Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 24º Domingo Comum

Liturgia – 24º Domingo Comum

“SE ALGUÉM QUER SEGUIR-ME TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME!”

1.Acolhida:
Seguir a Cristo é um sério desafio para um mundo que gosta de aparências e não aprecia valores morais e espirituais. Para seguir Jesus Cristo é preciso descobri-lo como o valor maior de nossa vida e quem o descobre, vende todos os seus bens e compra o valor descoberto! Quem é Jesus Cristo para você, para mim? Eita pergunta danada, incomoda, mas necessária!
Quando Jesus Cristo falou da cruz, muitos julgaram a Palavra dura demais e deixaram de segui-lo! Mas Ele é o Caminho, o único caminho que leva para o céu!

2.Palavra de Deus:
Is 50,5-9ª – Quem seria o “Servo de Javé”, atento, fiel e resistente no cumprimento da missão que lhe fora confiada? Certamente, é Jesus Cristo, o Messias enviado para nos salvar, mas pode ser qualquer um de nós, eu mesmo ou você! Servos fiéis e intransigentes no cumprimento da missão recebida de anunciar Jesus Cristo ao Povo de Deus!

Tg 214-18 – A fé não sobrevive sem as boas obras! Crer em Jesus significa viver com e como Jesus, especialmente, em favor dos pobres, da viúva e do menor abandonado! Ser cristão não é um título honorífico, mas um jeito de viver!

Mc 8,27-35 – São Pedro confessa que Jesus é o “Santo de Deus” e que tem Palavras de vida eterna, mas para ser seu discípulo é necessário tomar a própria cruz todos os dias e segui-lo! Crer é seguir Jesus Cristo como discípulo, colocando os próprios pés nas pegadas de Jesus nos caminhos da vida cotidiana!

3.Reflexão:
O profeta Isaias descreve as características do “Servo de Javé”: atento, com língua solta para transmitir, com fidelidade, a vontade de Deus para o seu Povo. Resiste a qualquer pressão que o induza a trair a mensagem! Esse discípulo é, com certeza, Jesus, mas pode ser qualquer um de nós, considerados discípulos de Jesus!

O Apóstolo Pedro, provocado por Jesus, confessa sua divindade – “Tu és o Santo de Deus” – mas não conseguiu tirar as conseqüências de sua confissão – “Seguir Jesus como discípulo humilde e carregar própria cruz! “Para traz de Mim, satanás, pois não tens em mente as coisas de Deus, e sim as dos homens”!” Vivemos tempos de misericórdia, mas esquecemos da obrigação de carregar a própria cruz! E um Cristianismo sem cruz, não é um Cristianismo verdadeiro! Pode ser o cristianismo dos poderosos que tem cheiro de inferno e não de paraíso!

O Filho do Homem será entregue aos anciãos (latifundiários), aos Sumos Sacerdotes (donos do poder político e religioso), aos Doutores da Lei (donos da verdade!). Foi morto pelas classes dirigentes! E Pedro não aceita a morte para o seu Mestre!  Jesus – o “Servo de Javé” – aceita qualquer sofrimento ou humilhação para cumprir a sua Missão. Deus escolheu o caminho da cruz para salvar o mundo! Não quis saber o “por que”; simplesmente carregou a sua Cruz até o fim. É um mistério insondável, uma prova do amor divino pela criatura humana e isso é suficiente para Ele!

O mundo de hoje quer um Cristianismo sem Cruz e sem obras! Cristianismo não é uma filosofia de vida, mas um estilo de vida, e crê em Jesus, quem pratica as boas obras: “Religião pura e sem mancha diante de Deus Pai é esta: Assistir aos órfãos e às viúvas em suas dificuldades e guardar-se livre da corrupção do mundo!”. O Cristianismo de Jesus não é brinquedo de criança! É vida séria e comprometida com o “Projeto de Jesus”.  Não basta crer; é preciso viver.

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …