Página Inicial / Notícias / Frei Galvão

Frei Galvão

A Comissão de Educação (CE) do Senado aprovou  a criação do feriado nacional em comemoração ao Dia de Frei Galvão. A data será comemorada em 11 de maio deste ano – mesmo dia em que o Papa Bento XVI vai canonizar o frei franciscano Antônio de Sant’Anna Galvão (1739-1822), o frei Galvão.

Frei Galvão será o primeiro brasileiro nato a ser declarado santo pelo Vaticano. Madre Paulina, canonizada por João Paulo II em 2002, passou a maior parte da vida no Brasil, mas nasceu na Itália.

De acordo com o relator do projeto, senador Jonas Pinheiro (PFL-MT), o objetivo do feriado é fazer com que "os brasileiros fiquem atentos ao movimento do papa e à canonização do frei".

Como o projeto tramita em caráter terminativo, não precisará passar pelo plenário do Senado. O projeto de lei segue agora para a Câmara dos Deputados.

Frei Galvão
 

Frei Galvão nasceu em Guaratinguetá (177 km a noroeste de São Paulo), onde há hoje um museu com seus pertences. A instituição é gerida por José Carlos de França Maia, 77, promotor público aposentado e descendente de um dos dez irmãos do santo.

Na capital paulista, frei Galvão fundou, em 1774, o atual Mosteiro da Luz. Na cidade, a devoção ao frade é expressa pela busca por suas pílulas, que, pela fé,  facilitavam partos e curava doenças.

Você pode Gostar de:

Pe. Felipe Santos toma posse como novo Pároco em Nobres

No dia 18 de março de 2024, às 19h00, Dom Mário Antonio deu posse canônica …