Página Inicial / Artigos Padres da Arquidiocese / Liturgia – 27º Domingo Comum

Liturgia – 27º Domingo Comum

“Não é bom que o homem esteja só!Vou dar-lhe uma auxiliar semelhante a ele!”

1.Acolhida.
Nosso Deus não é Solidão, mas Comunhão de Pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo! O homem, feito à imagem e semelhança de Deus Trindade (Comunhão), vive em comunhão com as pessoas. A mulher não é um acréscimo ao homem incompleto, mas para viver em comunhão, inclusive, carnal com o homem!
O casamento não é apenas uma instituição humana; é um sacramento, ou seja, Deus fez o homem e a mulher para ser um retrato humano da intimidade do próprio Deus! Sem o amor e a fé no Plano de Deus, o homem é apenas um animal!  O amor faz dele urna imagem e semelhança do próprio Deus.

2.Palavra de Deus
Gn 2,18-24 – O ser humano é grande dentro do Plano de Deus – Ele é a imagem e a semelhança do próprio Deus! O homem é um “Deus menor, mas é Deus!” Como a Ideologia de Gênero está longe do Plano de Deus. Ela e uma degradação do Plano de Deus. Com o devido respeito, a Ideologia de Gênero assemelha-se um ovo mal chocado! É mal cheiroso!

Hb 2,9-11 – O caminho para a salvação, indicado e praticado por Jesus, é o Caminho que revela a sabedoria de Deu: Pela humilhação e morte na Cruz, Jesus chegou à glória da Ressurreição. Este é o caminho que nos torna participantes de sua glória!

Hb 10,2-16 – A imagem e semelhança com Deus: Somos como uma semente que, uma vez, cultivada, revela a árvore nela contida! A vida material e animal é maravilhosa, como Projeto de Deus; mas precisa ser cultivada com carinho e de acordo com o DNA divino! O mundo moderno (satanás) deseja inverter este Plano; ele deseja “degenerá-lo”! Não consegue destruí-lo, mas quer estragá-lo! Não busca a sua salvação, mas sua “degeneração!” É a “História do Ovo mal chocado”: apodrece e torna-se mal cheiroso!

3.Reflexão
Os primeiros capítulos do Gênesis não são históricos!  São míticos, um mito! Mas são Palavra de Deus e reveladora, por sinal! Foram escritos quando o Povo de Israel vivia no exílio e na escravidão!  O mito recolheu as “tradições”, inclusive, dos outros povos, mas que revelam a sabedoria de Deus na criação do universo. Revela a realidade do pecado, que arruinou a Humanidade. Substituiu a harmonia do ser humano com toda a criação, a paz e a tranquilidade na convivência com o próprio Criador. O pecado introduziu o sofrimento e a morte na História da Humanidade, criada para ser feliz! O coração humano ficou destruído com a presença do instinto animal que nos infelicita terrivelmente. O próprio Apóstolo Paulo descreve a situação desesperadora de quem sente a presença da carne querendo sufocar o espírito de Deus: “Infeliz de mim, pareço vendido ao pecado, pois não faço o bem que desejo e realizo o mal que detesto (2Co 12,9)”. A vida na inocência era maravilhosa. Agora reina o sofrimento, a violência, a morte e o medo de Deus!

O que Deus fez para a felicidade humana torna-se fonte de conflitos e de infelicidade. O sexo, iluminado por Deus é maravilhoso; longe de Deus é egoísta, conflituoso e, muitas vezes, mortal!

Mas Deus salvou sua obra maravilhosa pela Sabedoria da Cruz! É um mistério incompreensível, mas foi pela Cruz que Jesus chegou à glória da Ressurreição. Pelo sofrimento, Ele redimiu toda a Criação; especialmente a criatura humana!

Quando o homem viu a mulher, exclamou: “Agora, sim, é osso de meus ossos e carne de minha carne”. Ela será chamada “mulher” (icha) porque foi tirada do homem (Ich). Serão felizes e fecundos para continuar a obra de Deus. Jesus restabeleceu o matrimônio na sua dignidade primitiva.

Frei Carlos Zagonel

Abertura da 61ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

EM MISSA DE ABERTURA DA 61ª AG CNBB, PRESIDENTE FALOU DA IMPORTÂNCIA DE VER O …