Página Inicial / Notícias / Conheça o SEDAC

Conheça o SEDAC

O SEDAC – Studium Eclesiástico Dom Aquino Corrêa,foi fundado em 21 de setembro de 1998. É uma Instituição da Igreja Católica em Mato Grosso. Pertence" />em Mato Grosso. Pertence à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil Regional Oeste 2 – CNBB RO2, e por ela é mantida. Sua sede está localizada na Rua do Seminário, nº 105, Bairro Cristo Rei, na Cidade de Várzea Grande-MT. Seu principal responsável é o Presidente da CNBB RO2 em exercício, atualmente Dom Sebastião Assis de Figueiredo, Bispo da Diocese de Guiratinga, e seu Diretor Geral o Pe. Antenor Petini.O SEDAC tem por finalidade principal a formação filosófica e teológica do futuro clero diocesano do Regional. Está aberto e acolhe também membros de Institutos Religiosos femininos e masculinos e lideranças leigas da Igreja em Mato Grosso. Atualmente estudam no Sedac seminaristas das oito dioceses e uma prelazia de Mato Grosso, três congregações religiosas: Dehonianos (masculina), Divina Providência e Carlista (femininas) e leigos e leigas. O Curso Filosófico tem duração de 2 anos, 360 dias letivos, 1.800 Hs/aula de 50 minutos e 100 créditos. As aulas são ministras todas as manhãs, de segunda à sexta feiras, no horário das 07:00h às 11:40h. A freqüência é obrigatória em 75% das aulas, como em qualquer universidade. Para ingressar no curso filosófico do Sedac os alunos/as deverão passar por um Teste de Admissão que, superado, os habilita a matricular-se. Esse teste normalmente é realizado no mês de novembro. O candidato precisa de nota 5 (cinco) para ser admitido. De praxe temos aula inaugural e abertura solene do ano acadêmico na primeira segunda feira do mês de fevereiro. Para alunos com títulos acadêmicos o teste de admissão é facultativo.

Devem também trazer consigo uma carta de apresentação: se seminarista ou leigo/a, do bispo de sua diocese; se religioso/a, do/a superior/a de sua congregação. A partir do mês de março o aluno também poderá solicitar à secretaria, o material para orientar-se no preparo ao teste de admissão. A Inscrição é gratuita. A matrícula, no entanto, será feita mediante pagamento da primeira mensalidade que, no ano de 2007, foi de R$   400,00 para os seminaristas e de R$   200,00 para os leigos e leigas. No Sedac pagam-se 12 mensalidades por ano. O valor da mensalidade para 2007, no entanto, dependerá do orçamento que será aprovado em reunião do colegiado em 23.11.07. Curso Teológico está estruturado em 4 anos. São 8 semestres, 3.324 Hs/aula, 415,5 Hs/aula, em média, por semestre e 186 créditos. Para freqüentar o Curso de teologia não se pede o teste de admissão, mas exige-se, como pré-requisito, o curso filosófico ou um curso superior na área das Ciências Humanas/sociais. Cursos superiores em outras áreas, como exatas, econômica, administrativa, técnica e etc., só serão aceitos se o/a candidato/a tiver uma longa experiência de inserção na vida eclesial e formação religiosa comprovada. Não serão admitidos candidatos/as sem formação universitária. Melhores informações na secretaria, com Ednelson ou Sisley  ou ainda com o diretor, Pe. Antenor Petini. O Sedac é uma Entidade Eclesiástica Católica e seus cursos preenchem os requisitos exigidos pela Santa Sé Apostólica (o Vaticano) e pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Não confere, ao menos por enquanto, diploma válido perante o Ministério da Educação e Cultura – MEC. Confere, sim, histórico e certificado de conclusão. Estamos estudando as possibilidades e a viabilidade de pleitear junto ao MEC o credenciamento de nossos cursos e, posteriormente, reconhecer um deles, ou a ambos. Mas isso, por enquanto, é apenas projeção. Há um longo caminho a percorrer. Pe. Antenor Petini email sedacmt@terra.com.br – 065) 3685.0897; Fax 3685.7839.

Edições CNBB lançaram publicações na dimensões da catequese e ação missionária

MINISTÉRIO DE CATEQUISTAS, CARDERNOS SOBRE ORAÇÃO E EXPERIÊNCIAS MISSIONÁRIAS: DESTAQUES DAS EDIÇÕES CNBB. As Edições …