Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / LITURGIA – 1º Domingo do Tempo da Quaresma

LITURGIA – 1º Domingo do Tempo da Quaresma

“O tempo já se cumpriu… convertam-se!”

1.Acolhida
A Liturgia nos introduz no Tempo da Quaresma, avisando-nos que o tempo da espera acabou! Agora, é converter-se e crer no Evangelho! Muitos continuam a diversão do carnaval, sem nenhuma preocupação com o esgotamento do tempo! A diversão aliena o ser humano dando-lhe a impressão que a diversão é imortal!
A “Quarta feira de Cinzas” recorda-nos que vamos morrer! – “Tu és pó e em pó te hás de tornar!” – mas a diversão funciona como anestésico que nos faz esquecer a realidade da morte! Acorda cristão! A diversão inconsciente distrai-nos do sentido da vida. Acorda para a vida e não para a morte!

2.Palavra de Deus
Gn 9,8-15 – A violência, a corrupção e a morte renovam-se sobre a terra e Deus decretou o dilúvio como castigo, mas salvou o justo Noé, sua família e os animais conhecidos sobre a face da terra. E com eles selou a Nova Aliança com a promessa de não mais permitir o dilúvio sobre a face da terra.

1Pd e, 18-22 – As águas do dilúvio foram mortais, hoje, as águas do Batismo são sinal e garantia de vida divina: Mergulhamos nas águas (símbolo da morte) e emergimos vivos como filhos de Deus! As águas do Batismo, por força do Espírito Santo, são força divina, geradora de vida divina!

Mc 1,12-15 – Batizado por João Batista, Jesus é levado pelo Espírito Santo para o deserto a fim de lá enfrentar as tentações de satanás.

3.Reflexão.
Em nosso imaginário, a Quaresma é um tempo de jejum e de penitência, mas a motivação principal da Quaresma é preparação para o Batismo que aconteceria durante a celebração da Páscoa! Na Igreja primitiva, o Batismo acontecia apenas no tempo da Páscoa. Quaresma é preparação para o Batismo ou para renovação de nosso próprio Batismo. Não se exclui a penitência, mas as leituras e as cerimônias litúrgicas fazem referência ao Batismo. Boa oportunidade para renovar nossas Promessas batismais!

As águas do dilúvio foram, efetivamente, mortais para a humanidade do tempo, mas elas foram, também, símbolo das águas batismais, águas de vida divina: o candidato ao Batismo é mergulhado na água (símbolo de morte) e emergindo da mesma ressuscita para vida divina de filho adotivo de Deus. O Batismo é um grande sacramento: “Renascemos do alto, dá água e do Espírito Santo!” Renascemos como filhos adotivos de Deus! E São João acrescenta: “E nós somos de fato” filhos de Deus. Não é promessa de político corrupto que promete e não cumpre! E o Papa Leão I exclama: “Recorda-te, ó cristão, de tua dignidade de filho de Deus e vive de acordo com esta dignidade!” Temos uma riqueza infinita dentro de nosso coração e, muitas vezes, vivemos rastejando na droga e no pecado! Que tristeza!

Renovemos nossas “Promessas Batismais”, honrando a dignidade de filhos adotivos de Deus. Certamente, o Carnaval, no passado, foi até abençoado pela Igreja! Hoje, com certeza, a Igreja não abençoa o carnaval no estilo em que ele é realizado! O carnaval era celebrado como preparação para a longa penitência (jejum e abstinência) do tempo da Quaresma. Faça carnaval e procure desfazer o “Stress” do duro ano de trabalho, mas não arruíne a saúde física e espiritual mediante os exageros do carnaval!

“Não só de pão vive o homem,mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus!”

Frei Carlos Zagonel
http://www.paroquiansacoxipo.com.br/conteudo.php?sid=44&cid=4967

Você pode Gostar de:

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …