHO – (Jo1, 6-8.19-28)– P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR!
P.:6Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. 7Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. 8Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 19Este foi o testemunho de João, quando os judeus enviaram de Jerusalém sacerdotes e levitas para perguntar: “Quem és tu?” 20João confessou e não negou. Confessou: “Eu não sou o Messias”. 21Eles perguntaram: “Quem és, então? És tu Elias?” João respondeu: “Não sou”. Eles perguntaram: És o Profeta?” Ele respondeu: “Não”. 22Perguntaram então: “Quem és, afinal? Temos que levar uma resposta para aqueles que nos enviaram. O que dizes de ti mesmo?” 23João declarou: “Eu sou a voz que grita no deserto: ‘Aplainai o caminho do
Senhor’” – conforme disse o profeta Isaías. 24Ora, os que tinham sido enviados pertenciam aos fariseus 25e perguntaram: “Por que então andas batizando se não és o Messias, nem Elias, nem o Profeta?” 26João respondeu: “Eu batizo com água; mas no meio de vós está aquele que vós não conheceis, 27e que vem depois de mim. Eu não mereço desamarrar a correia de suas sandálias”. 28Isso aconteceu em Betânia, além do Jordão, onde João estava batizando. Palavra da Salvação.
TODOS: GLÓRIA A VÓS, SENHOR.
11. HOMILIA
12. PROFISSÃO DE FÉ – Creio em Deus Pai, todo-poderoso, criador do céu e da terra, e
em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que foi concebido pelo poder do Espírito Santo, nasceu da Virgem Maria, padeceu sob Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e sepultado; desceu à mansão dos mortos, ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus, está sentado à direita de Deus Pai todo-poderoso, donde há de vir a julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo, na Santa Igreja Católica, na comunhão dos Santos, na remissão dos pecados, na ressurreição da carne, na vida eterna. Amém.
13. ORAÇÃO DOS FIÉIS – P.: Irmãos e irmãs, elevemos alegremente nossas preces Àquele que, por meio de Jesus, tirou-nos do abismo da morte e introduziu-nos no Reino da luz e da paz, dizendo juntos: Senhor, atendei a nossa prece!
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
1) Pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que hoje está comemorando o seu aniversário natalício, para que o Espírito Santo lhe dê sempre mais sabedoria, ternura e docilidade na condução da Santa Igreja de Deus, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
2) Pelos governantes de todas as Nações, para que professem a fé em Cristo e, amparados n’Ele, não se cansem de promover a paz e a fraternidade entre os povos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
3) Para que a alegria do Evangelho e da proximidade do Natal do Senhor, renove a esperança dos marginalizados, dos desanimados e dos deprimidos, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
4) Por nossas famílias, para que, vivendo na unidade e na alegria, manifestem no mundo o amor de Deus que nos envia Seu Filho, rezemos ao Senhor.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
5) Para que, na alegria, sejamos generosos na partilha da coleta de hoje, destinada à Evangelização em todo o Brasil, rezemos.
TODOS: SENHOR, ATENDEI A NOSSA PRECE!
(Preces Espontâneas):
P.: Deus Pai, convertei a Vós nossos corações, para que, com espírito novo, saibamos testemunhar a Vossa presença viva no mundo e tornar dignas de fé nossa alegria e nossa esperança. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
LITURGIA EUCARÍSTICA
14. CANTO DE OFERTAS – A NOSSA OFERTA APRESENTAMOS NO ALTAR E TE
PEDIMOS: VEM, SENHOR, NOS LIBERTAR! / 1. A chuva molhou a terra, o homem plantou um grão, a planta deu flor e frutos, do trigo se fez o pão. / 2. O homem plantou videiras, cercou-as com seu carinho; da vinha brotou a uva, da uva se fez o vinho. / 3. Os frutos da nossa terra e as lutas dos filhos teus serão, pela tua graça, pão vivo, que vem dos céus. / 4. Recebe, Pai, nossas vidas, unidas ao pão e vinho, e vem conduzir teu povo, guiando-o no teu caminho.
15.P.:Orai, irmãos e irmãs…
16. ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS –P.: Possamos, ó Pai, oferecer-vos sem cessar estes dons da nossa devoção, para que, ao celebrarmos o sacramento que nos destes, se realizem em nós as maravilhas da salvação. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
17. ORAÇÃO EUCARÍSTICA II – MR (p. 477) – Prefácio do Advento II – A dupla espera
de Cristo – MR (p. 408)
18. RITO DA COMUNHÃO
19. CANTO DE COMUNHÃO – R.:DAS ALTURAS ORVALHEM OS CÉUS E AS NUVENS,
QUE CHOVAM JUSTIÇA, QUE A TERRA SE ABRA AO AMORE GERMINE O DEUS
SALVADOR. / 1. Foste amigo antigamente desta terra que amaste, deste povo que escolheste; sua sorte melhoraste, perdoaste seus pecados, tua raiva acalmaste. / 2. Vem de novo restaurar-nos! Sempre irado estarás, indignado contra nós? E a vida não darás? Salvação e alegria, outra vez, não nos trarás? / 3. Escutemos suas palavras, éde paz que que vai falar; paz ao Povo, a seus fiéis, a quem dele se achegar. Está perto a salvação e a glória vai voltar. / 4. Eis: amor, fidelidade vão unidos se encontrar, bem assim, justiça e paz vão beijar-se e se abraçar. Vai brotar fidelidade e justiça se mostrar. / 5. E virão os benefícios do Senhor a abençoar e os frutos de amor desta terra vão brotar, a justiça diante dele e a paz o seguirá. / 6. Glória ao Pai onipotente, ao que vem, glória e amor. Ao Espírito cantemos: glória a nosso Defensor! Ao Deus Uno e Trino demos a alegria do louvor.
20. ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO – P.: OREMOS: (Pausa) Imploramos, ó Pai, vossa clemência para que estes sacramentos nos purifiquem dos pecados e nos preparem para as festas que se aproximam. Por Cristo, nosso Senhor.
TODOS: AMÉM.
21. ORAÇÃO DA CAMPANHA PARA EVANGELIZAÇÃO 2017
Deus, nosso Pai, que chamastes todos os povos da Terra para a Igreja do vosso Filho, nós vos pedimos que susciteis em nós o compromisso com a Evangelização, para que todos conheçam a vida que de vós provém. Jesus, Filho amado do Pai, nós vos pedimos por todos os cristãos leigos e leigas, a fim de que sejam sal e luz nesse mundo, transformando-o por meio do Evangelho uma realidade mais justa e fraterna. Espírito Santo, vínculo da caridade, despertai em nossas comunidades e em toda a Igreja no Brasil o senso da partilha e que, por meio da Coleta para a Evangelização e do testemunho de comunhão, todas as comunidades recebam a força do Evangelho. Maria, Estrela da Evangelização, mãe e seguidora de Jesus, intercedei por nós. Amém!
RITOS FINAIS
22. BREVES AVISOS
23. BÊNÇÃO FINAL – MR (p. 520)
P.: O Senhor esteja convosco.
TODOS: ELE ESTÁ NO MEIO DE NÓS.
P.: Que o Deus onipotente e misericordioso vos ilumine com o advento do seu Filho,
em cuja vinda credes e cuja volta esperais, e derrame sobre vós as suas bênçãos.
TODOS: AMÉM.
P.: Que durante esta vida ele vos torne firmes na fé, alegres na esperança, solícitos na
caridade.
TODOS: AMÉM.
P.: Alegrando-vos agora pela vinda do Salvador feito homem, sejais recompensados
com a vida eterna, quando vier de novo em sua glória.
TODOS:AMÉM.
P.: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
TODOS:AMÉM.

