Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / LITURGIA – 1º Domingo do Tempo da Quaresma

LITURGIA – 1º Domingo do Tempo da Quaresma

“O tempo já se cumpriu… convertam-se!”

1.Acolhida
A Liturgia nos introduz no Tempo da Quaresma, avisando-nos que o tempo da espera acabou! Agora, é converter-se e crer no Evangelho! Muitos continuam a diversão do carnaval, sem nenhuma preocupação com o esgotamento do tempo! A diversão aliena o ser humano dando-lhe a impressão que a diversão é imortal!
A “Quarta feira de Cinzas” recorda-nos que vamos morrer! – “Tu és pó e em pó te hás de tornar!” – mas a diversão funciona como anestésico que nos faz esquecer a realidade da morte! Acorda cristão! A diversão inconsciente distrai-nos do sentido da vida. Acorda para a vida e não para a morte!

2.Palavra de Deus
Gn 9,8-15 – A violência, a corrupção e a morte renovam-se sobre a terra e Deus decretou o dilúvio como castigo, mas salvou o justo Noé, sua família e os animais conhecidos sobre a face da terra. E com eles selou a Nova Aliança com a promessa de não mais permitir o dilúvio sobre a face da terra.

1Pd e, 18-22 – As águas do dilúvio foram mortais, hoje, as águas do Batismo são sinal e garantia de vida divina: Mergulhamos nas águas (símbolo da morte) e emergimos vivos como filhos de Deus! As águas do Batismo, por força do Espírito Santo, são força divina, geradora de vida divina!

Mc 1,12-15 – Batizado por João Batista, Jesus é levado pelo Espírito Santo para o deserto a fim de lá enfrentar as tentações de satanás.

3.Reflexão.
Em nosso imaginário, a Quaresma é um tempo de jejum e de penitência, mas a motivação principal da Quaresma é preparação para o Batismo que aconteceria durante a celebração da Páscoa! Na Igreja primitiva, o Batismo acontecia apenas no tempo da Páscoa. Quaresma é preparação para o Batismo ou para renovação de nosso próprio Batismo. Não se exclui a penitência, mas as leituras e as cerimônias litúrgicas fazem referência ao Batismo. Boa oportunidade para renovar nossas Promessas batismais!

As águas do dilúvio foram, efetivamente, mortais para a humanidade do tempo, mas elas foram, também, símbolo das águas batismais, águas de vida divina: o candidato ao Batismo é mergulhado na água (símbolo de morte) e emergindo da mesma ressuscita para vida divina de filho adotivo de Deus. O Batismo é um grande sacramento: “Renascemos do alto, dá água e do Espírito Santo!” Renascemos como filhos adotivos de Deus! E São João acrescenta: “E nós somos de fato” filhos de Deus. Não é promessa de político corrupto que promete e não cumpre! E o Papa Leão I exclama: “Recorda-te, ó cristão, de tua dignidade de filho de Deus e vive de acordo com esta dignidade!” Temos uma riqueza infinita dentro de nosso coração e, muitas vezes, vivemos rastejando na droga e no pecado! Que tristeza!

Renovemos nossas “Promessas Batismais”, honrando a dignidade de filhos adotivos de Deus. Certamente, o Carnaval, no passado, foi até abençoado pela Igreja! Hoje, com certeza, a Igreja não abençoa o carnaval no estilo em que ele é realizado! O carnaval era celebrado como preparação para a longa penitência (jejum e abstinência) do tempo da Quaresma. Faça carnaval e procure desfazer o “Stress” do duro ano de trabalho, mas não arruíne a saúde física e espiritual mediante os exageros do carnaval!

“Não só de pão vive o homem,mas de toda a Palavra que sai da boca de Deus!”

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …