Página Inicial / Notícias / Secretário Geral da CNBB

Secretário Geral da CNBB

Dom Dimas Lara Barbosa é o novo secretário-geral da CNBB.

Bispo Auxiliar de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ), nasceu dia 1º de abril de 1956, em Boa Esperança (MG).

Foi ordenado sacerdote no dia 3 de dezembro de 1988, em Boa Esperança (MG). Nomeado bispo dia 11 de junho de 2003 e ordenado, dia 02 de agosto de 2003. Tomou posse no dia 06 de setembro de 2003.

Dados sobre estudos, formação, atividades, livros e lema.

1º Grau 1964 a 1966: Primário – Grupo Escolar Doutor Sá Brito, Boa Esperança (MG), de 1967 a 1970: Ginásio – Ginásio São José, Boa Esperança (MG).

2º Grau  1971 a 1973: Colégio São José, Boa Esperança (MG).

Filosofia 1984: Instituto de Filosofia São Bento, São Paulo (SP).

Teologia 1985 a 1988: Instituto de Teologia Sagrado Coração de Jesus, Taubaté (SP).

Doutoramento em Teologia Sistemática – Universidade Gregoriana de Roma.

Outros Cursos – de 1975 a 1979: Engenharia Eletrônica – Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), São José dos Campos (SP).

Atividades antes do Episcopado:          Pároco da Paróquia Imaculada Conceição de Eugênio Mello, Diocese de São José dos Campos (SP). Vigário Paroquial das Paróquias Sant’Ana e São José, e da Catedral de São Dimas, na Diocese de São José dos Campos (SP). Diretor e professor no Seiminário Propedêutico da Diocese de São José dos Campos (SP). Vice-reitor do Seminário de Filosofia e Professor do Instituto de Filosofia Santa Teresinha do Menino Jesus, e, posteriormente, Vice-reitor da Residência Teológica Padre Rodolfo, todos na Diocese de São José dos Campos (SP). Professor no Instituto Teológico Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté (SP). Administrador Paroquial da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Diocese de São José dos Campos (SP). De 2000 a 2003, esteve a serviço da CNBB em Brasília,como Secretário do Instituto Nacional de Pastoral (INP) e Secretário da Comissão Episcopal de Doutrina.

Livros Escritos A apostolicidade da Igreja e seu fudamento teológico, segundo Yves Congar, op – Tese Doutoral. Artigos Diversos (REB, Perspectiva Teológica, Atualização)

Lema:"Servir com alegria".

Parabéns, querida Cuiabá, pelos 305 anos de história e tradição!

O Site da Arquidiocese de Cuiabá congratula nossa estimada Cuiabá pelos seus 305 anos, e …