Preparando a Partilha da Palavra
O profeta Isaías descreve a missão do profeta como anunciador de uma mensagem de paz e de libertação: “O espírito do Senhor está sobre mim, porque o Senhor me ungiu. Ele me enviou para levar a boa-nova aos pobres, curar os corações a?itos, anunciar a redenção aos cativos e a libertação aos encarcerados e para proclamar um ano de graça da parte do Senhor”. O profeta
descreve a alegria que envolve a comunidade pela salvação de Deus. Paulo convida os cristãos à alegria, à oração constante, à ação de graças por tudo, pois é esta a vocação do cristão em Cristo Jesus. Ficando com o que é bom, vivendo em santidade, guardando o corpo de modo irrepreensível, a Comunidade cristã já está vivendo a salvação, motivo de alegria. E assim estão se preparando para o dia da Vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. O evangelista João apresenta
o profeta dos profetas, um homem enviado por Deus, cujo nome era João. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz. Não era o Messias, mas “a voz que clama no deserto: Aplanai o caminho do Senhor”. Ele anuncia: “No meio de vós está alguém que não conheceis”. Mas Ele ainda não está de modo transparente. “Vós não o conheceis”. Hoje Ele está presente de
modo sacramental: no próximo, em sua Palavra, na Igreja, nos Sacramentos e, de modo especial,
na Eucaristia. Agora é a vez de cada um de nós e a Comunidade eclesial dar testemunho do Cristo presente no mundo, próximo a se manifestar no mistério das comemorações de sua vinda no ciclo de Natal, na vida justa dos cristãos e na sua vinda gloriosa.
LEITURAS DA SEMANA
Seg.: Jr23, 5-8; Sl 71(72); Mt 1,18-24
Ter.:Jz 13, 2-7.24-25a; Sl 70(71); Lc 1,5-25
Qua.:Is 7,10-14; Sl 23(24); Lc 1,26-38
Qui.:CmFac de S. Pedro Canísio Presb.Dr. Ct 2,8-14 ou Sf 3,14-18a; Sl 32(33); Lc 1,39-45
Sex.: 1Sm 1,24-28; Cânt.: 1Sm 2,1.4-5.6-7.8abcd (R/. 1a); Lc 1,46-56
Sáb.:CmFac de S. João Câncio Presb.; Ml 3,1-4.23-24; Sl 24(25); Lc 21.28); Lc 1,57-66
Terceira Semana do Saltério
Terceiro Domingo do Advento – Ano B

Você pode Gostar de:

29º Domingo do Tempo Comum (16.10)

29º Domingo do Tempo Comum Ano C cor verde – 16/10/2022 1. Saudação Presidente – …