Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 21º Domingo Comum 26.08.2018.

Liturgia – 21º Domingo Comum 26.08.2018.

“Quanto a mim e a minha família, nós serviremos ao Senhor!”

1.Acolhida:
A celebração eucarística dominical é um convite de Deus para participar do Mistério de Jesus, que nos torna participantes da sua vida divina e de sua missão. Há, portanto, um convite para a festa e um compromisso para trabalhar no seu Reino.

O Mistério de Jesus na Eucaristia exige conversão de pensamento e de ação: Jesus não é um padeiro divino que distribui pão material de graça. Ele é o “Pão que o Pai nos dá para a vida do mundo – Vida espiritual e eterna!” Jesus é o Caminho, é convite para colaborar na construção do Reino e para chegar à Casa do Pai. A Eucaristia não é devoção. É vida e ação na Escola de Jesus!

2.Palavra de Deus:
Js 241-2ª.15-17.18b – Concluída a conquista da Terra Prometida, o Povo precisa definir sua vida religiosa. Josué, o comandante militar, dá o exemplo confessando publicamente sua escolha: “Eu e minha família serviremos ao Senhor!”.

Ef 5,21-32 – Paulo estabelece normas práticas de convivência familiar na Terra recém-conquistada. Ele e a família precisam e querem optar por uma vida familiar santa!

Jo 6,60-69 – O povo vai à procura de Jesus para comer pão em abundância e de graça! Mas Jesus propõe-lhe um caminho de doação partilhando a vida e o serviço com os pobres! O Pão verdadeiro é Jesus que doa seu corpo e seu sangue em alimento e o compromisso com o Reino para a transformação do mundo.

3.Reflexão:
A Fé e a Prática religiosa são elementos fundamentais para qualquer sociedade organizada. Josué desafia o Povo de Israel para uma escolha religiosa unificadora da Nação israelita: Crer nos deuses de antigamente ou servir a Javé, o Deus único e libertador. E a resposta unânime foi: “Nós serviremos ao Senhor que nos resgatou do Egito”.

Em cada domingo somos desafiados a escolher entre Jesus, nosso único Salvador e Libertador, ou servir aos deuses interesseiros do mundo materialista e ateu! Numa palavra, a quem queremos servir? Quantos são os deuses a quem consagramos nossa vida neste mundo? E que esperamos por este “serviço”? Certamente, a frustração e a morte! Nossos vícios são enganadores, escravizadores mortais!

O desafio de Jesus é acreditar (crer) na sua proposta dura e exigente ou percorrer o mundo à procura do pão que não salva, que não impede de virarmos pó da terra e não atingir a paz, a luz e a vida eterna! Muitos desistiram e ainda desistem de seguir Jesus e abraçar a sua proposta. Hoje é o tempo de decisão! Jesus não recuou nem com a possibilidade de os Apóstolos abandonarem o Mestre! Disse-lhes: “Vos, também, quereis ir embora?” Pedro respondeu-lhe: “A quem iremos Senhor? Tu tens Palavras de vida eterna. Nós cremos, firmemente, que Tu és o Santo de Deus!”.

Hoje, nós somos postos à prova de crer em Jesus e aceitar sua proposta ou abandonar o seu caminho! Qual seria nossa resposta, nossa decisão? Jesus é exigente em sua proposta. Ser cristão ou discípulos de Jesus é uma opção pessoal. Não basta colocar-se na procissão, entrar na fila dos discípulos do Senhor! É preciso alistar-se para a guerra: primeiro para conquistar a si mesmo e, depois, conquistar o mundo para Ele. O Cristianismo não é uma doutrina, mas é uma vida, uma maneira de ser! E quem não estiver disposto a abandonar o próprio pai e a própria mãe para segui-lo, não é digno dele (Mt 10,37).

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …