Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 25º Domingo Comum

Liturgia – 25º Domingo Comum

ARMEMOS CILADAS AO JUSTO,PORQUE SUA PRESENÇA NOS INCOMODA!

1.Acolhida:
Somos convidados a participar de um encontro simples e sóbrio, mas de uma grandiosidade infinita! Não é um momento para rezar ou cumprir uma devoção! Jesus realiza conosco o milagre da salvação. Nós somos salvos pelo Sangue de Jesus derramado na Cruz. Participamos do grande milagre de amor de Jesus, enviado pelo Pai para nos salvar!
E nós ficamos, não raro, distraídos e até digitando celular! É feio, meu irmão/a! Feio demais! Que a luz divina ilumine o nosso coração agradecido e possamos sair desta igreja, transformados pela presença de Jesus.

2.Palavra de Deus.
Sb 2,12-17-20 – A vida do justo é uma repreensão para o pecador, e, por isso, ele o persegue até a morte, mas Deus virá, com certeza, em seu socorro. Deus vai ressuscitar o justo perseguido. Esta é a vitória de nosso Deus!

Tg3,16-4,3 – O Apostolo Tiago afirma que o pecado não compensa,não obstante a promessa de sucesso e de vitória. Deus não fez o homem para o mal e a promessa da carne é mentira renovada da serpente antiga!

Mc 9,30-37 – Jesus reserva um tempo especial para a instrução de seus discípulos: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens e eles o matarão! Mas, três dias depois de sua morte, Ele ressuscitará!” O sofrimento do justo não é eterno! A vida eterna e feliz será a sua recompensa!

3.Reflexão:
Os discípulos não entenderam as Palavras de Jesus; também não era para menos! O sonho deles era a vitória e a glória temporal no Reino de Jesus! Pensar na Morte do Mestre, jamais! Nós trazemos impressa em nosso íntimo a certeza que Deus não fez o homem para o sofrimento e, muito menos, para a morte! E Jesus era a esperança dos tempos felizes prometidos por Deus. O pecado estragou tudo e a felicidade prometida por Deus será para um tempo futuro. A ressurreição é certa, mas precisa de sofrimento e de espera dos “três dias” para ver e viver como ressuscitados. Deus pagou a nossa dívida com a Morte de Jesus, mas precisamos caminhar atrás de Jesus, carregando a nossa cruz. O pecado foi apagado pelo Sangue de Jesus, mas precisamos resgatar, especialmente, a herança maldita do pecado pela penitência.

Os Apóstolos vivem o sonho da inocência do “Jardim do Éden”; esquecem que o pecado introduziu no mundo o sofrimento e a morte! Vivemos um sonho perdido! E Jesus pagou por nós, com sua morte, o preço do sonho perdido! E a nossa parte nesta negociação é carregar a nossa cruz – carregá-la com Jesus e com paciência e amor! A salvação é gratuita, mas o caminho da redenção passa pelo caminho da a Cruz! E o Apostolo Paulo afirma que ele completa em sua carne o que falta a Paixão de Jesus para a salvação do mundo! De fato, Jesus não precisa de nosso sofrimento, mas Ele quer parceiros no Mistério da Salvação eterna! Sejamos Parceiros de Jesus.

Jesus fala de morte e os Apóstolos sonham com grandezas e primeiros lugares no Reino de Jesus! Ele, porém, corrigiu os pensamentos materialistas de seus Apóstolos: “Se alguém quer ser o maior, o primeiro, seja o último de todos e aquele que serve a todos!”.

Para seguir Jesus temos que mudar de cabeça porque Ele mesmo nos diz: “Os meus pensamentos não são como os nossos pensamentos; os pensamentos de Deus são mais altos que as estrelas do céu (Is55, 8)”. Por isso que Jesus aprecia tanto a humildade!

Por Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …